4 hábitos ruins que detonam o seu sono durante a noite
O bom sono é uma das partes mais importantes da rotina, e é bom prezar por ele. Assim, saiba o que o afeta negativamente.
Todos sabem a importância de ter um sono de qualidade. O sono ruim não apenas faz você se sentir mais impaciente e irritado, mas também te leva a ter menos energia ao longo do dia. Além disso, dormir mal também é um grande contribuinte a riscos à saúde em longo prazo, como ganho de peso, imunidade enfraquecida e problemas de memória. Ou seja, o sono é fundamental para a saúde geral, e devemos buscar bons hábitos para dormir bem.
4 hábitos ruins para evitar na hora de dormir
Às vezes, dormir à noite pode ser difícil por diversos motivos. No entanto, existem alguns hábitos muito comuns que facilmente atrapalham o sono. Assim, confira a seguir quais são esses hábitos para evitar praticá-los no seu dia a dia.
Idas ao banheiro no meio da noite
As idas noturnas regulares ao banheiro são um motivo comum para a interrupção do sono. A maioria das pessoas acorda à noite para ir ao banheiro, mas isso pode atrapalhar seus ciclos de sono. As causas desse fenômeno vão desde uma simples hiperidratação até complicações mais graves, como a diabetes. Por isso, evite tomar muito líquido perto da hora de dormir.
LEIA MAIS: 4 aplicativos que causam insônia: Evite-os antes de dormir!
Álcool ou nicotina
Muitas pessoas recorrem ao álcool ou ao cigarro para relaxar, mas isso atrapalha o descanso na hora de dormir. Isso porque o álcool e a nicotina liberam substâncias que atrapalham o sono.
O álcool aumenta uma substância chamada adenosina, que a princípio até ajuda a adormecer, mas rapidamente se esvai, e você acorda antes de se sentir descansado. Já a nicotina é um estimulante e perturba o seu ritmo circadiano, fazendo com que você fique mais alerta durante a noite.
Indigestão ou azia
Uma azia durante a noite pode deixá-lo com uma sensação de mal-estar no estômago, e a dor e o desconforto dificultam o sono. Os culpados mais comuns para isso são alimentos muito condimentados, como chocolate, frutas cítricas e álcool. Por isso, tente evitar esses alimentos o máximo possível, principalmente na hora de dormir.
LEIA TAMBÉM: Dificuldades para dormir? Veja 6 alimentos que você deveria comer
Tela do celular
A maioria da população usa o celular durante o dia, para lazer e também para o trabalho, mas não é como se durante a noite fosse diferente. Com isso, o ritmo circadiano e a melatonina, substância natural que alerta o corpo quando é hora de dormir, podem ser prejudicados pela luz azul artificial das telas. Portanto, evite o celular ou o computador antes de dormir.
Se você gostou deste artigo, acompanhe o site do Rotas de Viagem e tenha acesso a muitos outros conteúdos!