Como ir de Lisboa a Sintra?

Saiba quais são as opções de transporte entre as duas cidades portuguesas para um bate e volta ou um pernoite na cidade histórica colada à capital.

Portugal está entre os destinos mais procurados por brasileiros, especialmente para quem vai à Europa pela primeira vez. O ponto de chegada, invariavelmente, é a capital do país, Lisboa, repleta de atrações turísticas imperdíveis. Mas, bem pertinho dali, está uma cidade histórica encantadora – Sintra, um recanto localizado a apenas 25km do point lisboeta. 

Palácio da Pena, na cidade de Sintra, Portugal
Palácio da Pena, na cidade de Sintra, Portugal

Saiba, a partir de agora, como ir de Lisboa a Sintra, com dicas e informações quentinhas! 

Em primeiro lugar, onde fica Sintra? A simpática vila portuguesa está na área metropolitana de Lisboa, integrando sua parte norte. O município com cerca de 382 mil habitantes está dividido em 11 freguesias. Situada em plena encosta de montanha, a cidadezinha tem vários palácios construídos pela burguesia do século XVIII. Por isso, era quase um imã para nomes conhecidos, como Eça de Queiroz e Lorde Byron. 

Como ir de Lisboa a Sintra?

Lisboa e Sintra estão separadas por 25km cruzados sem nenhum segredo. Ah, então, posso locar um carro na capital e passar o dia na vila? Poder, pode, mas não é nada recomendável, pois as estradas são confusas e o trânsito bastante pesado. Afinal, muitos portugueses fazem o trajeto diariamente para ir ao trabalho. Ademais, as ruas de Sintra são estreitas e há poucas vagas para estacionamento. 

A mesma dificuldade pode ser encontrada nas linhas de ônibus, ou autocarros, pois a opção é ainda mais confusa e exige troca de linhas. Certo, mas e aí, como ir de Lisboa a Sintra? Vejamos detalhes de cada opção a seguir. 

Como ir de Lisboa a Sintra de trem?

A melhor opção, sem sombra de dúvidas, é sair de Lisboa a Sintra de trem, ou comboios, como dizem os portugueses. Os trens saem da estação do Rossio, no centro turístico da capital, a cada 20 minutos. Se não estiver hospedado no centro, a estação é ligada à linha verde do metrô. Também é possível optar pelas estações ferroviárias de Roma/Areeiro, Jardim Zoológico/Sete Rios e Oriente para, depois, pular no trem para Sintra. 

A opção Rossio-Sintra é a mais comum entre os turistas, pois a maior parte deles se hospeda nos populares distritos do Chiado, Alfama e Baixa. A linha Oriente-Sintra, por sua vez, é mais usada por quem sai do Aeroporto, das estações Sete Rios ou Oriente. Vale frisar que esta é a principal estação ferroviária intermunicipal de Lisboa. O trajeto é operado pela Comboios de Portugal (CP), empresa nacional de trem. 

Como já falamos, o trajeto entre as duas cidades é feito diariamente pelos moradores, logo, o ideal é chegar mais cedo a fim de evitar filas. O bilhete custa 2,25 euros por trecho e dá para comprar ida e volta na estação. A tarifa é cobrada no Lisboa Viva, bilhete reutilizável de transporte público. Também é possível usar o Cartão Viva Viagem, aquele que o turista usa no transporte público lisboeta. 

Cartão Lisboa Viva e Viva Viagem
Cartão Lisboa Viva (para usuários frequentes do transporte público) e Viva Viagem (ideal para turistas, que usam ocasionalmente)

A viagem dura de 45 a 50 minutos e não é possível marcar assentos. E como evitar perder a parada? Não se preocupe, pois a estação é o ponto final do trem. Mas, atenção! Não desça na Estação Portela de Sintra, pois fica antes da cidade, ok? Bom, voltando à viagem, a estação de Sintra está a 1,5km do Centro Histórico, onde está concentrada a maior parte das principais atrações turísticas. 

Dá para chegar até lá a pé ou pelo serviço de ônibus (a linha do Autocarro 434 passa pelo Centro Histórico, o Palácio de Pena e Castelo dos Mouros”. O circuito todo custa 6 euros e usar o ônibus para chegar lá é uma excelente ideia, tendo em vista a subida íngreme de 2km até o Palácio de Pena, por exemplo. E para voltar? A mesma linha (Autocarro 434) deixa o passageiro na estação de Sintra. 

Sobre as estações

  • Estação do Rossio: localizada no centro do distrito de Baixa, em Lisboa, e ligada à linha verde do metrô. Nos horários de pico, pode ficar bem movimentada com longas filas
  • Estação do Oriente: localizada no distrito do Parque das Nações, em Lisboa, é parte de uma grande alternância de transportes. Nela, está uma importante estação de ônibus e outra de metrô. Ao lado, fica o shopping Vasco da Gama 
  • Estação Ferroviária de Sintra: parada final distante 1,5km do centro histórico de Sintra. O turista pode desembarcar e dar de cara com vários vendedores de excursões guiadas pela cidade. 

Para checar os horários dos trens desde Lisboa, basta clicar aqui. Quanto ao ônibus interno (434), o trajeto feito é o seguinte:

Trajeto do Ônibus 434, em Sintra
Trajeto do Ônibus 434, em Sintra

Os horários durante o verão e inverno são diferenciados, e podem ser consultados no site da Scotturb, clicando aqui.

Como ir de Lisboa a Sintra de carro?

Não é a opção mais recomendável, com exceção daqueles que começam um itinerário pelo interior do país ou combinam Sintra e Cascais. Mesmo assim, o recomendável é deixar o carro no estacionamento do hotel (até porque não há muitos pela cidade) e usar as linhas locais de ônibus.

Você pode gostar também