Como chegar em Cabo Frio, uma jóia da Região dos Lagos?
A cidade tem praias de encher os olhos e integra uma região de intensa beleza e poucas horas da capital, Rio de Janeiro.
Cabo Frio, no litoral fluminense, é mais um daqueles cantinhos que dão certeza de que Deus é brasileiro! Referência na Região dos Lagos, o município é generoso no que diz respeito a belezas naturais e visual perfeito! O mar azul contrasta perfeitamente com as areias finas e brancas, além da excelente infraestrutura. E como chegar a Cabo Frio, essa verdadeira jóia da Região dos Lagos?
Antes de dar informações sobre a rota, é bom lembrar que Cabo Frio oferece inúmeras opções de lazer ao visitante! Os adeptos do iatismo ganham um presente e tanto, pois os ventos contribuem para a prática do esporte. Quem gosta de mergulho encontra rica vida marinha. Isso sem falar nos 6km de praias bem próximas umas das outras, como a do Forte, das Conchas, Brava, do Foguete e a Praia do Peró.
Cabo Frio é o maior e mais bem-estruturado município da Região dos Lagos, oferecendo boas opções de hospedagem e alimentação. Recebendo de surfistas a famílias, vê suas areias serem disputadas no verão, enquanto o turismo de negócios movimenta os hotéis na baixa temporada. Veja, agora, como chegar em Cabo Frio e faça suas malas!
Onde fica Cabo Frio?
Cabo Frio se localiza na Região de Lagos do Rio de Janeiro, bem próxima a cidades conhecidas e turísticas do litoral fluminense, como Búzios e Arraial do Cabo. Do Rio de Janeiro, a distância é de 160 km e dá para cruzá-la em duas horas de carro. Veja as distâncias entre Cabo Frio e outras cidades:
- Búzios: 25 km
- Rio de Janeiro: 160 km
- São Paulo: 574 km
- Belo Horizonte: 563 km
Como chegar em Cabo Frio?
De Carro
Saindo do Rio de Janeiro, o primeiro passo é seguir até a Região dos Lagos atravessando a Ponte Rio Niterói (pedagiada). Depois, acessar a BR 101 e, em seguida, Via Lagos (RJ-124). Bom lembrar que esta é privatizada e, portanto, há cobrança de pedágio. Outro ponto importante a destacar é o trânsito pesado dos finais de semana e feriado, o que torna frequentes os grandes congestionamentos. Para se ter uma ideia, o trajeto normalmente feito em duas horas pode levar até sete nesse período. Em dias de semana ou fora de temporada, o tráfego costuma ser mais tranquilo.
De ônibus
Existem linhas intermunicipais que fazem o trajeto a partir de cidades mais próximas a Cabo Frio. Contudo, ao sair do Rio de Janeiro e Niterói, por exemplo, a alternativa é pagar passagens operadas pela Auto Viação 1001, com saídas diversas durante o dia. Os tickets podem ser adquiridos online ou no próprio guichê. A mesma opção pode ser escolhida para quem sai de São Paulo de ônibus.
De avião
Cabo Frio tem seu próprio aeroporto, possibilitando o atendimento a região dos Lagos. Até então, a única companhia que opera o trecho até a cidade é a Azul Linhas Aéreas via Belo Horizonte e São Paulo. Porém, a Gol Linhas Aéreas faz rotas sazonais na alta temporada até Cabo Frio, sendo necessário verificar a disponibilidade de voos no período para o qual sua viagem está agendada.
Quando ir para Cabo Frio?
Cabo Frio engana pelo nome pois, frio mesmo, raramente faz. No entanto, por ser uma cidade litorânea, tem clima agradável durante a maior parte do ano e, as vezes, acontece de fazer um friozinho a noite. As temperaturas circulam de 20 a 35 graus, podendo ser mais altas nos meses de dezembro a fevereiro. A primavera e outono são as melhores épocas para viajar, pois o clima é mais ameno. Outra vantagem é encontrar hospedagens a preços mais baratos, já que o fluxo de visitantes é menor que o encontrado no verão.
Esta, aliás, é a estação na qual a cidade lota e, consequentemente, os preços praticados são bem mais altos. Entre, dezembro até fevereiro, especialmente no Réveillon e carnaval, as praias ficam cheias e o visitante enfrenta congestionamento em boa parte da cidade. Mas, se esta for a única época na qual pode viajar, procure reservar sua hospedagem com antecedência. A mesma dica é válida para feriados prolongados e férias escolares, também considerados como alta temporada.
Quem gosta de mergulho deve optar para viajar entre março e junho, pois as águas ficam mais cristalinas. De março a maio e agosto a novembro são meses de baixa temporada, sendo que o turista pode encontrar águas geladas de agosto a novembro. Nos meses de março, abril e maio, as temperaturas ainda são agradáveis, entre 19ºC e 30ºC. Os meses mais chuvosos vão de outubro a abril.