Como chegar em Cabo Frio, uma jóia da Região dos Lagos?

A cidade tem praias de encher os olhos e integra uma região de intensa beleza e poucas horas da capital, Rio de Janeiro.

Cabo Frio, no litoral fluminense, é mais um daqueles cantinhos que dão certeza de que Deus é brasileiro! Referência na Região dos Lagos, o município é generoso no que diz respeito a belezas naturais e visual perfeito! O mar azul contrasta perfeitamente com as areias finas e brancas, além da excelente infraestrutura. E como chegar a Cabo Frio, essa verdadeira jóia da Região dos Lagos?

Antes de dar informações sobre a rota, é bom lembrar que Cabo Frio oferece inúmeras opções de lazer ao visitante! Os adeptos do iatismo ganham um presente e tanto, pois os  ventos contribuem para a prática do esporte. Quem gosta de mergulho encontra rica vida marinha. Isso sem falar nos 6km de praias bem próximas umas das outras, como a do Forte, das Conchas, Brava, do Foguete e a Praia do Peró.

Praia do Forte, em Cabo Frio/RJ
Praia do Forte, em Cabo Frio

Cabo Frio é o maior e mais bem-estruturado município da Região dos Lagos, oferecendo boas opções de hospedagem e alimentação. Recebendo de surfistas a famílias, vê suas areias serem disputadas no verão, enquanto o turismo de negócios movimenta os hotéis na baixa temporada. Veja, agora, como chegar em Cabo Frio e faça suas malas!

Onde fica Cabo Frio?

Mapa: onde fica Cabo Frio
Mapa: onde fica Cabo Frio

Cabo Frio se localiza na Região de Lagos do Rio de Janeiro, bem próxima a cidades conhecidas e turísticas do litoral fluminense, como Búzios e Arraial do Cabo. Do Rio de Janeiro, a distância é de 160 km e dá para cruzá-la em duas horas de carro. Veja as distâncias entre Cabo Frio e outras cidades:

  • Búzios: 25 km
  • Rio de Janeiro: 160 km
  • São Paulo: 574 km
  • Belo Horizonte: 563 km

Como chegar em Cabo Frio?

De Carro

Saindo do Rio de Janeiro, o primeiro passo é seguir até a Região dos Lagos atravessando a Ponte Rio Niterói (pedagiada). Depois, acessar a BR 101 e, em seguida, Via Lagos (RJ-124). Bom lembrar que esta é privatizada e, portanto, há cobrança de pedágio. Outro ponto importante a destacar é o trânsito  pesado dos finais de semana e feriado, o que torna frequentes os grandes congestionamentos. Para se ter uma ideia, o trajeto normalmente feito em duas horas pode levar até sete nesse período. Em dias de semana ou fora de temporada, o tráfego costuma ser mais tranquilo.

De ônibus

Existem linhas intermunicipais que fazem o trajeto a partir de cidades mais próximas a Cabo Frio. Contudo, ao sair do Rio de Janeiro e Niterói, por exemplo, a alternativa é pagar passagens operadas pela Auto Viação 1001, com saídas diversas durante o dia. Os tickets podem ser adquiridos online ou no próprio guichê. A mesma opção pode ser escolhida para quem sai de São Paulo de ônibus. 

De avião

Cabo Frio tem seu próprio aeroporto, possibilitando o atendimento a região dos Lagos. Até então, a única companhia que opera o trecho até a cidade é a Azul Linhas Aéreas via Belo Horizonte e São Paulo. Porém, a Gol Linhas Aéreas faz rotas sazonais na alta temporada até Cabo Frio, sendo necessário verificar a disponibilidade de voos no período para o qual sua viagem está agendada.

Como chegar em Cabo Frio/RJ de avião: Aeroporto de Cabo Frio
Cabo Frio possui aeroporto, com alguns voos durante todo o ano, e outros sazonais

Quando ir para Cabo Frio?

Cabo Frio engana pelo nome pois, frio mesmo, raramente faz. No entanto, por ser uma cidade litorânea, tem clima agradável durante a maior parte do ano e, as vezes, acontece de fazer um friozinho a noite. As temperaturas circulam de 20 a 35 graus, podendo ser mais altas nos meses de dezembro a fevereiro. A primavera e outono são as melhores épocas para viajar, pois o clima é mais ameno. Outra vantagem é encontrar hospedagens a preços mais baratos, já que o fluxo de visitantes é menor que o encontrado no verão. 

Esta, aliás, é a estação na qual a cidade lota e, consequentemente, os preços praticados são bem mais altos. Entre, dezembro até fevereiro, especialmente no Réveillon e carnaval, as praias ficam cheias e o visitante enfrenta congestionamento em boa parte da cidade. Mas, se esta for a única época na qual pode viajar, procure reservar sua hospedagem com antecedência. A mesma dica é válida para feriados prolongados e férias escolares, também considerados como alta temporada. 

Quem gosta de mergulho deve optar para viajar entre março e junho,  pois as águas ficam mais cristalinas. De março a maio e agosto a novembro são meses de baixa temporada, sendo que o turista pode encontrar águas geladas de agosto a novembro. Nos meses de março, abril e maio,  as temperaturas ainda são agradáveis, entre 19ºC e 30ºC. Os meses mais chuvosos vão de outubro a abril.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia