6 truques infalíveis para economizar combustível em carro com câmbio automático

Economize combustível com essas dicas eficazes

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Não é segredo para ninguém que o combustível está cada vez mais caro, chegando até mesmo a superar a faixa dos R$ 7,00 em alguns lugares do Brasil. Portanto, economizar combustível se tornou um fator extremamente necessário para todos os condutores.  Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar como economizar combustível em veículos com câmbio automático.

6 truques para economizar combustível com câmbio automático

Nada de manter o pé no freio

Manter o pé no pedal do freio durante o movimento — mesmo que seja leve — aumenta a força de arrasto do carro, favorecendo para um maior consumo de combustível. Além disso, fará com que o motor e a transmissão fiquem com uma carga desnecessária, podendo também desgastar os freios precocemente.

LEIA MAIS:

Faça as manutenções regularmente

O carro só funciona perfeitamente quando está em boas condições mecânicas. Caso contrário, além de colocar a sua vida e a de todos que estão ao seu redor em risco, ele também favorece para o consumo excessivo de combustível.
Por isso, não deixe de fazer as manutenções regularmente. Isso fará  com que o seu veículo dure mais e permitirá que você economize mais combustível.

Não faça acelerações e frenagens bruscas

O ato de dirigir requer muita calma e paciência do condutor. Dirigir com raiva, fazendo acelerações loucas e frenagens bruscas pode aumentar o consumo de combustível e ainda provocar graves acidentes de trânsito. Sendo assim, acelere suavemente e dirija com muita cautela para economizar gasolina e preservar vidas.

Os pneus devem estar inflados adequadamente

A outra dica para economizar combustível com câmbio automático diz respeito à calibragem do pneu. Quando um pneu está com pressão insuficiente, ele eleva a força de arrasto do veículo e aumenta às distâncias na hora de parar, o que favorece para um maior gasto de combustível e ainda aumenta o risco para acidentes.

Fique de olho na transmissão

Os carros de câmbio automático costumam ficar em marchas mais baixas por mais tempo, diminuindo a eficiência de consumo de combustível. Assim, alivie o pé no  acelerador para tentar induzir à transmissão a mudar mais cedo a troca de marcha. Além disso, acelere também delicadamente quando estiver com as marchas mais altas.

Evite perder tração

Por fim, os pneus costumam ficar mais propícios a escorregar quando estão em superfícies molhadas e, quando isso acontece, a tendência é aumentar o consumo de combustível. Com isso, tome cuidado ao entrar em estradas escorregadias e diminua a velocidade em superfícies irregulares.

Gostou de conhecer essas dicas para economizar combustível com câmbio automático? Confira outras semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->