11 Bebidas Típicas do Chile Para Você Provar Durante Sua Viagem!
Conheça quais são as bebidas mais consumidas no país andino e como cada uma se relaciona com a própria cultura chilena.
A melhor parte de viajar, além de conhecer novos lugares e culturas, é provar um pouco de sua gastronomia. Afinal, alimentos e bebidas são a melhor forma de conhecer a história e hábitos locais.
Isso não seria diferente no Chile, um dos países latino americanos mais visitados por brasileiros. Dono de uma cultura fabulosa, também possui rica gastronomia, por isso, conheça bebidas típicas chilenas que você precisa provar em sua próxima viagem!
Bebidas Típicas do Chile
Todo país tem alimentos e bebidas tradicionais, bem como as que são consumidas com maior intensidade em cada região. Isso se deve à forma como seus habitantes se relacionam com elas, o que conta muito de sua história. No Chile, existem bebidas típicas consideradas essenciais no país, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas. Opções que, como veremos, vão muito além dos famosos vinhos chilenos.
Vinho Chileno
Claro que não podemos começar uma lista de bebidas chilenas sem falar dos vinhos! O país é conhecido por suas vinícolas famosas e produtoras de rótulos desejados, como Concha y Toro. A bebida é uma das mais tradicionais do país, ganhando até das cervejas e oferecendo várias opções de marcas e preços.
Pisco Sour
Bem parecido com a caipirinha, o nome Pisco Sour vem da união entre as palavras pisco (aguardente de uva) e sour, família de coquetéis que usam limão em suas receitas. A bebida é muito vendida nos supermercados, em garrafa mesmo, e acaba sendo fruto de uma disputa entre peruanos e chilenos sobre quem tem sua real chancela. No Chile, os jovens costumam consumi-la com Coca Cola, uma mistura conhecida como “piscola”.
Suco de framboesa
Pode até não ser uma bebida típica do Chile, mas muita gente afirma que o suco de framboesa de lá é o melhor do mundo! Na região da Patagônia chilena, existem plantações de framboesas abençoadas pelos ventos gelados. Além da bebida, também é muito conhecido o suco de chirimoya, cujo aspecto lembra a fruta do conde. O gosto é doce e suave.
Terremoto
Muito consumido durante as festas da Independência Chilena (Fiestas Pátrias ou Dieciocho), o Terremoto ganhou esse nome devido às circunstâncias de sua criação. A bebida foi inventada em 1985, logo após um grande terremoto, no bar La Piojera. O Terremoto é feito a partir da mistura de pipeño, vinho branco adocicado, e licor de fernet, menta ou granadina. Depois, adiciona-se picolé de abacaxi.
Borgonha (Borgoña)
Bebida especial para as comemorações de Natal, é feita com vinho, morango e açúcar. Basta picar a fruta, deixá-la mergulhada no açúcar para, depois, adicionar gelo e açúcar. Tradição familiar na região central do país, é uma bebida atrativa, bonita e saudável.
Mote con Huesillos
Muito tradicional no verão, essa bebida leva suco de pêssegos secos (Huesillos) cozidos com água, açúcar e canela. Depois, acrescenta-se trigo cozido e mole (mote). Aparentemente, seu aspecto não é muito agradável, mas o sabor é muito bom! Deve ser servida gelada em um copo alto acompanhada de uma colher. O talher serve para comer os grãos no fundo do copo.
Cerveja
Pode até ser menos popular que o vinho, mas a cerveja é muito consumida no Chile, a maior parte produzida à base de milho. A Cristal, criada na cidade de Valparaíso em 1850, está entre as mais vendidas.
Chicha
Vinho rústico feito de uva ou maçã fermentada, é bem próximo à chicha morada, bebida peruana à base de milho roxo. Mais encontrada em restaurantes típicos ou festas tradicionais, tem fortes raízes incas.
Licor de oro
Bebida típica da região de Chiloé e outras regiões mais ao sul do país, feita com soro de leite e aguardente, aos quais são adicionados açafrão e casca de limão.
Melón con vino
Vinho branco com lascas de melão servido na própria fruta. É uma bebida muito consumida durante o verão.
Cola de Mono
Muito consumida nas festas de fim de ano do Norte chileno, a bebida é feita de leite, café, aguardente, açúcar e especiarias, como casca de laranja, cravo e canela. Aqui, o que vale é deixar a bebida bem doce, por isso, algumas pessoas substituem o açúcar por leite condensado.
Gostou das opções? Mas, aqui, vai uma informação importante! No Chile, o consumo de bebidas alcoólicas na rua é proibido, por isso, limite-se aos bares, restaurantes e ambientes fechados.
Veja também: 7 Bebidas Típicas do Uruguai