Quanto ganha um professor na Alemanha?
Saiba qual o salário esperado para o professor na Alemanha, as diferenças entre categorias e como é o mercado de trabalho.
A Alemanha é um dos países europeus que mais passa a imagem de valorização e estabilidade profissionais. Não à toa, trabalhadores de diversas partes do mundo, inclusive o Brasil, se mudam para lá em busca de oportunidades e melhores condições de vida. A docência é uma das áreas promissoras e atrai pelas boas remunerações. Sendo assim, quanto ganha um professor na Alemanha e como são as oportunidades?
Relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2018 aponta o salário como o principal motivo para iniciar na carreira docente. Também é muito favorável o docente, no geral, ser funcionário público, o que o coloca em situação imune a crises. Ademais, o professor tem acesso a uma série de direitos e benefícios que o protege.
Como é ser professor na Alemanha?
O professor, na Alemanha, é um funcionário público, situação que o protege de crises econômicas, garante estabilidade, impõe horários certos e dá direito a férias. Tudo isso permite que o docente organize sua vida familiar e administre sua carreira, inclusive, implementando sua formação. Os docentes do funcionalismo público são a maioria no país, exceto na Saxônia e em Berlim.
Ainda, existe a distribuição em categorias salariais a depender da lotação no setor público ou privado. Os primeiros são classificados de A12 (qualificado para o ensino em escolas primárias ou no ensino médio) até A16. Cada grupo é dividido em níveis estabelecidos conforme os anos de experiência do profissional. Assim, quanto mais experiente, maior sua classificação e, consequentemente, o salário.
LEIA MAIS: Quanto ganha um professor no Japão?
Quanto ganha um professor na Alemanha?
Professores alemães que atuam no ensino secundário têm remuneração média anual de 54 mil euros. O montante equivale ao dobro observado pela própria OCDE e a uma renda mensal aproximada a 4500 euros. Ou seja, o professor alemão ganha cerca de R$ 19 mil, conforme o câmbio vigente. Há variações médias dependendo do estado onde o docente trabalha, mas raramente chega a patamares inferiores a 2600 por mês.
Quando atuam no nível básico, ou seja, na escola primária e têm experiência de 15 anos, o salário do professor chega a U$ 71 mil anuais. Professores de ensino médio com a mesma experiência podem perceber U$ 81 mil anuais. Mas, há desvantagens em lecionar no setor público, como a estagnação salarial, condições difíceis de trabalho em determinadas regiões e muito tempo gasto no preparo das aulas.
Por outro lado, o setor privado oferece algum tipo de ascensão, além de permitir quatro áreas de trabalho – Gymnasien, Hauptschulen, Gesamtschulen ou Realschulen. No geral, um professor primário iniciante pode receber salários mensais de 3.200 euros, dependendo do estado. Em creches, a remuneração inicial bruta é de 2.685,14 euros mensais, chegando a 5.615 euros para diretores. Por fim, nas universidades, a remuneração segue um acordo tarifário estadual e varia de acordo com o nível de conhecimento e as exigências da atividade. Nestas instituições, a média oscila de 3.600 euros mensais brutos a 7.445 euros mensais. Diante destes dados, é possível ter uma ideia de quanto ganha um professor na Alemanha e como são as oportunidades de trabalho.