Se você medita ou adere a práticas de relaxamento, com certeza se transporta para algum lugar tranquilo na natureza. Talvez, uma cachoeira. Ou, uma floresta. Mas, sem dúvidas, o melhor mesmo é, realmente, estar em um ambiente assim, não é? Por isso, trouxemos uma lista com 10 atrações naturais pelo mundo que você deveria conhecer na sua vida.
O mundo é lindo e cada país tem, sem dúvidas, maravilhas naturais que não podem deixar de ser visitadas. A propósito, elas não levam esse nome à toa, né? De cachoeiras a formações rochosas impressionantes, nos mostram como somos pequenos diante da natureza.
Contudo, além de lindas, estas atrações naturais nos oferecem, também, experiências inigualáveis. Aquelas aventuras de viagem com as quais sonhamos e que, sobretudo, nos transformam.
10 atrações naturais pelo mundo que você deve conhecer na vida
A seguir, elencamos maravilhas naturais em diferentes partes do mundo para você colocar aí, na sua listinha. Depois, é só planejar a viagem dos seus sonhos!
Monte Everest (Nepal)
Em primeiro lugar na nossa lista, o ponto mais alto do mundo. Desafio sonhado por alpinistas e aventureiros, o Monte Everest tem nada menos que 8.848 metros de altitude. Ainda não entendeu a dimensão destes números?
Só para ilustrar, a montanha equivale a 19 prédios como o Empire State Building (aquele do King Kong). Ou seja, é literalmente o topo do mundo (imagine a vista)! Para se ter uma ideia, alpinistas experientes levam até oito semanas para completar a escalada nesta que é uma das atrações naturais pelo mundo que valem o esforço.
Ah, mas eu não tenho tempo, nem preparo físico para tanto. Não posso conhecer o Monte Everest? Sim, pode! Há percursos mais fáceis que permitem, a amadores, desfrutar da paisagem incrível que a montanha oferece.
Grand Canyon (Estados Unidos)
Ainda falando da imensidão da natureza, chegamos ao Grand Canyon. Este é, sem dúvidas, um dos cartões postais da Costa Oeste americana. E não é difícil saber porquê! Um dos maiores cânions do mundo fica no Arizona e se estende por mais de 446 km.
Embora, à primeira vista, pareça um lugar inóspito, o cenário é deslumbrante e desafiador. A paisagem é resultado de bilhões de anos em atividade geológica. Lá, dá para fazer uma série de atividades, desde caminhadas a ciclismo, passeios panorâmicos, camping e rafting.
Se quiser apreciar a vista de cima, contrate um passeio de helicóptero com empresas especializadas. E, para uma aventura ainda mais incrível, que tal chegar até lá pela lendária Rota 66?
Cataratas do Iguaçu (Brasil/Argentina)
Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu são aquele tipo de atração que nos deixa sem palavras para descrevê-la. Localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, são compostas por várias cachoeiras combinadas.
Como resultado, temos o maior sistema de cachoeiras do mundo. Para testemunhar a força das águas e da natureza, há diferentes formas de visita. A mais comum é pelos parques onde estão situadas, com passarelas que atravessam as quedas e levam bem pertinho.
Também, por tours de helicóptero para ver toda aquela imensidão lá de cima. E, por fim, em passeios de barco que chegam muito, mas muito perto mesmo das quedas! Mas, seja qual for sua escolha, leve capa de chuva e jamais vá de calçados abertos.
Grande Barreira de Corais (Austrália)
O lar do Nemo, personagem da animação dos estúdios Disney, é também um Patrimônio Mundial da Unesco. A Grande Barreira de Corais não é apenas uma das atrações naturais pelo mundo que você precisa conhecer na vida.
Estamos falando do maior sistema de recifes de coral do mundo! Só para ilustrar, são mais de 344 mil km² de extensão. Também uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, a barreira abriga uma diversidade incrível de vida marinha.
Para ver tudo isso de perto, aproveite os passeios de barco, mergulho, snorkeling e observação de baleias. As atividades são muitas, mas sobretudo, prezam pelo respeito ao meio ambiente.
