Como ir de Lisboa a Madri?

O trajeto entre as duas capitais pode ser feito de quatro formas, incluindo trem, ônibus, carro e avião, todas detalhadas aqui.

0

Um dos roteiros mais comuns de quem vai à Europa, principalmente em suas primeiras viagens, é aquele que agrega Portugal e Espanha. Localizados na Península Ibérica, os dois países guardam história, cultura e gastronomia riquíssimas, razões pelas quais milhares de brasileiros desembarcam por lá anualmente. 

Saiba, agora, como ir de Lisboa a Madri, suas respectivas capitais, nas quatro formas mais comuns e seguras, incluindo opções de rotas e preços. 

Lisboa, capital de Portugal, é também uma das maiores cidades do país e conhecida por suas construções coloridas, além da proximidade do mar e paisagens naturais. 

Como ir de Lisboa a Madri: Casas em Lisboa
Lisboa tem como traço marcante a presença de casas coloridas, que embelezam ainda mais a cidade

Madri, vibrante capital espanhola, é ponto de partida para conhecer outras cidades e regiões da Espanha. No entanto, vale a pena passar, pelo menos, duas noites para conhecer seus museus, praças e provar da animada noite madrilenha. 

Como ir de Lisboa a Madri: Plaza Mayor, em Madri
Plaza Mayor, em Madri

A distância entre as duas capitais é de, aproximadamente, 625 km e pode ser vencida por carro, trem, ônibus e avião. 

Como ir de Lisboa a Madri de trem

O trem é a forma mais indicada para viajar entre grandes cidades ou conhecer cidades vizinhas. O viajante deve seguir até a Estação Oriente ou Santa Apolônia, em Lisboa, e parar na Estação Chamartín, em Madri, ambas no centro de cada capital.

O trajeto dura cerca de 11 horas, por isso, trata-se de um trem noturno, permitindo que o turista chegue à capital espanhola já pela manhã. 

Em média, o trecho custa a partir de 60€, mas o valor vai depender da antecedência da compra e tipo de acomodação. Falando nisso, é importante estar atento às opções para não tornar sua experiência uma verdadeira tortura! 

  • Turista – poltrona pouco reclinável e um tanto desconfortável para dormir. Porém, é a opção mais barata do trem.
  • Cama – cabines com camas que se dividem em três categorias:
    • Individual – “Gran Classe Single ou Duplo”, a cabine comporta uma ou duas pessoas. Oferece banheiro privado com chuveiro e artigos de higiene pessoal. É a melhor opção, porém mais cara.
    • Compartilhada – “Cama Preferente Single ou Duplo”, a cabine comporta uma ou duas pessoas. Oferece lavabo e artigos de higiene pessoal.
    • Cama Turista – cabine com quatro camas que podem ser divididas com mais três pessoas. Homens compartem a cabine somente com homens e mulheres somente com mulheres.

A vantagem de viajar por trem é pontualidade, além do valor de deslocamento até o hotel. A desvantagem é o horário único de saída à noite. 

Para comprar o bilhete, acessar os sites das companhias Renfe e Comboios de Portugal.  O único disponível sai às 21:27 de Lisboa-Oriente (às 20:09 de Santa Apolônia) e chega às 08:40, operado pelos trens de alta velocidade da Renfe. 

Vale lembrar que, optando pelo trem saindo da Santa Apolônia, há troca de veículo no trajeto. O trem passa por cidades conhecidas, como Pombal, Coimbra, Salamanca e Ávila.  

Como ir de Lisboa a Madri de carro

Modo econômico de ir de uma capital a outra, viajar de carro permite conhecer bem os dois países, incluindo ficar em pequenos vilarejos pelo caminho. Uma das maneiras mais frequentes – e bonitas- tem seu trajeto com duração média de cinco horas. O trajeto mais aconselhado é seguir pela E-90, com pedágios aproximados a 17€ no total, além do preço do combustível. 

Porém, dá para programar diferentes opções de trajeto pelo GPS, como passar em cidades específicas, fugir dos pedágios, entre outras. Algumas das cidades que dá para conhecer pelo caminho são Mérida, Salamanca, Toledo, Ávila e Segóvia. 

Aqui, um adendo: se vai locar o carro em Portugal e devolver na Espanha, atente-se para possíveis taxas de devolução cobradas pela maior parte das locadoras. 

 

Como ir de Lisboa a Madri de avião

Meio mais rápido de executar o trajeto, a viagem de avião dura a média de 60 minutos (ou até menos). O turista pode optar pelas companhias de baixo custo (low cost), como Ryanair, Easyjet e Air Europa, ou as mais tradicionais, como Tap e Iberia

Assim como as tarifas de trem, o preço da passagem aérea sai a partir de 60 euros (no momento desta publicação), mas depende da companhia escolhida e antecedência de compra. 

A grande vantagem da Iberia, apesar dos preços mais elevados, é sair do Terminal 4 em Barajas (Madri) e chegar no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa. Isso significa que o passageiro não vai para a pista pegar o avião. A única desvantagem prevista na opção de realizar o trajeto entre as duas cidades por vias aéreas são os possíveis atrasos. 

Como ir de Lisboa a Madri de ônibus

As estradas entre Lisboa e Madri são boas, o ônibus bastante confortável e os preços, bem acessíveis. Por isso, esta opção acaba sendo bastante vantajosa, mesmo com a duração longa entre oito e 12 horas de viagem. Apenas é necessário ter atenção no momento de comprar as passagens, pois dependendo do número de paradas feitas pelo caminho, o trajeto fica mais longo. 

Saindo de Madri, o passageiro pode pegar o ônibus nas estações de Avenida América, Príncipe Pio ou o próprio Aeroporto de Barajas. Em Lisboa, mais uma vez, o indicado é sair da Estação Oriente, mas também há linhas saindo da Estação de Sete Rios.

O valor varia entre 40 e 95 euros nas linha operada pelas empresas Alsa, Avanzabus e Eurolines. Quer uma dica? Se possível, viaje à noite, quando a viagem costuma ser mais rápida que durante o dia.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.