Você toma esses 5 cuidados com o câmbio automático do seu carro?

O câmbio automático necessita de alguns cuidados e você precisa saber quais são eles para não ter prejuízos com o seu carro

O que era considerado como uma coisa de preguiçosos há certo tempo, se tornou um requisito necessário a muitos compradores de carros hoje em dia. Afinal, diversos consumidores nem estão mais aceitando automóveis com câmbio manual. O futuro aponta para carros automáticos.

Por outro lado, o câmbio automático ainda é um recurso relativamente novo no Brasil e é necessário alguns cuidados com essa ferramenta para que você não tenha prejuízos com o seu veículo.

Sendo assim, continue lendo esse artigo até o final para conferir quais são os 5 cuidados com o câmbio automático que você deve ter!

Cuidados com câmbio automático do seu carro

Evite acelerar e frear ao mesmo tempo

Infelizmente, alguns motoristas ainda acreditam que acelerar o carro com câmbio automático ao mesmo tempo em que utiliza os freios fará com que o automóvel arranque com mais rapidez. No entanto, além de nem sempre isso ser verdade, essa ação pode causar um desgaste precoce nos componentes internos do veículo.

LEIA MAIS:

Faça a troca do óleo do câmbio automático no tempo certo

Alguns fabricantes colocam no manual do proprietário o tempo adequado em que deve ser feita a troca do óleo do câmbio automático. Desse modo, um dos cuidados indispensáveis com o câmbio automático é seguir essa orientação para que o seu veículo não sofra prejuízos prematuros. Caso não tenha essa indicação em seu manual, consulte um mecânico de sua confiança.

Nunca utilize o carro na banguela

Apesar de ser um hábito antigo, muitos condutores ainda utilizam o carro na banguela para descer ladeira na tentativa de gastar menos combustível. No entanto, a situação, na verdade, é a contrária: além do carro automático consumir mais combustível, também acontece um desgaste maior dos freios.

Sempre faça as trocas de marcha com o carro parado

É comum que muitos motoristas façam a troca de marcha entre as posições D e R rapidamente quando estão prestes a realizar uma manobra rápida. No entanto, isso provoca trancos no câmbio automático e pode gerar defeitos na transmissão. Sendo assim, o mais indicado é fazer a troca de marcha nessas posições com o veículo completamente parado.

Não precisa colocar no neutro quando estiver parado

Outro costume antigo de muitos condutores é tirar o câmbio da posição D e colocar na N enquanto o veículo está parado em um semáforo ou trânsito. Contudo, os carros automáticos já são programados para funcionar na posição D mesmo quando estão parados. Logo, colocar no N pode aumentar o consumo de combustível e danificar o câmbio automático.

Gostou de conhecer esses importantes cuidados com o câmbio automático do seu carro? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também