Bebidas típicas para provar em Portugal

Muito além do tradicional vinho do Porto, as bebidas tradicionais de Portugal têm sabores únicos e inesquecíveis.

Visitar um país é o momento perfeito para conhecer a fundo sua cultura e tradições, incluindo gastronomia e bebidas. No caso da experiência gastronômica, bebidas inclusas, é uma sensação única provar algo em sua verdadeira origem.

Em Portugal, no sudoeste da Europa, turistas encontram uma gama de sabores tradicionais. Porém, por conta da fama dos vinhos lusitanos, muitas vezes as demais opções acabam sendo esquecidas ou deixadas de lado.

Os vinhos, de fato, são imperdíveis. Isso porque, para serem considerados originais, boa parte deles exigem Denominação de Origem Controlada (DOC), ou seja, a matéria prima deve ser produzida em uma determinada região. Sendo assim, são exclusivos do país.

Mas as bebidas típicas de Portugal não param por aí. Confira uma lista de bebidas que você precisa experimentar quando visitar o país.

Vinho do Porto

Não há como falar das bebidas típicas de Portugal sem começar por ele, o vinho do Porto. A bebida leva esse nome por ser produzida somente a partir de uvas cultivadas na região do rio Douro, no norte do país.

Curiosamente, apesar de o nome remeter à cidade do Porto, o vinho é produzido no vale do Douro e armazenado nas caves localizadas em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro, em frente ao Porto.

Bebidas Típicas de Portugal: Vinho do Porto
Vinho do Porto

Sua história remonta à época em que os ingleses levavam vinho de Portugal para a Inglaterra. Para que o líquido não azedasse durante a viagem, eles acrescentavam brandy, uma bebida destilada elaborada a partir de uvas ou outras frutas. Com o movimento do mar, ambas se misturavam, dando origem ao vinho do Porto.

Para atingir sabor forte e adocicado, o processo de fermentação é incompleto, com teor alcoólico variando entre 19 e 22%. Existem vários tipos de vinho do Porto, sendo que os mais conhecidos são o branco, ruby, tawny e rosé.

Vinho verde

Outro clássico de Portugal é o vinho verde. Por ser mais fresco e fácil de beber, é ideal para acompanhar comidas mais leves, como peixes (destaque para o tradicional bacalhau português) e frutos do mar.

Assim como o vinho do Porto, para ter esse rótulo a bebida, obrigatoriamente, deve ser produzida em uma região demarcada. Assim sendo, o vinho verde é exclusivo do país.

Bebidas Típicas de Portugal: Vinho Verde
Vinho Verde

Apesar do nome (que é dado em função do processo de maturação da uva no momento de fazer o vinho), ele tem diversas variantes: tinto, branco, rosé e espumante. Depois do vinho do Porto, é a bebida mais exportada por Portugal.

Moscatel de Setúbal

Mais uma bebida exclusiva de Portugal, o Moscatel de Setúbal, assim como o vinho do Porto e o vinho verde, deve ter a Denominação de Origem Controlada. Isso porque, no processo de fabricação é preciso ter 67% das castas moscatel de Azeitão, região central de Portugal.

O sabor do vinho é mais pronunciado, quase licoroso. O Moscatel de Setúbal torna-se inesquecível ao paladar por conta do gosto intenso e perfume único.

Bebidas Típicas de Portugal: Moscatel de Setúbal
Moscatel de Setúbal

Cervejas

O apreço por cervejas, em especial as do tipo pilsen, é um traço comum das culturas brasileira e portuguesa. Em terras lusitanas, as líderes do mercado são a Sagres, lançada em 1940, e a Super Bock, lançada em 1927.

O consumo se intensifica durante o verão português, quando as temperaturas ultrapassam os 40 graus. Além das marcas nacionais, as gringas, como Carlsberg e Heineken, e cervejas artesanais também fazem muito sucesso.

Bebidas Típicas de Portugal: Cervejas Portuguesas
Cervejas Super Bock, de Portugal

Ginjinha ou ginja

Trata-se de um licor feito a partir da maceração da ginja, uma fruta bem parecida com a cereja. Apesar de ser uma bebida tradicional do país, é importante frisar que cada região tem seu modo de preparo e peculiaridade.

A ginjinha é especialmente consumida em Lisboa, região do Algarve, Óbidos e Alcobaça. Uma curiosidade sobre a bebida é que existem lojas especializadas em seu comércio e variações, tendo-a como carro-chefe das vendas.

Pode ser servida com uma fruta em conserva no fundo do copo ou ainda em um copo de chocolate. Apesar de ser doce, seu sabor casa muito bem com o chocolate. Vale a pena experimentar.

Bebidas Típicas de Portugal: Ginja (Ginjinha) Portuguesa
Ginja (Ginjinha) Portuguesa

Granito montemorense

Outra opção de licor é o granito montemorense, uma bebida transparente com sabor pronunciado de anis. Produzido desde 1873, ainda hoje o licor centenário é feito por meio de antigos processos artesanais.

Pode ser consumido em temperatura ambiente ou com gelo, como aperitivo ou junto com café. Também é usado como aromatizante de bolos ou saladas de frutas.  

Bebidas Típicas de Portugal: Granito Montemorense
Granito Montemorense

Jeropiga

A bebida nada mais é que um vinho que tem aguardente em sua composição e, por isso, apresenta alto teor alcóolico. Apesar disso, tem sabor adocicado.

Bebidas Típicas de Portugal: Jeropiga
Jeropiga

Sidra

Com sabor muito diferente daquele que conhecemos das festas de fim de ano brasileiras, a sidra portuguesa, bebida alcoólica preparada com suco fermentado de maçã, está entre as mais consumidas no país.

Por ser mais refrescante, é bastante consumida no verão. Porém, sendo considerada uma bebida jovem e moderna, é pedida frequente em pubs e restaurantes durante o ano todo.

A marca mais famosa é a Somersby, mas, alternativas como a Bandida do Pomar estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Bebidas Típicas de Portugal: Sidra
Sidra

Aguardente

Mais uma bebida típica comum entre Brasil e Portugal: a aguardente. No país europeu há duas variações, sendo uma de coloração mais clara e outra mais escura por conta do processo de envelhecimento. O teor alcoólico da aguardente de cana portuguesa varia entre 71% e 72%.

Bebidas Típicas de Portugal: Aguardente Portuguesa
Aguardente Portuguesa

Poncha da Madeira

Tradicional da Madeira, uma das regiões autônomas da República Portuguesa, a poncha é uma bebida típica feita de aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e suco de limão. Sua origem é bem antiga. Segundo alguns pesquisadores, ela é consumida desde a época das navegações portuguesas e castelhanas do século XVI.

Bebidas Típicas de Portugal: Poncha de Madeira
Poncha de Madeira

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia