Praia do Forno, a joia localizada na bela Arraial do Cabo

Um dos principais cartões postais de Arraial do Cabo, a Praia do Forno tem água de azul estonteante e areia branca ladeada por vasta vegetação

Arraial do Cabo é, por si só, um dos destinos mais visitados no litoral do Rio de Janeiro. E, se você já namorou a cidade pelas fotos da internet, imagine o que vai encontrar em um de seus cantinhos mais preciosos, a Praia do Forno! O cartão postal de Arraial do Cabo tem águas azuis hipnotizantes ladeadas por uma faixa de areia bem branquinha. Tudo isso emoldurado pela vegetação exuberante da Mata Atlântica.

Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ)
Praia do Forno, em Arraial do Cabo, rodeada de vegetação da Mata Atlântica

A praia é democrática, pois cativa os trilheiros, mergulhadores e aqueles que gostam mesmo é de sossego. A infraestrutura gastronômica também agrada a gregos e troianos, ofertando de petiscos a massas. O mar colorido não está entre os mais frios do Sudeste, por isso, é extremamente convidativo para um mergulho. Saiba mais sobre a Praia do Forno, em Arraial do Cabo, e faça já suas malas! 

Praia do Forno – o que você precisa saber?

O título de uma das praias mais bonitas de Arraial do Cabo não veio à toa! A enseada de águas cristalinas em plena Mata Atlântica está na Região dos Lagos, refúgio aos finais de semana e feriados prolongados. Normalmente, a Praia do Forno é a parada final dos barcos que partem para a Praia do Farol. Seus 500m de extensão conseguem reunir todas as tribos, de uma ponta a outra. 

O extremo direito é mais agitado em razão dos vários bares, quiosques e opções de passeios. Falando em bares e restaurantes, come-se de tudo por lá, até mesmo em restaurante flutuante! Petiscos, massas, açaí e tudo o que imaginar! Com tantas opções, o turista raramente precisar levar comida para passar o dia. Tem banheiro também, mas boa parte deles um pouco precários.

Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Barracas
Barracas, no lado mais badalado da Praia do Forno

E, para curtir a praia, vale recorrer ao aluguel de barracas e cadeiras. Agora, se quer sossego, caminhe até o final da faixa de areia e encontre um recanto praticamente deserto, mesmo aos finais de semana, quando a região fica lotada. Mergulhadores têm, na Praia do Forno, o destino perfeito para avistar tartarugas na prática do snorkeling. Quer saber mais? Dá pra visitar uma fazenda de ostras montada na praia!

Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Mar
O mar cristalino da Praia do Forno favorece a prática de snorkeling e mergulho pelos turistas

Onde fica a Praia do Forno?

Mapa: Onde fica a Praia do Forno
Mapa: Onde fica a Praia do Forno

A Praia do Forno é uma das praias de Arraial do Cabo, município a 165km do Rio de Janeiro, o equivalente a duas horas de meia de viagem. Ademais, é bem próxima de outros destinos badalados, como Búzios (uma hora) e Cabo Frio (meia hora). Já em Arraial, é preciso passar pela Praia dos Anjos primeiro e, só depois, chegar à Praia do Forno, distante 2km do centro. 

Como chegar à Praia do Forno?

Os aeroportos mais próximos são Santos Dumont e Galeão, dos quais é possível alugar um veículo. Daí, é só seguir pela Avenida Brasil/BR-101, Ponte Rio-Niterói e RJ-124, mais conhecida como Via Lagos. Outra opção é sair do Rio de ônibus, a partir da Rodoviária Novo Rio. Exceto em feriados muito concorridos, é fácil comprar passagens na hora, até mesmo pela quantidade de linhas.

Trilha ou barco? Você escolhe sua forma de como chegar à Praia do Forno! A primeira é escondida e exige um pouco de esforço. São cerca de 20 minutos de subida em trilha escondida no final da vizinha Praia dos Anjos. Ainda que sensivelmente puxada, dá para terminar sem muito sacrifício. A única recomendação importante é ser mais cauteloso em dias de chuva, quando as pedras ficam escorregadias.

