Carro automático pode pegar no tranco? Veja erros que acabam com o veículo!

Confira os principais hábitos que podem causar um grande prejuízo caso sejam feitos.

“Pegar o carro no tranco” é uma expressão muito utilizada pelas pessoas, e algo que elas estão acostumadas a fazer quando o carro não está ligando. Porém, isso pode ser algo muito prejudicial para o seu automóvel. Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse hábito e o que mais pode acabar com o câmbio automático do seu carro.

A expressão citada acima serve para descrever aquele momento em que o veículo para de funcionar ou simplesmente não dá a partida. Quando isso acontece em carros de câmbio manual, o motorista engata a segunda marcha e tira o pé da embreagem rapidamente, enquanto outras pessoas empurram o carro para tentar gerar um impulso e fazer com que ele volte a funcionar. Segundo especialistas, essa prática de fato faz o motor ligar, porém, pode trazer riscos.

Ainda segundo informações do UOL, para carros automáticos, nunca se deve colocar o câmbio na posição “P” com o veículo ainda em movimento, pois isso pode fazer com que as rodas travem imediatamente, causando diversos danos no seu carro e um grande prejuízo. E, para “pegar no tranco”, caso não haja nenhuma outra  alternativa, eles aconselham posicionar o seletor no “N” e colocar em “D” ou “2” quando o veículo atingir 20 km/h.

LEIA MAIS: Você toma esses 5 cuidados com o câmbio automático do seu carro?

Ainda assim, a recomendação é nunca tentar fazer carros automáticos pegarem no tranco, uma vez que pode gerar danos irreversíveis em peças do automóvel.

Outros erros que podem acabar com o câmbio automático

Exceder a carga útil

Quando o motorista anda com uma carga maior do que a especificada, isso pode trazer muitas consequências para o carro, pois demanda muito mais esforço dele. Isso pode causar até mesmo um tombamento. Além disso, também pode fazer com que alguma peça quebre ou sua vida útil fique mais curta.

Engatar a ré com o carro ainda em movimento

Esse hábito que os motoristas costumam repetir pode causar diversos danos no sistema de transmissão, que, aos poucos, pode gerar um problema grande no seu automóvel, muito difícil de corrigir, além do elevado custo que causará.

LEIA TAMBÉM: 6 truques infalíveis para economizar combustível em carro com câmbio automático

Não fazer manutenções

Assim como as outras peças do seu carro, o câmbio automático também precisa de manutenções constantes. Sempre lubrifique ele e siga todas as instruções do manual.

Gostou desse post? Então, para ter acesso a outros conteúdos como esse, é só continuar navegando aqui, no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também