Floresta Amazônica (América do Sul)
Popularmente conhecida como o Pulmão do Mundo, a Floresta Amazônica não é apenas uma das atrações naturais pelo mundo a conhecer na vida. Trata-se de um verdadeiro presente da natureza para a humanidade!
Maior floresta tropical do mundo, é incrivelmente rica em biodiversidade. São mais de 7 milhões de m² de área cobrindo vastas regiões do:
- Brasil
- Peru
- Colômbia
- Bolívia
- Equador
- Guiana Francesa
- Suriname
- Venezuela
Ou seja, temos metade das florestas tropicais do mundo reunidas aqui, na América do Sul. Imagine a riqueza em vida selvagem que tudo isso reúne! Sem falar nos povos indígenas que residem em sua extensão, contribuindo com cultura e história originárias.
Infelizmente, a Floresta Amazônica é vítima do desmatamento contínuo e frequentes incêndios. Consequentemente, essa joia da natureza está seriamente ameaçada. Por isso, há movimentos (inter)nacionais para protegê-la.
Ilhas Galápagos (Equador)
Uma voltinha pelas Ilhas Galápagos nos ajuda a entender porque estão entre as atrações naturais mais importantes do mundo. Inspiração para Darwin desenvolver a teoria da evolução por seleção natural, a região tem abundância em vida natural que impressiona.
Isso se dá, sobretudo, pelas numerosas espécies únicas de plantas e animais que se desenvolveram lá. E detalhe: toda essa vida natural se desenvolveu em um ambiente altamente isolado. Vale ou não uma visita?
Geirangerfjord (Noruega)
O nome pode até não ser dos mais fáceis, porém o lugar é definitivamente incrível. Embora possamos encontrar fiordes em diferentes partes do mundo, por exemplo, Alasca e Nova Zelândia, os maiores de todos estão mesmo na Noruega.
Além de lindo, o Geirangerfjord é declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Cheio de cachoeiras e formações rochosas impressionantes, oferece atividades emocionantes, como caiaque, cruzeiro e trekking. Sem dúvidas, uma das mais incríveis atrações naturais pelo mundo para incluir na sua lista.
Uluru (Austrália)
Um dos principais cartões postais da Austrália, o Uluru (Ayers Rock) fica na região do Outback. O que diferencia essa formação rochosa das outras atrações naturais desta lista é o próprio cenário único. Ainda, um quê de espiritualidade.
Aliás, a rocha é considerada sagrada para os povos aborígenes. Só para exemplificar, o povo Anangu tem a rocha gigante como um lugar onde terras e memórias existem como um só.
Ao seu redor, se encontram nascentes, pinturas antigas e poços d’água. Sabe qual é o melhor horário para visitar Uluru? O nascer ou por do sol para assistir à mudança de cores do ocre ao laranja e vermelho intenso.
Baía Halong (Vietnã)
A Baía de Halong, também declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, é a representação máxima da natureza abundante do Vietnã. A região é caracterizada pelas deslumbrantes ilhas de calcário cobertas de vegetação e rodeadas pelas águas cor de esmeralda.
Como era de se esperar, a baía recebe visitantes de todo o mundo para apreciar a paisagem. Lá, podem desfrutar de atividades como caiaque, cruzeiro, exploração de cavernas e escalada. Só falta você para integrar essa turma!
Salar de Uyuni (Bolívia)
Por fim, mas não menos importante, chegamos ao maior deserto de sal do mundo. O Salar de Uyuni não só é uma região mágica, como também uma das mais fotografadas do mundo. E não é difícil saber a razão.
Próximo a Uyuni e Potosí, tem mais de 12 mil km² de área em plena Cordilheira dos Andes – o que, a propósito, já o torna inigualável. Tudo isso surgiu com lagos pré-históricos cujas águas evaporaram e, como resultado, deixaram a imensidão salina.
O apelo do Salar de Uyuni está em sua natureza reflexiva e tamanho maciço. Andar pelo salar é como caminhar no céu. Mesmo porque tudo é literalmente refletido no sal, como se fosse um grande espelho.
E aí, já começou a planejar suas viagens pelas atrações naturais pelo mundo? Aproveite para incluir, também, a árvore mais bonita do mundo, no Japão.