Quais são os países que mais consomem café no mundo? Brasil não está no Top 10!

O hábito de tomar um cafezinho é um costume muito forte em países da Europa.

A Finlândia ocupa o primeiro lugar entre os países que mais consomem café no mundo. Entretanto, essa bebida, com cheiro característico de casa de mãe e de vó, é apreciada em larga escala por países europeus.

O Brasil, embora seja um dos maiores exportadores de café do mundo, com safras ricas e produzidas em diferentes regiões do país, não alcançou o top 10 nesta lista, que avalia quais são os países que mais consomem café.

Sobretudo, os motivos para esse resultado envolvem uma combinação de fatores, como hábitos culturais, tamanho da população, disponibilidade do produto e, claro, renda. Afinal, o café pode ser caro em determinadas regiões do mundo.

LEIA MAIS: Adora um cafezinho? Veja como aproveitar a bebida sem estragar os dentes!

Países que mais consomem café

De origem africana, na região da Etiópia, o café se espalhou pelo mundo e alcançou o Oriente e o continente europeu.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café, o hábito de consumir a bebida em situações sociais e relacionadas ao lazer foi criado somente após meados do século XV, em 1450.

Atualmente, vários séculos depois, esse costume persiste e evoluiu devido a diferentes torras de café, aromas e sabores presentes na bebida, assim como técnicas de preparação e conservação.

Em virtude dessa complexidade associada à bebida é que certos países adoram consumi-la. Portanto, veja a seguir a lista com os maiores consumidores de café do mundo.

Classificação País
15º Eslovênia
14º Brasil
13º Itália
12º Áustria
11º Bósnia e Herzegóvina
10º Canadá
Luxemburgo
Bélgica
Suíça
Suécia
Holanda
Dinamarca
Islândia
Noruega
Finlândia

LEIA TAMBÉM: Você sabia? Mexer o café para esfriá-lo é uma perda de tempo – e te explicamos o por quê!

A Finlândia, que ocupa o primeiro lugar do ranking, possui um consumo de 12 kg de café por pessoa ao ano. Na região da Noruega, o consumo é de 9,9 kg de café anualmente, contra 9 kg na Islândia, uma das regiões mais frias do mundo.

Com o 14º lugar da lista, o Brasil vê o consumo de um dos seus principais produtos ser de apenas 5,8 kg ao ano por brasileiro. Entretanto, ainda é um número muito baixo quando se considera o tamanho da população brasileira.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também