Benefícios do chimarrão: O que a bebida tem a oferecer para a saúde?

Veja quais os maiores benefícios do chimarrão

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Você sabe o que é chimarrão? Bom, essa é uma bebida típica da região Sul do país que representa muito mais do que uma escolha de paladar. O chimarrão é uma forma de contato direto com a cultura local e histórica do Brasil e de seus imigrantes, fortes influências nesses estados. Além de ser um grande elemento histórico, o chimarrão possui diversos benefícios para a saúde.

Ficou curioso para saber mais sobre o chimarrão? Então, faça a leitura desta matéria na íntegra e não perca nenhum detalhe.

O que é o chimarrão?

O chimarrão é uma bebida preparada à base de erva-mate. A bebida é servida comumente em uma cuia e o seu conteúdo, um chá quente ou frio, é ingerido por meio de uma bomba.

LEIA MAIS: 5 benefícios da cerveja que você não conhecia: Aproveite com moderação!

A verdade é que o chimarrão é, na verdade, uma representação bastante clara do surgimento dos estados do sul do país. Isso porque não existe um consenso sobre a origem dessa bebida. A teoria mais aceita é a de que os indígenas da região, Guaranis, possuíam o costume de ingerir uma espécie de chá com a erva-mate.

Muito mais do que uma bebida

Além de conectar os gaúchos com seu passado, tradições e cultura, a dinâmica da ingestão do chimarrão é extremamente interessante. Normalmente consumido em rodas, as rodas de chimarrão, a bebida é compartilhada entre familiares e amigos durante momentos de socialização. Isso cria um ambiente de intimidade que é muito importante para os laços afetivos.

CONFIRA TAMBÉM: Tereré é bom para quê? Conheça 5 benefícios da bebida!

Benefícios do chimarrão para a saúde

Semelhante ao chá-verde, o chimarrão é um ótimo diurético, que auxilia quem sofre de hipertensão e insuficiência renal. Além disso, essa bebida possui antioxidantes poderosos que ajudam o corpo a se livrar de substâncias tóxicas. Por fim, o consumo do chimarrão é indicado por especialistas devido ao seu alto teor de vitaminas e sais minerais.

Vale destacar que, você pode até não saber, mas o chimarrão possui cafeína, que, quando consumida com moderação, tem suas vantagens. Por se tratar de um estimulante, esse composto possibilita reduzir fadiga, aumentando o metabolismo e auxiliando na perda de peso.

Gostou dessa matéria? Então, explore o Rotas de Viagem para ter acesso a outros textos como este.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->