Você sabia? Mexer o café para esfriá-lo é uma perda de tempo – e te explicamos o por quê!

Esse truque pode deixar sua bebida ainda mais quente

Um café quentinho é sempre bem-vindo, especialmente nos dias mais frios. No entanto, devido à correria do dia a dia, nem sempre temos tempo para esperar que ele esfrie um pouco, então as pessoas adotam alguns hábitos para reduzir sua temperatura.

Entre eles, assoprar e mexer bastante com a colherzinha são os mais comuns. No entanto, mexer o café para esfriá-lo não é eficaz. Quer saber o motivo? Confira abaixo por que esse método é uma perda de tempo.

Por que esse método não funciona?

Quando mexemos o café, ocorre um fenômeno físico chamado de transferência de energia cinética, que é uma energia decorrente do movimento. Como resultado, a temperatura do café tende a se manter alta devido ao aumento do movimento das moléculas.

Dessa forma, em lugar de resfriá-lo, ao mexer o café estamos transferindo energia, o que significa que estamos impedindo a rápida diminuição da temperatura

LEIA MAIS:

Qual é a maneira correta de esfriar o café?

Agora que você sabe que mexer o café não o esfria, resta o melhor método: assoprar. Ao assoprar, o ar faz com que ocorra um processo chamado de convecção no líquido. Isso permite que o calor se dissipe da superfície, tornando-o mais seguro para beber.

Se você deseja esfriá-lo mais rapidamente, pode simplesmente colocar sua caneca em uma tigela com água fria. Em apenas alguns minutos, a bebida estará em uma temperatura mais agradável. Você também pode optar por transferi-lo para um recipiente previamente resfriado.

Outra forma é despejar o café de uma altura maior: despeje o café de uma jarra para outra a uma distância considerável. Isso permite que o ar entre em contato com a bebida, ajudando a esfriá-la mais rapidamente.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também