Mito ou verdade? Desvendando 4 polêmicas sobre o café!

Desmistifique alguns conhecimentos sobre a bebida favorita dos brasileiros

Quem não gosta de um café bem quentinho, não é mesmo? Essa bebida é tão popular no Brasil que acompanha as pessoas em todas as refeições ao longo do dia, além de estar presente nos mais diversos ambientes.

No entanto, apesar de tão popular, existe uma série de mitos em relação ao seu consumo, o que pode até mesmo afastar algumas pessoas da bebida. Com isso em mente, vamos responder alguns dos mitos sobre café.

4 mitos e verdades sobre café

Grãos escuros têm mais cafeína – Falso

É bem comum escutar que quanto mais escuro for o café, mais forte ele é. Porém, isso está longe de ser verdade, especialmente quando falamos de um grão premium. Isso porque cada tipo é torrado em diferentes níveis de cozimento, o que vai acabar definindo sua cor no final.

Ou seja, mesmo que o café seja mais torrado e com um sabor mais forte, isso não significa que contém mais cafeína. A única diferença é que o processo para torrá-lo foi mais intenso, muitas vezes feito duas vezes para conseguir um sabor mais “rico”.

LEIA MAIS: Cerveja no café da manhã? Veja os países em que isso é tradição!

Café dá dor de cabeça – Falso

Algumas pessoas podem sentir enxaqueca ao beber café, mas isso não é uma verdade absoluta. Segundo especialistas, isso ocorre porque a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, o que causa a dor de cabeça.

Inclusive, também é comum encontrar pessoas que bebem café com certa privação de sono, outro motivo para a dor de cabeça. No final, é importante consumir a bebida com moderação e ter o descanso adequado.

Café ajuda com a ressaca – Verdade

Quem nunca ouviu falar que um cafezinho pode curar aquela sensação horrível após uma noite inteira no bar? Isso porque a cafeína possui efeito analgésico e vasoconstritor, o que proporciona uma sensação de alívio em nosso corpo. Inclusive, ela está presente em diversos medicamentos para dor, como o paracetamol.

No entanto, é importante entender que não pode exagerar em seu uso, mas sim balanceá-la com o consumo de alimentos e bastante água.

LEIA TAMBÉM: 5 alimentos no café da manhã que dão energia para o dia todo

Descafeinado não tem cafeína – Falso

Muitos acreditam que descafeinado não tem cafeína, mas isso não é exatamente verdade. Claro, a bebida possui muito menos que a versão normal, mas ainda conta com um pouco. Isso porque, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), mesmo com 0,1% de cafeína a cada 100g, a bebida ainda é considerada descafeinada.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também