Economize! Siga essas 3 dicas e gaste menos combustível na estrada

Saiba o que pode ser feito para economizar durante uma viagem!

Viajar de carro é uma experiência única. Além de toda autonomia em poder usar seu próprio automóvel, você também consegue fazer seus horários, pode parar quando quiser, mudar a rota, visitar outros locais, etc.

Junto a isso, com a chegada da pandemia, muitas pessoas têm evitado viajar de ônibus ou avião, já que se passam muitas horas em um ambiente fechado e com pouca ventilação, sendo um grande risco de contaminação.

Entretanto, atualmente o preço dos combustíveis tem crescido a cada dia, e cada gota que é gasta sem necessidade acaba pesando no bolso de quem dirige, tornando a viagem mais cara do que o esperado.

Por esse motivo, leia abaixo as formas bem simples de economizar e render o máximo de combustível durante uma viagem.

Vidros fechados para economizar na viagem

Sabemos que o uso do ar-condicionado no veículo costuma consumir gasolina. Entretanto, na estrada onde a velocidade do veículo facilmente ultrapassa os 60 km/h o mais interessante é manter o vidro fechado.

LEIA MAIS: Como evitar o sono no volante durante viagens longas: 5 dicas de ouro!

Isso se dá ao fato de que a entrada de ar pela janela do veículo causa uma resistência na aerodinâmica do veículo, arrastando-o para trás, isso vai exigir mais do motor e consequentemente gastar mais gasolina.

O ideal é fechar os vidros para que o carro possa “cortar” o vento, e manter o ar-condicionado na temperatura mais amena, não muito baixa.

Evite bagageiros

Existem modelos de veículos que possuem um bagageiro na parte superior. Ele é bastante utilizado principalmente para transportar bicicletas, pranchas de surfe e algumas malas maiores.

Entretanto, esse bagageiro também leva a uma resistência do veículo, aumentando o arrasto aerodinâmico. É como uma espécie de parede sobre o carro que prejudica sua locomoção e consome mais combustível.

Pneus calibrados

O pneu descalibrado ou murcho leva a um maior trabalho do motor para fazer o veículo andar. O ideal é calibrar o pneu sempre antes de iniciar uma viagem. Além disso, existe o quesito segurança, já que os pneus calibrados corretamente evitam que o carro deslize na pista e provoque acidentes.

Gostou desse artigo? Você pode encontrar mais conteúdos como esse clicando aqui!

Você pode gostar também