Qual o melhor horário para se exercitar e queimar gordura? Estudo aponta resposta!
Estudo aponta que o horário dos exercícios pode influenciar na queima de gordura.
De acordo com um estudo publicado na revista PNAS no dia 13 de fevereiro, pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, verificaram que o horário de exercícios influencia na queima de gordura.
Por meio de testes em camundongos, os cientistas analisaram o tecido adiposo dos animais após sessões de exercícios intensos realizados em dois momentos do dia: no final da manhã e no final da noite.
Os pesquisadores concluíram que a atividade física no final da manhã resultou em uma maior taxa metabólica nos roedores. Além disso, eles apresentaram uma elevação da expressão de genes envolvidos no gasto do tecido adiposo e na termogênese.
LEIA MAIS: 5 atividades cotidianas para melhorar o funcionamento da sua memória
Em compensação, aqueles camundongos que treinaram no final da noite tiveram uma menor taxa metabólica e uma menor termogênese.
Horário influencia, mas não é tudo
Apesar dos resultados positivos, é importante lembrar que cada organismo é único e pode apresentar diferentes respostas ao exercício físico em diferentes horários do dia. Por isso, é importante consultar um profissional da área da saúde para identificar qual é o melhor horário para a prática de exercícios físicos, considerando as particularidades de cada indivíduo.
Além disso, para obter resultados significativos na queima de gordura corporal, é fundamental aliar a prática regular de exercícios físicos a uma alimentação saudável e equilibrada. O consumo excessivo de alimentos calóricos e ricos em gordura pode comprometer os resultados alcançados com a prática de exercícios físicos.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas preciosas para melhorar sua experiência com a airfryer – e economizar tempo!
Tendo isso em vista, os resultados do estudo sugerem que a prática de exercícios físicos pela manhã pode ser uma estratégia eficaz para quem deseja queimar gordura corporal e melhorar a sensibilidade à insulina. No entanto, é importante consultar um profissional da área da saúde e adotar hábitos alimentares saudáveis para obter resultados satisfatórios a longo prazo.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!