O que a falta de sono causa nos humanos? Veja os efeitos danosos!
Ficar muito tempo sem dormir pode ter efeitos devastadores na nossa saúde. Entenda o que pode acontecer!
Se você já passou uma noite jogando videogame ou em uma festa, provavelmente sabe qual é a sensação de estar cansado, virado e sem dormir no outro dia. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que perder uma noite de sono pode ser bem mais prejudicial do que somente deixar mal-humorado ou cansado. Em suma, os efeitos da privação do sono em longo prazo podem ser devastadores.
Ficar sem dormir por um longo período pode drenar suas habilidades mentais completamente, afetando a sua saúde física e mental. Segundo conhecimentos que a ciência produziu até então, dormir mal pode ocasionar uma série de problemas de saúde, desde o ganho de peso excessivo até um sistema imunológico fraco. Quer saber quais são os efeitos negativos da privação do sono? Acompanhe a seguir!
5 consequências da privação do sono na sua saúde
Sistema cardiovascular
O sono pode afetar diretamente os processos que mantêm o coração e os vasos sanguíneos saudáveis e operando da maneira correta, incluindo aqueles que também afetam o açúcar no sangue, a pressão arterial e os níveis de inflamação. Além disso, vale destacar que ele também desempenha um papel importante na capacidade do corpo de curar-se e reparar tais vasos e o coração.
Desse modo, se você estiver se privando do sono e não dormindo o suficiente, seu corpo estará muito mais propenso a contrair doenças cardiovasculares. Inclusive, alguns estudos encontram ligações entre a insônia e os riscos de se ter um ataque cardíaco ou um derrame. Por isso, é importantíssimo manter a qualidade do sono.
LEIA MAIS: Você sabia? Confira os benefícios do café que você precisa conhecer
Sistema respiratório
Segundo alguns estudos, a privação de sono pode fazer com que ocorra piora nas doenças respiratórias existentes, como a apneia obstrutiva do sono (AOS) e a doença pulmonar crônica.
Sistema imunológico
Como dito anteriormente, a privação do sono pode acabar enfraquecendo o sistema imunológico. Isso porque, enquanto estamos dormindo, o nosso sistema imunológico produz substâncias protetoras, como citocinas e anticorpos, que combatem infecções. Assim, quando não dormimos, o nosso sistema imunológico deixa de construir a sua força. Não dormir bem pode fazer com que você fique cada vez mais doente.
Sistema nervoso central
O sistema nervoso central é motor que faz com que o corpo opere da melhor forma possível. Nesse sentido, o sono é fundamental para mantê-lo funcionando corretamente, e conforme você se priva de dormir, esse sistema deixa de responder na velocidade em que estava acostumado, te deixando sempre com a sensação de cansaço, raciocínio enfraquecido, etc.
LEIA MAIS: 5 sinais de que você NÃO está tendo um sono de qualidade
Sistema digestivo
Por fim, privar-se do sono também pode ser um grande problema para o sistema digestivo. Isso porque você pode começar a comer muito mais do que deveria, sendo um fator que contribui para o aumento de peso e pode levá-lo à obesidade.
O sono afeta diretamente os níveis de dois hormônios importantes, a leptina e a grelina, responsáveis por controlar os sentimentos de fome e saciedade. Por exemplo, a leptina diz ao nosso cérebro se já comemos o suficiente ou não.
Assim, se uma pessoa fica muito tempo sem dormir, seu cérebro reduz a leptina e aumenta a grelina, um estimulante de apetite. Desse modo, quanto menos a pessoa dormir, mais fome acabará sentido e consequentemente engordará. Além disso, é importante destacar que a privação do sono faz com que o corpo libere muita insulina, levando a diabetes.
Caso tenha gostado dessas informações e queira ver muitos posts como esse, acesse o site do Rotas de Viagem!