Quanto ganha um veterinário no Canadá – salário por área de atuação

A profissão tem remuneração média variável conforme região e área de atuação, podendo perceber até C$ 162 mil anuais.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

A medicina veterinária é uma profissão economicamente estável no Canadá, com boas perspectivas para os próximos anos. A carreira é favorecida pela tendência crescente em adotar animais domésticos, além de melhorar a forma de tratamento dispensada aos animais de grande porte. Por isso, quanto ganha um veterinário no Canadá e como é o salário por área de atuação?

O salário de um médico veterinário no Canadá tende a aumentar conforme os anos de prática. Além de anos de experiência, outros fatores influenciam o salário do profissional, como a área de atuação, localização geográfica e se o veterinário é um parceiro ou associado ao local de trabalho. A carreira permite salário médio de C$ 93.830 por ano, podendo chegar a C$ 162.450. 

Porém, há profissionais cujos salários médios anuais circulam por C$ 62 mil. As variações no salário inicial também dependem da área de especialização. Vejamos, agora, quanto ganha um veterinário no Canadá segundo a experiência e prática. 

Salário inicial do veterinário no Canadá 

Antes de falar sobre o salário inicial do veterinário no Canadá, é importante pensar nos tipos de especialização. Enquadram-se na categoria de animais de companhia os animais domésticos, como cães, gatos, coelhos, gerbos e hamsters. É a área que emprega a maior parte dos veterinários e o salário médio é de C$ 87.000 por ano. 

Já os animais de grande porte são aqueles presentes em fazenda e zoológicos. Há, ainda, a especialidade dos veterinários de animais exóticos. Nos dois casos, o salário inicial para estes profissionais é de, aproximadamente, C$ 75.000. A exceção para quem se dedica exclusivamente aos cavalos, cuja remuneração inicial média é de C$ 50 mil anuais. Por ser uma área com menor rendimento se comparada a outras da carreira, é a menos comum no país.

Contudo, é importante mencionar que existem veterinários que optam por atender a mais de uma categoria de animal, sendo conhecidos como veterinários de prática mista. O salário médio inicial é de aproximadamente C$ 75.000. 

Salário do veterinário de acordo com a experiência

O salário médio de um veterinário progride conforme sua experiência. Neste caso, é recomendável fazer um estágio após a formação para ganhar experiência adicional, principalmente se o veterinário tiver o desejo de se especializar. Ainda que a maioria dos estágios de pós-graduação seja paga, o salário muitas vezes é inferior ao de um emprego em fase inicial, com média de C$ 32.894 anuais.

No primeiro ano de carreira, é esperado o salário médio anual variando entre C$ 70.000 e C$ 85.000. Com o tempo, os veterinários começam a ganhar mais perto do salário médio nacional para a classe – C$ 84.555 por ano. Caso o profissional trabalhe em um consultório particular, pode ter participação nos lucros e incentivos de bônus. Profissionais certificados em alguma especialidade têm salários superior a C$ 150.000 por ano. 

Por outro lado, o salário de um generalista experiente é de, em média, C$ 88.326 por ano, excluindo a participação nos lucros e comissões. Mas, se for sócio em alguma clínica particular, seus ganhos podem ultrapassar  C$ 143.000.

Salário do veterinário por tipo de prática

Além da prática clínica, os veterinários podem atuar indústrias, forças policiais e militares, pesquisas científicas e academia. Veja como é a variação de salário: 

  • Comercial e consultoria: salário médio anual de C$ 160.000
  • Pesquisa e educação: salário médio de C$ 120.000 por ano
  • Consultório particular: remuneração média de C$ 110.000 por ano
  • Veterinários dedicados à alimentação animal: remuneração média cerca de CAD 90.000 a C$ 100.000 anuais
  • Governo e militares: renda média de cerca de C$ 100.000 por ano
  • Organizações sem fins lucrativos: ONG’s de resgate sem fins lucrativos também empregam veterinários, que ganham um salário médio de cerca de C$ 90.000 por ano.

Como se vê, o salário do veterinário no Canadá é bastante rentável, ainda que variando conforme a área de atuação e experiência. Portanto, trata-se de profissão estável e bem valorizada no país. 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->