Custo de vida na Nova Zelândia e por que morar lá?

Mais que belas paisagens, a Nova Zelândia se tornou referência também em termos econômicos, o que pode refletir no custo de vida.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

A Nova Zelândia, até pouco tempo atrás, era conhecida por seus cenários naturais encantadores e perfeitos para a prática de esportes radicais. Entretanto, o país se tornou referência em qualidade de vida e economia sólida. Como resultado, conquistou espaço entre os países mais cobiçados por imigrantes e intercambistas. Mas, antes de partir, é importante saber qual o custo de vida na Nova Zelândia.

Por que morar na Nova Zelândia? O país está entre os lugares para morar, estudar e trabalhar. O nível de corrupção é baixo, é fácil abrir um negócio e a qualidade de vida é mais alta que em diversas nações tidas como desenvolvidas. A Nova Zelândia é relativamente nova, portanto, ainda pouco explorada, de trânsito tranquilo e com boa oferta de empregos. 

A população estimada de 5 milhões de habitantes está dividida entre duas ilhas (do Norte e do Sul) e é conhecida por sua amabilidade e receptividade. A maior parte dela está concentrada no Norte, onde está localizada Wellington, a capital, e Auckland, uma das mais procuradas para estudos. No Sul, por sua vez, está Queenstown, considerada a capital mundial dos esportes radicais.

Mapa da Nova Zelândia
A Nova Zelândia é dividida em duas ilhas, sendo a do norte a mais populosa

Referência econômica e política no mundo, a Nova Zelândia entrou na rota turística e migratória internacional, também, pela alta do dólar e euro. Se o país está entre os seus planos de vida, saiba agora o custo de vida na Nova Zelândia, o salário mínimo e se vale a pena viver por lá. 

Salário mínimo na Nova Zelândia

Uma das principais razões pelas quais brasileiros e estrangeiros buscam a Nova Zelândia como destino é o salário mínimo. Até mesmo intercambistas podem trabalhar enquanto estudam, mesmo que sob o limite de até 20 horas semanais. Assim como em outros países, o empregado recebe pela hora trabalhada e, por lá, o valor é justo e considerável. Atualmente, o salário mínimo na Nova Zelândia é de $ 18,90 a hora.

O salário mínimo na Nova Zelândia é de $ 18,90 a hora.

Porém, antes de converter o valor em reais, é preciso considerar a especificidade da Before Tax e After Tax (antes e depois da taxa). O valor funciona como um tipo de imposto de renda e é descontado do salário de todos os trabalhadores, e depende do salário recebido anualmente pelo trabalhador, conforme tabela abaixo:

Salário Anual

Taxa

A partir de $70.001

33%
$48.001 a $70.000 30%
$14.001 a $48.000 17,5%
$0 a $14.000 10,5%

Qual o custo de vida na Nova Zelândia?

Sim, a Nova Zelândia é um país de alta qualidade de vida e, claro, tudo tem seu preço. Portanto, o custo de vida lá é maior que no Brasil, por exemplo, mas dá para levar uma vida confortável com salários não tão altos. Em média, o custo de vida na Nova Zelândia é de $250 por semana, por pessoa, considerando despesas gerais, como acomodação, lavanderia, alimentação, telefone, internet, transporte e custos incidentais. 

O primeiro ponto a considerar é de que o custo de vida no país varia de acordo com a cidade. Apesar de bastante populosa, Rotorua, por exemplo, está entre as mais baratas para viver. No mesmo patamar, estão outras cidades, como Whangarei, Napier, Tauranga e New Plymouth. Na outra ponta, Auckland, Wellington, Hamilton e Christchurch têm os custos de vida mais elevados da Nova Zelândia

Além da região, os gastos podem variar conforme o estilo de vida da pessoa. Se o indivíduo, por exemplo, ganha a refeição no local onde trabalha e, ainda, reside próximo ao emprego, seus custos de alimentação e transporte são consideravelmente reduzidos. Abaixo, segue uma lista com o custo médio de despesas básicas para uma pessoa: 

DESPESA CUSTO MÉDIO MENSAL
Acomodação NZD 800-1000
Alimentação NZD 200
Transporte Público NZD 120
Telefone/internet NZD 50
Entretenimento NZD 50-100
Vestuário NZD 200-300
Medicamentos NZD 50-100
Alimentação NZD 100-150
Necessidades diárias NZD 50
Despesas variadas NZD 100

Em Auckland, uma das cidades de custo de vida mais elevado, uma família composta por quatro pessoas tem o seguinte gasto médio semanal: 

DESPESA CUSTO MÉDIO SEMANAL
Acomodação NZD 500
Alimentação NZD 180-200
Transporte Público NZD 50
Telefone/internet NZD 5
Água NZD 15
Seguro de carro NZD 20

O governo da Nova Zelândia estima e recomenda uma quantia mensal de, pelo menos $ 210 para administrar despesas eventuais e imprevistas. Portanto, é importante salvar essa quantia para emergências. Também dá para economizar com algumas táticas, como aproveitar promoções para compras online em supermercados. O custo de vida na Nova Zelândia pode parecer alto, mas é bom lembrar que a remuneração acompanha os gastos. 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->