Dez praias de Vila Velha e a beleza estonteante do litoral capixaba

São 32 quilômetros de costa que atendem a todos os gostos, além de abrigar áreas verdes de proteção ambiental que margeiam águas límpidas.

Vila Velha é assim, charmosa, aconchegante e dona do litoral badalado que atrai banhistas e amantes de esportes aquáticos. A cidade de 400 mil habitantes começou a ser construída em 1535, mas apesar de antiga, consegue aliar modernidade e, ao mesmo tempo, conservar antigos costumes, como as vilas de pescadores. As praias de Vila Velha são a representação perfeita da beleza estonteante do litoral capixaba. 

Ao todo, são 32 quilômetros de faixa abrigando seis praias principais, áreas de proteção ambiental, lagoas e mar de águas azuis. A temperatura raramente sai dos agradáveis 25ºC e dá as boas vindas a todos os estilos. Por lá, os visitantes encontram agroturismo, esportes náuticos, culinária típica, ecoturismo e artesanato regional. A cidade respira cultura e história, com monumentos que integram o patrimônio local. 

Pontos como Convento de Nossa Senhora da Penha e Farol de Santa Luzia convivem com áreas de proteção ambiental, como a APA do Morro do Moreno e a Fábrica de Chocolates Garoto (que oferece um chocotour aos visitantes). Tudo isso a meros 10 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo. 

Conheça, a seguir, as praias de Vila Velha e o que encontrar em cada uma delas. Assim, fica mais fácil traçar seu roteiro de viagem pelo belo litoral capixaba.

Praias de Vila Velha (ES)

1 Praia da Costa

Praia da Costa
Praia da Costa

A praia mais famosa de Vila Velha tem águas douradas e límpidas, calçadão, ciclovia e área reservada para a prática de esportes. Não é à toa que a Praia da Costa é uma das mais bonitas do Espírito Santo e concentra a maior parte da estrutura hoteleira, além de barraquinhas na orla. Existem duas divisões da Praia da Costa, sendo elas:

  • Praia da Sereia: situada ao norte, entre o promontório do Farol de Santa Luzia e o istmo da Praia da Costa
  • Ilha dos Pacotes: fica bem no fim da Praia da Costa e é área privativa da Marinha pelo farol. Mesmo assim, os moradores se estabelecem no entorno para a pesca submarina

Lá no final da Praia da Costa, ainda temos a Praia do Ribeiro, onde ficam atracados os barcos dos pescadores. Pequena e calma, é o ponto de partida para o Morro do Moreno e, dela, se avista a Ilha da Baleia, que é privativa.

Praias de Vila Velha (ES): Praia do Ribeiro
Barcos atracados na Praia do Ribeiro

2 Praia de Itaparica

Praia de Itaparica
Praias de Vila Velha (ES): Praia de Itaparica

Continuação da Praia da Costa, a Praia de Itaparica é bem badalada, tanto durante o dia quanto à noite. Dotada de excelente infraestrutura, tem vários quiosques espalhados onde os banhistas curtem shows ao vivo de pagode e provar deliciosos petiscos típicos. Isso após enfrentar as águas de ondas claras e fortes, propícias para os surfistas. São 3,5km de extensão para quem busca belezas naturais e muita agitação.

Que saber tudo sobre a Praia de Itaparica? Confira então nosso artigo dedicado especialmente a esse destino: O charme da jovem Praia de Itaparica, em Vila Velha

3 Praia de Itapoã

Praia de Itapoã
Praia de Itapoã

Mais uma continuação da Praia da Costa, a Praia de Itapoã também tem excelente estrutura hoteleira, além de bares e restaurantes. Mas, nada ganha do espetáculo do arrastão de rede que os pescadores dão no final da tarde! Vale lembrar que as águas de ondas fortes e claras são ideais para a pesca de arremesso. Por isso, os barcos da pequena comunidade resistem, apesar da verticalização crescente na região. 

A praia fica a 3km do centro de Vila Velha e conta com uma faixa de areia extensa que permite a prática de esportes, como futebol e vôlei.

