10 festas típicas da Itália – história e cultura na Terra da Bota

A tradição festeira do povo italiano listada em celebrações de diversas origens que persistem nos tempos atuais.

O povo italiano adora se reunir e comemorar, isso é fato! O país da bota tem história invejável, repleta de tradições e eventos culturais que ganharam fama mundo afora graças à sua escala e excentricidade. E são tantos que a tarefa de reunir as principais 10 festas típicas da Itália não é nada fácil! As origens são diversas, passando pelo cunho religioso, esportivo ou só para festar mesmo. O que importa é que as festas são lindas!     

As festas típicas da Itália são famosas e tem gente que até organiza roteiros de viagem para participar de algumas delas. Quem nunca se encantou com o enigmático Carnaval de Veneza e desejou viajar pela cidade dos canais nessa época? Ou, quem não quer ter a sorte de passar pela Itália no período do Palio di Siena? Ou, ainda, ter o privilégio de assistir a um espetáculo no Festival de Ópera de Verona?

Boa parte dos principais festivais italianos é gratuita, o que contribui com sua popularidade. Mas, mesmo aqueles que exigem a compra de ingressos atraem multidões pelos eventos históricos que representam. Especialmente no verão, o auge da temporada das festas tradicionais italianas, não é difícil topar com procissões de pessoas vestidas com trajes de época, atiradores de bandeira, fogos de artifício e, claro, muita comida!

Festas típicas italianas

1 Carnevale

Carnevale
Gondoleiros desfilando durante a Carnaval de Veneza

Il Carnevale di Venezia é um dos principais festivais de carnaval do mundo. Acredita-se que a festa tenha surgido no século XII, antecipando a Quaresma, período em que os cristãos se abstêm de carne e da folia. Durante o período das comemorações, os famosos e emblemáticos gondoleiros dividem espaço em seus canais com enigmáticos e elegantes personagens mascarados. 

Tanto que a cidade é transformada em um extravagante baile de máscaras e, também, proporciona ao visitante apresentações de rua, desfile de barcos a luz de velas e shows, todos gratuitos. Ainda que o Carnevale mais famoso aconteça em Veneza, outras cidades também o comemoram. Viareggio, na Toscana, tem desfiles aos finais de semana com carros alegóricos bastante elaborados.   

2 Il Palio di Siena

Il Palio di Siena
Il Palio di Siena

Il Palio di Siena é uma das competições Palio (corrida de cavalos) mais famosas e, também, arrepiantes da Itália. Nela, dez dos 17 contrastes (bairros) de Siena se vestem de trajes antigos e reúnem na Piazza del Campo. A pista é demarcada entre os edifícios e o centro da Piazza del Campo, trajeto perigoso em virtude das duas curvas quase em ângulo reto, além da inclinação da praça, exigindo grande perícia dos cavaleiros.  

Mais que uma festa esportiva, Il Palio di Siena tem forte aspecto religioso e acontece, desde 1644, duas vezes ao ano: a primeira, no dia 2 de julho, em honra da Madonna di Provenzano, e a segunda, no dia 16 de agosto, em louvor a Nossa Senhora da Assunção. Além das corridas, outros eventos acontecem neste período, como jantares festivos ao ar livre, sempre realizados na noite anterior à competição.   

3 Ardia di San Constantino

Ardia di San Constantino
Ardia di San Constantino

L’ardia Di San Costantino é realizado em julho e representa um dos maiores festivais da Sardenha. Mais uma corrida de cavalos, tem o objetivo de comemorar a vitória de Constantino na Ponte Mulvian em 312. Porém, a celebração ultrapassa a mera aparência de corrida, e dá ao visitante a oportunidade de assistir a uma verdadeira transformação espiritual. Como não poderia deixar de ser, o festival é lotado de barracas de comida.

4 Festa da Madonna Bruna

Festa da Madonna Bruna
Procissão da Festa da Madonna Bruna

A Festa da Madonna Bruna é uma procissão religiosa realizada no dia 2 de julho, na cidade de Matera. A festa teve origem em um milagre medieval celebrado desde 1389. Na Festa della Bruna, a estátua da Virgem Maria é lentamente carregada pelas ruas em uma grande carruagem. O veículo é escoltado por cavaleiros por toda a procissão colorida que, também, é acompanhada por uma banda. O trajeto termina com uma linda queima de fogos sobre o Sassi de Matera, o centro histórico da cidade. 

