Como ficar sóbrio rápido? Veja 4 mitos em que você já acreditou!

A verdade é que para ficar sóbrio só resta esperar o corpo eliminar o álcool do sangue!

Os mitos sobre como ficar sóbrio surgem sempre depois que alguém pega pesado na bebida e, então, várias pessoas começam a falar que beber café preto ajuda ou que deve-se tomar um banho frio.

No entanto, a verdade é que nenhuma dessas alternativas são verdadeiras e, a única maneira de ficar sóbrio depois de ter bebido demais, é esperando o corpo eliminar todo o álcool da corrente sanguínea. Ou seja, enquanto isso não acontecer, nada que você fizer acabará com a sua embriaguez.

Pensando nisso, para que você não caia mais nessas pegadinhas, no artigo de hoje, nós vamos te contar 4 mitos sobre como ficar sóbrio que você já acreditou (ou ainda acredita). Confira a seguir!

4 mitos sobre como ficar sóbrio (eles parecem verdade, mas não são)

Cafeína acaba com a embriaguez

Apesar de já ter se tornado um hábito bem popular, beber café preto ou outras bebidas fontes de cafeína é uma estratégia bastante ineficaz para acabar com a embriaguez.

LEIA MAIS:

Isso porque, a cafeína apenas vai te ajudar a ficar mais acordado e em estado de alerta, mas não tem efeito sobre a eliminação do álcool da corrente sanguínea e, muito menos, irá te deixar sóbrio.

Vomitar ajuda a ficar sóbrio

Apesar dessa alternativa fazer um pouco de sentido, já que – na teoria – o álcool seria eliminado através do vômito. A verdade é que o álcool é rapidamente absorvido depois de ingerido. Logo, não demora muito tempo para que ele entre na corrente sanguínea.

Portanto, mesmo que a pessoa vomite, ainda assim o álcool estará no sangue e ela não ficará sóbria imediatamente.

Tomar banho frio também é um dos outros mitos sobre como ficar sóbrio

Tomar banho frio após ter exagerado na bebida servirá apenas para ter uma experiência desagradável, pois não fará nenhuma diferença em relação à sobriedade.

Esse mito foi enraizado porque um banho frio ajuda a refrescar e deixa uma pessoa mais alerta e acordada, mas a verdade é que isso não tem nenhuma influência na eliminação do álcool.

Comer pode deixar sóbrio

Por fim, beber com o estômago cheio realmente é o mais indicado, pois assim a absorção do álcool para a corrente sanguínea será mais lenta. Por outro lado, depois que o álcool já foi absorvido, comer não fará diferença alguma, uma vez que, ele já estará presente no sangue.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também