4 Praia da Ponta da Fruta

Praia da Ponta da Fruta
Praia da Ponta da Fruta

A Praia da Ponta da Fruta fica entre Vitória e Guarapari, mas ainda em Vila Velha. A praia fica numa parte de mar mais calmo do Balneário da Praia da Fruta e possui uma infraestrutura de bares e restaurante.

5 Praia do Coral do Meio

Praia do Coral do Meio
Praia de Coral do Meio

Bem ao lado do Morro da Concha está a Praia do Coral do Meio, pequena enseada de mar tranquilo e esverdeado. A faixa de areia fofa e amarelada fazem o contraste perfeito com o tom das águas. No entanto, apesar de ideal para banhistas, vale o alerta de que, quanto mais próximo à cidade de Guarapari, mais fortes ficam as ondas.

6 Praia da Baleia

Praia da Baleia
Praia da Baleia

A Praia da Baleia, como já comentamos, fica no balneário da Praia da Fruta e tem como principal destaque as ondas altas. O balneário atrai amantes dos esportes aquáticos devido aos picos de ondas fortes. Por lá, os turistas encontram bares, pousadas, lagoas e restaurantes. Durante a maré baixa, ainda, podem aproveitar as praias Rasa e do Sol.

Seu nome (Praia da Baleia) vem da frequente visita de filhotes de baleia à praia. As ondas fortes fazem com que esteja sempre cheia de surfistas! Porém, quem gosta de atividades mais tranquilas pode aproveitar mergulho e ciclismo, ou apenas aproveitar os 2.500 metros de beleza quase intocada, além dos bares e restaurantes.

7 Praia da Barra do Jucu

Praia da Barra do Jucu
Praia da Barra do Jucu

A Praia da Barra do Jucu está a 11 quilômetros de Vila Velha e propicia o encontro das águas do mar com o Rio Jucu. Vale lembrar que o rio foi responsável pela interiorização do estado e sua foz está bem próxima à praia. O encontro do rio com o mar tornam a água um pouco mais escura, porém, ideal para a pesca e esportes náuticos, especialmente o surf. Aliás, os banhistas devem ser cautelosos com o repuxo das ondas fortes e altas

Já deu pra ver que as praias de Vila Velha são ideais para quem gosta de esportes, não é mesmo? Mas, a Praia do Barrão, como também é conhecida, é uma das melhores, até mesmo porque, assim como as vizinhas, possui extenso calçadão e ciclovia. Suas ondas a tornam a principal escolha de quem pratica canoagem, surf e body board. A paisagem ainda é emoldurada pelos corais e o Morro da Concha. 

A Praia da Barra do Jucu ainda conta com pouca infraestrutura de bares e restaurantes, consequentemente, é mais deserta.

8 Praia Secreta

Praia Secreta
Praia Secreta

As definições de paraíso foram atualizadas pela Praia Secreta, próxima ao Morro do Moreno e do Farol de Santa Luzia. Seu nome já diz tudo porque o acesso a ela não é dos mais fáceis. Primeiro, é preciso passar por um terreno privado que, apesar disso, não impede o acesso à praia. A caminhada, porém, é recompensada pelo mar cristalino que mais parece uma piscina natural. O mar azul e sem ondas é ótimo para quem tem crianças.

9 Praia da Sereia

Praia da Sereia
Praia da Sereia

A Praia da Sereia é perfeita para famílias com crianças, pois o mar é mais tranquilo e seguro. A infraestrutura também ajuda bastante, pois os banhistas contam com vendedores ambulantes, bares e restaurantes. 

10 Praia do Bananal

Praia do Bananal
Praia do Bananal

Pequena e graciosa, a Praia do Bananal tem mar azul e bastante sossego. Mas, é muito sossego mesmo, já que conta com pouca infraestrutura e ausência quase completa de bares, quiosques e restaurantes. A exceção fica por conta do simpático Lounge das Meninas, espaço com almofadas e música ambiente. A praia fica na subida para o Morro do Moreno e, de lá, saem barcos de passeio. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.