Quanto ganha um caregiver ou cuidador no Canadá?

O trabalho é bastante procurado por imigrantes e existem até vistos específicos para a carreira.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

O caregiver ou cuidadores são profissionais que auxiliam as pessoas nas atividades diárias, como banho e afazeres domésticos. Normalmente, cuidam de clientes que precisam de assistência pessoal por motivos médicos, deficiência, doença ou idade avançada. Por isso, desempenham uma função importante na vida desses pacientes. Em alguns países, como o Canadá, a carreira é levada a sério e inclui vistos de permanência! Confira, a seguir, quanto ganha um caregiver ou cuidador no Canadá e como se tornar um. 

Os cuidadores são qualificados em uma ampla variedade de tarefas, logo, devem ter uma série de habilidades, como empatia, proficiência, organização e, claro, treinamentos específicos. Isso se dá principalmente quando o trabalho envolve cuidar de pessoas com necessidades especiais. 

É importante destacar que existem diversas ocupações para caregivers ou cuidadores, uma vez que podem ser contratados para cuidar de idosos, crianças ou pessoas com deficiência.  

A boa notícia para quem já tem alguma experiência na área e deseja morar no exterior é que existem programas específicos para o Canadá. Mais ainda, a remuneração costuma ser bastante razoável. Saiba quanto ganha um caregiver ou cuidador no Canadá, bem como exigências e oportunidades. 

O que faz um cuidador ou caregiver?

Os cuidadores cuidam de clientes que precisam de assistência pessoal por motivos médicos, deficiência, doença ou idade avançada. Para isso, devem ter determinadas habilidades, tais como:

  • Empatia e capacidade de cuidar da saúde social, emocional, física e mental do paciente;
  • Proficiência no manuseio adequado de medicamentos;
  • Capacidade de realizar várias tarefas, ser flexível e organizado;
  • Capacidade de manter a calma e lidar com quaisquer emergências que possam surgir;
  • Ser excepcionalmente paciente, bom em ouvir e responder às necessidades dos outros;
  • Proficiência em tarefas domésticas, como preparar refeições e limpar;
  • Treinamento em áreas especializadas de atendimento, por exemplo, demência ou doença de Alzheimer.

Cuidadores ou auxiliares de cuidados pessoais geralmente trabalham na casa de seus pacientes. Esses profissionais auxiliam as pessoas nas atividades diárias, como banho e afazeres domésticos. 

Para ser um caregiver, é preciso ter completado o ensino médio ou equivalente, além de treinamento e certificações especializadas. Muitas organizações oferecem cursos específicos para cuidadores. Aqueles que atuam na área de saúde, como auxiliares de enfermagem, podem ter licenças exigidas dependendo do estado de atuação. 

Para alguns pacientes, cujas doenças requerem cuidados especializados, pode ser necessário um treinamento adicional. Muitos cuidadores são funcionários iniciantes. No entanto, para clientes com necessidades especiais, podem ser necessários candidatos com experiência.

Como ser caregiver no Canadá

Atualmente, existem dois programas em operação projetados especificamente para cuidadores, ambos lançados em 2019. São eles o The Home Child Care Provider e Home Support Worker

Nos dois, a autorização de trabalho só é concedida se o candidato tiver uma oferta de emprego no Canadá e atender aos critérios padrão para programas de imigração econômica. Uma vez trabalhando no país, começa a contar os dois anos de experiência exigidos para candidatura à residência permanente.

O Programa de Cuidadores Residentes (Live-in Caregiver Program – LCP) é outra opção de trabalho, porém, só permite inscrição de quem já tenha passado por um dos programas acima. 

Se o candidato não atender aos requisitos para residência permanente como cuidador, pode  trabalhar temporariamente ou pedir a extensão da permissão de trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Governo do Canadá.  

Quanto ganha um caregiver no Canadá?

O salário médio de um caregiver/cuidador é de CA$ 15.69, o que pode variar conforme a experiência, treinamento especial, qualificações necessárias e se o atendimento for especializado. 

Veja quais são os ganhos médios esperados para trabalhos específicos como caregiver: 

  • family caregiver: CA$ 12.91 a CA$ 24 
  • kinship caregiver: CA$ 11.45 a CA$ 22 
  • babysitting caregiver: CA$ 11.45 a CA$ 22 
  • live-in caregiver (seniors): CA$ 12.91 a CA$ 24 
  • live-in caregiver (child care): CA$ 11.45 a CA$ 22 
  • live-in caregiver (pessoas com deficiência): CA$ 12.91 a CA$ 24 

As regiões que melhor pagam os caregivers no Canadá são Banff, região Nordeste, Regina, Athabasca e Vancouver. 

Interessado na carreira, agora que sabe quais as habilidades e quanto ganha um caregiver no Canadá? Veja também quanto ganha  um geólogo no país e qual o salário de um veterinário no Canadá


Curso de Cuidador de Idoso – Online e Gratuito

Você que já trabalha na área de cuidados com idosos e deseja se atualizar e capacitar para melhorar suas oportunidades de emprego, temos uma ótima sugestão!

Que tal fazer um curso gratuito de 20 horas, 100% online, com emissão de certificado, em um site associado à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância)?

➥ Confira as vantagens:

  • Melhorar seu currículo possibilitando mais chances de conseguir um bom emprego.
  • Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego.
  • Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares em faculdades e universidades.
  • Em alguns concursos públicos é necessário possuir um curso específico.
  • Ajudar com a progressão funcional para funcionários públicos.
  • Aumentar seus conhecimentos em uma nova profissão.

⇨ MATRICULE-SE ⇦

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.