Quanto ganha um cuidador de idosos em Portugal?

Veja detalhes sobre a profissão, mercado de trabalho e, claro, o salário de um cuidador de idosos em Portugal.

4

Ainda que Portugal esteja se recuperando da notória crise econômica pela qual passou nos últimos anos, continua sendo um país muito procurado por imigrantes, em especial, brasileiros, que estão em busca de salários mais atrativos e melhor qualidade de vida.

Por conta de uma característica demográfica do país, com o envelhecimento de sua população, uma profissão vem ganhando cada vez mais destaque: a de cuidador de idosos.

Embora uma formação nem sempre seja exigida, como será detalhado abaixo, o exercício dessa função exige que o funcionário tenha muita paciência, além de facilidade e predileção em trabalhar diretamente com pessoas.

Caso você tenha interesse em trabalhar na área, ou simplesmente tenha curiosidade sobre a profissão, confira mais informações e, principalmente, saiba quanto ganha um cuidador de idosos em Portugal?

Mercado de trabalho

De acordo com estudo demográfico sobre a Europa, realizado pelo Instituto de Berlim para a População e o Desenvolvimento, e publicado no segundo semestre de 2017, Portugal está entre os países em que a população vai envelhecer, porém, não vai diminuir substancialmente.

Ainda segundo a mesma fonte, é provável que em 2050 a população atual de 10,4 milhões tenha caído para 9,1 milhões. Outra previsão importante a se considerar é que, até o final deste século, Portugal será o país da União Europeia (UE) com mais pessoas acima dos 65 anos em relação à população com idade ativa.

Todos esses dados servem para dar um norte sobre o mercado de trabalho. Afinal de contas, se existem muitos idosos é provável que um grande contingente de pessoas seja solicitado para trabalhar como cuidadores.

Formação necessária

Esse grande número de idosos faz com que profissões como auxiliar de geriatria, técnico auxiliar de saúde (ou técnico em Enfermagem no Brasil) e cuidador de idosos sejam bastante solicitadas.

No entanto, é necessário atentar-se à formação mínima exigida para o desempenho das atividades.

Além disso, outro ponto importante é que existem diferentes formas de contratação, de modo que a formação acadêmica pode ser deixada de lado em detrimento de uma experiência consistente.

Essa situação ocorre, normalmente, quando a vaga de emprego é anunciada por uma pessoa, ou seja, sem quaisquer vínculos com empresas. Por outro lado, para trabalhar em lares para idosos, agências ou centros de convivência, há exigência de formação.

No caso do contrato direto com o empregador, geralmente uma família, pode ser solicitado que o funcionário tenha habilitação para dirigir em Portugal, durma no trabalho e exerça funções de cozinha e limpeza.

Salário de um cuidador de idosos em Portugal

Visto tudo isso, vamos, então, ao nosso ponto principal: quanto ganha um cuidador de idosos em Portugal?

De acordo com informações no site Indeed, o salário médio mensal da profissão no país lusitano é €1.173.

Você pode gostar também
4 Comentários
  1. antonia de oliveira Diz

    bom dia.meu nome e antonia sou brasileira ja morei em lisboa cuidando de uma senhora isosa e gostei muito da salario se pudese volta,voltaria concertaza se tivasse uma proposta de emprego.

  2. antonia de oliveira Diz

    bom dia ,muito bom trabalhar em lisboa nota 10.
    bjs

  3. Leila Diz

    Olá! Gostaria muito em saber, como faço para arrumar um emprego de cuidadora de idosos em Portugal, pois aqui no Brasil, já trabalho (17) anos com uma criança acamado especial). E quero muito ir embora para Portugal, de acaso poderem me ajudar agradeço. Obs: solteira e sem filhos. Aguardo resposta se acaso alguém possa me auxiliar. Obrigada

  4. Maria Helena Diz

    Boa noite.
    Sou cuidadora de idosos , com 15 anos de experiência . Curso de formação na Cruz Vermelha RJ. Gostaria de saber como conseguir vaga para trabalhar como cuidadora em Portugal . Grata.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.