Saiba como tirar seu passaporte!

Confira as respostas para as dúvidas mais recorrentes na hora de emitir o documento.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

O passaporte é um documento pessoal e intransferível, emitido por um governo nacional para o livre trânsito de seus nacionais no país que lhes permite o ingresso em seu território.

Assim sendo, ter este documento é o primeiro passo para concretizar a tão sonhada viagem internacional. Importante ressaltar que brasileiros só não precisam de passaporte para viajar pela América Latina.

Para destinos como os Estados Unidos, países da Europa e Ásia, a apresentação do documento é imprescindível.

Apesar da necessidade de uma série de trâmites burocráticos, o procedimento é relativamente simples.

Neste artigo trataremos, em especial, do passaporte comum para brasileiros. Para outras opções, como por exemplo, passaporte para estrangeiros e concessão do Laissez-Passer, é preciso consultar o site da PF.

A emissão do documento está regulamentada pelo Decreto nº 1983/96, com redação dada pelo Decreto nº 5978/06. Confira detalhes de como tirar passaporte.

Quem pode tirar passaporte comum?

De acordo com informações da Polícia Federal (PF), para tirar o passaporte comum para brasileiros é fundamental atender aos seguintes critérios:

  • Ser brasileiro;
  • Ter-se alistado eleitor, quando obrigatório;
  • Ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;
  • Se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório
  • Não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do país pela Justiça.
  • Reunir os documentos Originais (e, conforme a legislação pertinente, ainda poderão ser exigidos outros documentos no momento do atendimento, havendo fundadas razões).

Confira em tópico abaixo quais são os documentos necessários para tirar passaporte.

Como e onde tirar o Passaporte?

No Brasil, o órgão responsável pela emissão de passaportes é a Polícia Federal. Geralmente, durante o processo é necessário comparecer a um dos postos de atendimento por duas vezes.

Na primeira vez serão feitas as fotos e coleta de impressão digital. Na segunda vez ocorre a retirada do documento.

O primeiro passo é responder formulário disponível no site da PF. O mesmo é bastante simples e fácil de ser preenchido. Por meio dele, os cidadãos irão informar dados pessoais e informações a respeito de documentos e dados complementares, tais como: endereço, e-mail e profissão.

Ao preencher o formulário, muitas pessoas apresentam dificuldade ao completar os campos do nome e sobrenome. Esclarecendo, o padrão é colocar todos os nomes no primeiro campo e todos os sobrenomes no segundo.

Depois de preenchidos todos os dados, será gerado um protocolo contendo sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

Quanto custa para tirar o Passaporte?

Atualmente, o valor para tirar um passaporte é de R$ 257,25. O valor deve ser pago exclusivamente por meio da GRU emitida ao término do preenchimento do cadastro.

Somente depois da confirmação do pagamento será possível marcar o agendamento do atendimento por meio do site da Polícia Federal.

Na maioria das vezes, o acesso é liberado no dia seguinte à realização do pagamento, quando a compensação bancária é concluída.

Agendamento de Atendimento

Quitada a taxa de pagamento, o próximo passo é agendar o primeiro atendimento no posto da PF. Para isso, quando o pagamento da Guia de Recolhimento da União for compensado, basta acessar a página de Agendamento de Atendimento.

Se a solicitação for feita para mais de uma pessoa – pais e filhos, por exemplo – é possível agendar todas de uma única vez.

Depois de preencher os campos do CPF, número do protocolo e data de nascimento, o sistema abrirá uma lista indicando cidades disponíveis, bem como os postos de atendimento, datas e horários livres em cada um deles. Basta selecionar o mais conveniente.

Na data marcada, compareça ao local com todos os documentos detalhados abaixo. Em boa parte das vezes não é necessário apresentar comprovante de pagamento. Porém, é indicado levá-lo consigo, uma vez que podem ocorrer casos de divergência.

Depois de passar por uma triagem inicial, o indivíduo é chamado por uma senha para conferência dos dados. Em seguida, usando a mesma senha, o cidadão é encaminhado para fazer as fotos e colher as impressões digitais. Assim sendo, não é necessário levar fotos.

Terminado o procedimento, basta esperar para que o passaporte fique pronto, o que leva, em média, seis dias úteis. Ao final do atendimento será entregue um protocolo com a provável data de entrega. Os andamentos podem ser conferidos por meio desta página.

Quando o passaporte estiver pronto, basta dirigir-se até o posto de atendimento portando documento de identidade original e fazer a retirada.

Documentos para tirar passaporte

  •  Documento de Identificação – Carteira de Identidade (RG), carteira funcional expedida por órgão público, passaporte brasileiro anterior (mesmo que vencido), carteira de trabalho e previdência social-CTPS, Carteira Nacional de Habilitação, ou ainda, carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;
  • CPF;
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
  • Caso tenha o nome alterado por casamento ou outras situações, a pessoa deverá atentar-se aos documentos exigidos;

Além dos documentos citados, se não for o primeiro passaporte e o anterior ainda estiver válido (mesmo que o de emergência), será necessário apresentá-lo, sob pena de cobrança de taxa em dobro.

Atualmente, não é necessário apresentar título de eleitor e comprovante de votação e ou quitação de serviço militar, no caso dos homens. No entanto, é imprescindível estar com a situação regularizada tanto com a Justiça Eleitoral, quando com o serviço militar.

No momento da emissão do passaporte é feita uma checagem. Caso seja encontrada alguma divergência, os documentos poderão ser solicitados para análise.

A expedição de passaporte para menores de idade possui lista específica de documentos. Confira clicando aqui.

Validade do Passaporte

O passaporte é válido por dez anos.

O documento para menor de 18 anos terá validade definida de acordo com sua idade, variando entre um e cinco anos.

Como renovar o passaporte?

De acordo com a Polícia Federal, o passaporte não poderá ser renovado. A cada solicitação, é emitido novo passaporte, inclusive com nova numeração.

Como já mencionado, a validade do passaporte para maiores de idade é de dez anos. Porém, não há necessidade de esperar a validade terminar para tirar um novo.

Quando o documento estiver prestes a vencer, basta seguir os procedimentos citados acima para emitir um novo.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->