5 Scoppio del Carro

Scoppio del Carro
Pirotecnia do Scoppio del Carro

O Scoppio del Carro acontece na cidade de Florença, no domingo de Páscoa, e configura uma tradição secular. Nele, um carrinho construído em 1622 é puxado por bois decorados com guirlandas pelas ruas de Florença até chegar à praça entre o batistério e a catedral. Lá, são disparados fogos de artifício e outras peças pirotécnicas.  

6 Batalha das Laranjas (Battaglia delle Arance)

Batalha das Laranjas (Battaglia delle Arance)
Batalha das Laranjas

A famosa Batalha das Laranjas é uma festa carnavalesca que reconstitui a luta lendária do século XII quando Violeta, filha de um oleiro local, se viu obrigada a passar sua noite de casamento com o diabólico chefe da aldeia. Para salvar sua honra, decapitou o nobre e libertou a cidade de Ivrea da tirania. Mas, a tradição de jogar laranjas nasceu mesmo em 1930, quando as jovens locais começaram a atirar laranjas, flores e confetes das varandas para os desfiles de carnaval, no intuito de que os rapazes reparassem nelas.

7 Giostra del Saracino

Giostra del Saracino
Giostra del Saracino

O Giostra del Saracino, ou Justa dos Sarracenos, é uma bela encenação medieval realizado em Arezzo. O torneio remonta à Idade Média e acontece duas vezes por ano – no terceiro sábado de junho e no primeiro domingo de setembro, na bela Piazza Grande. Mas, as festividades começam uma semana antes, quando os respectivos capitães fazem o juramento e decidem as eliminatórias dos “giostrai” (cavalheiros) e dos cavalos durante às noites da semana.

8 Sagra di Sant’Efisio

Sagra di Sant’Efisio
Sagra di Sant’Efisio

O Sagra di Sant’Efisio é um festival realizado em Cagliari, na ilha da Sardenha, entre os dias 1º e 4 de maio. Milhares de peregrinos vestidos com roupas que remontam a 1657 saem pela cidade a pé, em carroças ou cavalos, acompanhando a estátua do santo. Muitos consideram a procissão como uma das maiores e mais coloridas do mundo. 

9 Festival de San Gennaro

Festival de San Gennaro
Festival de San Gennaro

San Gennaro é um santo amado em toda a Itália, além de patrono da cidade de Nápoles. Os napolitanos homenageiam o santo no dia 19 de setembro com o Festival de San Gennaro. Apesar de sua conotação principalmente religiosa, o festival traz consigo uma série de outros eventos, sempre regados de boa comida e tradição. O ápice das celebrações é a cerimônia da liquefação do sangue de São Januarius, que ocorre no Duomo.

10 Infiorata

Infiorata
Tapete de flores da Infiorata

A Infiorata é um festival de flores originado em 1625, no Vaticano, que logo tomou toda a Itália em datas variadas, conforme a região. O país é tomado por lindos mosaicos de pétalas com centenas de metros de comprimento. A maioria das celebrações acontece no início de junho, como nas cidades de Pienza, Orvieto, Potenzoni di Briatico, Brugnato e Emilia Romagna. Porém, caso esteja na Itália em meados de maio, pode conferir a Infiorata na cidade siciliana de Noto.

Bônus

Festival de Cinema de Veneza

Festas Típicas da Itália: Festival de Cinema de Veneza
Festival de Cinema de Veneza

O Festival de Cinema de Veneza é, sem dúvida, um dos maiores e mais glamourosos eventos do gênero no mundo. A cidade flutuante hospeda algumas das maiores estrelas do cinema da atualidade e mostra filmes de vanguarda e prováveis premiados no Oscar. O festival integra um amplo conjunto de eventos culturais chamado Bienal de Veneza. Normalmente, acontece entre o final de agosto e o início de setembro. 

Festival de Ópera de Verona

Festas Típicas da Itália: Festival de Ópera de Verona
Festival de Ópera de Verona

O Festival de Ópera de Verona é realizado no verão, desde o final de junho até o início de setembro, no anfiteatro romano de Verona. O famoso monumento preservado por séculos abre suas portas para apresentações clássicas, como Aida, Carmen, Turandot e balé. Vale lembrar que o anfiteatro é um dos melhores lugares para ver música ao vivo na Itália.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia