Super Lista com 18 Bebidas Típicas Italianas!

Muito além dos vinhos, a gastronomia italiana guarda tesouros imperdíveis para quem gosta de provar boas bebidas acompanhando pratos de comer rezando!

0

Nelson Rodrigues, célebre escritor brasileiro, uma vez afirmou que “toda unanimidade é burra”. Ele pode ter razão em várias coisas, mas não se o assunto for a gastronomia da Itália, reverenciada por tantos! 

O país em forma de bota guarda verdadeiros tesouros em massas, doces e outros pratos! Mas, as delícias não param por aí e se estendem a, pelo menos, dezoito bebidas típicas italianas deliciosas que você precisa conhecer! 

Afinal, nem só da gula vive o homem e, para acompanhar pratos e comidinhas inesquecíveis, nada melhor que bons aperitivos! Muito além dos vinhos, italianos e turistas se esbaldam com jóias como aperol spritz, negroni e o famoso prosecco. 

Bebidas Típicas da Itália

Vejamos um pouco mais sobre cada uma das bebidas tradicionais da Itália

1. Prosecco

O espumante ganhou status de elegância na década de 90, quando os produtores de vinhos descobriram seu potencial. Por mais fácil que seja encontrá-lo, o prosecco é inigualável na província de Treviso, onde é originalmente produzido. 

De sabor leve e frutado, tem origem controlada e garantida, o que significa responder a exigências. Pode ser consumido antes das refeições ou acompanhar peixe, queijos ou pratos de sabor delicado. 

Bebidas Típicas da Itália: Prosecco
Prosecco

2. Aperol Spritz

O Aperol Spritz surgiu no norte da Itália, mas é facilmente encontrado por todo o país. Seu ingrediente principal é o prosecco e o Aperol, um aperitivo tradicional italiano de coloração alaranjada marcante. Junta-se a esses ingredientes, água com gás, fatias de laranja e bastante gelo.

Bebidas Típicas da Itália: Aperol Spritz
Aperol Spritz

3. Franciacorta

Menos conhecido que o prosecco, é produzido com duas fermentações, sendo que a segunda consta de deixar a bebida em garrafas para envelhecer no período entre 18 meses e sete anos. A franciacorta é feita com uvas Pinot Noir, Chadornay, Pinot Blanc e acompanha refeições com peixes ou carnes. 

Bebidas Típicas da Itália: Franciacorta
Franciacorta

4. Negroni

Reza a lenda que o negroni nasceu em 1919, na cidade de Florença, mas nada comprovado. O fato é que a bebida nada refrescante (só pode ser servida com gelo) guarda características de drink sisudo. É feito a partir de três ingredientes principais – Campari, Vermut e gin. 

Bebidas Típicas da Itália: Negroni
Negroni

5. Bellini

Mais um drink cujo ingrediente principal é o prosecco e, de tão leve, pode ser consumido antes do almoço. Criado no famoso Harry’s Bar, na cidade de Veneza, o Bellini leva pêssegos em seu preparo e deve ser servido bem gelado. 

Bebidas Típicas da Itália: Bellini
Bellini

6. Limoncello

Licor de limão digestivo muito popular originado no sul da Itália, mas que ganhou popularidade em todo o país. Doce e forte, é ingrediente do creme de Limoncello, bem parecido com uma batida. 

Bebidas Típicas da Itália: Limoncello
Limoncello

7. Garibaldi

Bebida feita a partir da mistura do Campari com suco de laranja, é também conhecida como Orange Bitter. O nome homenageia Giuseppe Garibaldi (sim, o próprio marido de Anitta Garibaldi) e é famoso por sua consistência saborosa e vigorosa. 

Bebidas Típicas da Itália: Garibaldi
Garibaldi

8. Nocino

Tradicional, o Nocino é feito com nozes da região siciliana. Auxilia na digestão, por isso, é normalmente servido após as refeições. 

Bebidas Típicas da Itália: Nocino
Nocino

9. Vermouth de Piamonte

Bebida típica italiana feita com vinhos brancos fortes e aromáticos, ainda macerados com caramelo, especiarias e ervas. A maceração, a propósito, leva um ano. Pode ser encontrado nas suas versões doce, seca, bianco (branco) e rosso (tinto). 

Bebidas Típicas da Itália: Vermouth de Piamonte
Vermouth de Piamonte

10. Maraschino

Licor originado na região de Zara, é feito a partir das folhas e polpa de cerejas marroquinas, fruto típico da área. 

Bebidas Típicas da Itália: Maraschinomonte
Maraschino

11. Campari

Velho conhecido dos brasileiros, o Campari é preparado com vinho, raízes, ervas e álcool, além de aguaquina e casca de laranja. A mistura dá sabor a um aperitivo amargo de cor vermelha. 

Bebidas Típicas da Itália: Campari
Campari

12. Fernet

Ainda mais amargo que o Campari, o Fernet tem suas origens em Milão e é produzido a partir de plantas aromáticas. 

Bebidas Típicas da Itália: Fernet
Fernet

13. Cynar

Os italianos parecem adorar um aperitivo amargo, não é mesmo? E, aqui vem mais um, o Cynar, bebida feita com alcachofras nascida em Pádua. 

Bebidas Típicas da Itália: Cynar
Cynar

14. Strega

O Strega é o licor mais antigo do país e nasceu na região do Benevento, onde as “bruxas se encontravam”. A lenda dá conta de que tudo começou a partir de uma poção de amor feita em uma noite de lua cheia com 70 ervas aromáticas. Sua receita é secreta, mas já se sabe que leva açafrão e especiarias, como flordelis, canela, pimenta e hortelã. 

Bebidas Típicas da Itália: Strega
Licor Strega

15. Grappa

Forte bebida típica italiana, a Grappa é destilada a partir do bagaço de uva. O alto teor alcoólico sugere cuidado ao experimentá-la. 

Bebidas Típicas da Itália: Grappa
Grappa

16. Sambuca

O destilado de sementes de anis leva é um licor forte e seco que leva, ainda, açúcar e substâncias aromáticas. Deve ser servido com gelo. 

Bebidas Típicas da Itália: Sambuca
Sambuca

17. Amaretto

Suas raízes estão na região de Saronno, próxima a Milão. A bebida é feita com amêndoas, sementes de damasco, açúcar caramelizado, álcool, além de essência de plantas e frutos, como pêssego, baunilha e cereja. 

Bebidas Típicas da Itália: Amaretto
Amaretto

18. Galliano

A mistura de flores, ervas e especiarias como alcaçuz, anis e baunilha dá origem a um licor amarelo bem doce. 

Bebidas Típicas da Itália: Galliano
Galliano

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.