Trilha da Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ)
A Trilha da Praia do Forno exige maior atenção em dias chuvoso, por conta das pedras, que podem ficar escorregadias

A trilha termina no mirante que brinca o aventureiro com um verdadeiro paraíso diante de seus olhos! Para apreciar a paisagem, sente-se no banquinho estrategicamente posicionado para perder um bom tempo por ali! Ah, cansou só de pensar na subida? A outra opção de chegada é sair de barco da Praia dos Anjos. O passeio custa cerca de R$ 10,00 por trecho, com valores sujeitos a alterações.

Vista do Mirante, na Trilha da Praia do Forno
Vista do Mirante, na Trilha da Praia do Forno

Onde ficar na Praia do Forno (Pousadas Próximas à Praia do Forno)?

A Praia do Forno, especificamente, não tem rede hoteleira bem estruturada, mesmo porque ainda mantém seu aspecto selvagem e preservado. Logo, a opção é hospedar-se em casas de Veraneio ou em pousadas e hotéis próximos a Praia do Forno, especialmente na Praia dos Anjos.  

Hotel Praia dos Anjos

Localizado a 50m da Praia dos Anjos, oferece WiFi gratuito e quartos com ar condicionado, TV a cabo, frigobar e banheiro privativo. O hotel fica a apenas 200m da Marina, por isso, é classificado como aquele de melhor localização na região. 

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Hotel Praia dos Anjos
Hotel Praia dos Anjos

Enseada Hostel

O Enseada Hostel está localizado a 2,5km da Praia do Forno, dispondo de lounge compartilhado e acomodações climatizadas. Os hóspedes ainda contam com recepção 24h, WiFi gratuito e cozinha compartilhada.

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Enseada Hostel
Enseada Hostel

Costa Dourada Pousada

A Costa Dourada Pousada fica a 50m da Praia dos Anjos e 600m da Praia do Forno, oferecendo acomodações com frigobar e climatização.

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Pousada Costa Dourada
Pousada Costa Dourada

Loft Praia dos Anjos

A Pousada Loft Praia dos Anjos está a alguns metros da praia, próximo a Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Além do bar e piscina, a pousada oferece acomodações com ar condicionado, cozinha, TV tela plana e banheiro privativo.

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Pousada Loft Praia dos Anjos
Pousada Loft Praia dos Anjos

Pousada Arraial Inn

Localizada a 600m do Museu Oceanográfico, a Pousada Arraial Inn oferece piscina ao ar livre, jardim, bar, WiFi e quartos dotados de TV tela plana e banheiro privativo. 

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Pousada Arraial Inn
Pousada Arraial Inn

Thalassa Pousada

Localizada a 70m da Praia dos Anjos, possui um terraço com vista parcial para o mar e acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi). Seus quartos dispõem de ar-condicionado ou ventilador, TV e banheiro privativo, além e roupa de cama e piso de azulejo.

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Thalassa Pousada
Thalassa Pousada

Acquarela Hostel 

O Acquarela Hostel oferece churrasqueira, jardim, piscina ao ar livre e quartos com varanda de vista para o jardim, banheiro privativo, ar-condicionado e TV.

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Acquarela Hostel
Acquarela Hostel

Canema Pousada

Localizada a apenas 100 metros da Praia dos Anjos, oferece buffet de café da manhã, Wi-Fi gratuito e quartos com ventilador, TV de tela plana e banheiro privativo.

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Canema Pousada
Canema Pousada

Leal Praia Cama & Café

O Leal Praia – Cama & Café oferece acomodações com jardim, lounge compartilhado e cozinha de uso comum. O Wi-Fi é gratuito.

Pousadas Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ): Leal Praia Cama & Café
Leal Praia Cama & Café

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia