Quando você deve alinhar e balancear o carro? Evite gastos desnecessários!

Eles não dependem um do outro e não devem ser feitos sempre juntos

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Apesar de o alinhamento e balanceamento do carro serem serviços comuns, o mito de que eles devem ser feitos sempre juntos ainda ronda por aí. Em virtude disso,  muitos condutores continuam acreditando que um depende do outro e não podem ser realizados separados.

Um dos maiores causadores dessa crença são os comércios de automóveis que insistem em criar combos promocionais de alinhamento e balanceamento para incentivar a realização dos dois serviços juntos, mesmo o veículo precisando de apenas um deles.

Por conta disso, para você ter mais clareza sobre esse assunto, no artigo de hoje, nós vamos te contar quando alinhar e balancear o carro no tempo certo. Continue lendo esse post até o final para conferir!

Afinal, o que é o alinhamento e balanceamento do veículo?

Antes de tudo, precisamos saber o que é alinhar e balancear o carro para entender do que se trata esses ajustes e porque eles são importantes para o seu veículo.

LEIA MAIS:

O alinhamento é realizado para ajustar os ângulos das rodas do automóvel, visando mantê-las, constantemente, seguindo as especificações originais de fábrica. Esse serviço permite que o veículo ande em equilíbrio, ou seja, sem puxar para um lado ou para outro.

Já o balanceamento, por sua parte, tem o dever de medir as forças do conjunto em rotação, ou seja, promover a distribuição de peso de forma igualitária em toda a circunferência do pneu.

E, porque os dois são feitos geralmente juntos?

Como a maioria dos fabricantes de automóveis recomenda fazer o alinhamento e o balanceamento do veículo a cada 10.000 ou 20.000 km rodados, gerou-se o costume dos dois serem feitos sempre juntos.

No entanto, isso não é obrigatório e muito menos um pré-requisito. Você pode fazer um serviço sem depender do outro, visto que o carro sempre dá sinais de quando precisa de um deles ou dos dois.

Então, quando o alinhamento do carro deve ser feito?

Se você estiver percebendo que o seu veículo começou a puxar mais para um lado, primeiro confira a calibragem e, se mesmo assim não tiver adiantado nada, chegou a hora de fazer o alinhamento das rodas!

Além disso, fique atento à maneira em que o veículo se comporta quando está em movimento, especialmente nas freadas e em curvas.

E o balanceamento?

Já o balanceamento, os sinais de sua precisão se dão através do aparecimento de trepidações e vibrações excessivas na direção.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->