Calibração do pneu: Como devo fazer e qual a pressão correta?

Entenda tudo sobre a calibração do pneu do seu veículo.

Muito raramente damos importância aos pneus dos nossos veículos, no entanto, a não manutenção dos mesmos pode levar a um acidente fatal e a despesas desnecessárias.

A pressão do ar do pneu desempenha um papel fundamental na vida útil e no desempenho do pneu. Sem falar que também afeta diretamente o consumo de combustível (saiba mais aqui).

Se esses não parecem motivos suficientes para calibrar seus pneus, é importante que você saiba que a calibragem correta, embora pareça exagerada, muitas vezes faz a diferença entre a vida e a morte, pois garante a aderência ideal dos pneus evitando acidentes fatais.

Os especialistas na área recomendam calibrar os pneus uma vez por semana ou pelo menos uma vez por mês. Também é importante procurar objetos que possam estar grudados nos pneus, pois é perigoso enchê-los em caso de furos.

Como calibrar corretamente?

Para realizar uma calibração adequada dos pneus, a primeira coisa que você deve fazer é ler no manual do seu veículo a quantidade de ar que os pneus do seu veículo precisam receber.

Esse valor tende a variar dependendo do tipo de pneu do carro. Para saber essas informações, você pode consultar o selo localizado na parte interna da moldura da porta do seu carro. Essa informação também está disponível lá.

Alguns veículos também trazem essa informação na tampa do tanque de combustível ou no porta-luvas. Lá você encontra as medidas do pneu e a pressão ideal para a qual ele deve inflar de acordo com o tamanho do aro, número de pessoas que viajam no carro e peso extra.

Depois de ter essas informações, é importante que você use um bom calibrador ou que vá a uma oficina ou posto de gasolina. Se você precisar de alguém para ajudá-lo com a calibração dos pneus, tente ir até um local próximo de você e nas primeiras horas da manhã, ou seja, quando o carro ainda não foi muito utilizado.

Os pneus devem estar “frios” pois a pressão aumenta quando são aquecidos, causando inconsistências de valores.

Evite encher seu pneu de acordo com a pressão indicada na lateral dele. Esta pressão é a máxima recomendada para o pneu. Não é bom enchê-lo até esse nível pois pode ocorrer um desgaste precoce.

Você pode gostar também