15 lugares imperdíveis para conhecer na deliciosa Aracaju!

A capital sergipana tem belas praias, culinária mais que saborosa, além de oferecer inestimável riqueza histórica e cultural.

- Tempo de leitura: 9 minutos -

Natureza exuberante, praias tranquilas, rios navegáveis, culinária de dar água na boca, cultura e história. Aracaju é assim, uma cidade cheia de diversidade que, cada vez mais, vem ganhando espaço entre os destinos turísticos bastante procurados no Nordeste. Há muito o que fazer na cidade e diante de tantas atrações, é útil elencar dez lugares para conhecer em Aracaju

A cidade foi fundada em 1855 para melhorar o escoamento portuário. Uma das cidades planejadas do Brasil, foi construída seguindo projeto em forma do tabuleiro de um jogo de xadrez. Com um olhar mais atento, é possível distinguir os quarteirões milimetricamente divididos. Apesar dos desafios iniciais, como o solo pantanoso, Aracaju prosperou e, hoje, se orgulha em ostentar o título de capital nacional da qualidade de vida.

Mas, onde fica Aracaju? A cidade é a capital de Sergipe, considerado o menor dos estados brasileiros. E, como tamanho não é documento, Aracaju está aí para provar que, mesmo pequena, oferece atrações que vão muito além de suas praias, passando por restaurantes, orla muito bem estruturada, passeios pelos rios e muita cultura. Conheça, a seguir, dez lugares para conhecer em Aracaju e monte seu roteiro!

Dez lugares para conhecer em Aracaju

1 Praia de Atalaia

Praia de Atalaia
Praia de Atalaia

A Praia de Atalaia é a mais conhecida da capital sergipana, por isso, concentra a maior parte da infraestrutura hoteleira. Apesar de ser uma praia urbana, tem mar limpo e próprio para banho, inclusive pelas águas mornas e calmas. Ao redor, barracas vendem o melhor da culinária típica para os banhistas. Um dos melhores pontos para banho está próxima a Passarela do Caranguejo, já na saída para o Litoral Sul. 

A praia ainda dispõe da Orla de Atalaia, cuja extensão de 6km se transformou no cartão postal de Aracaju. A orla mais bonita e bem equipada do Brasil, segundo o governo local, reúne atrações como o Monumento dos Formadores da Nacionalidade, a Região dos Lagos, espaço de MotoCross, Kartódromo, além de parquinhos para crianças, pontos de aparelhos de ginástica e restaurantes.

2 Oceanário de Aracaju

Oceanário de Aracaju
Tanque dos tubarões, no Oceanário de Aracaju

Administrado pelo Projeto Tamar, o Oceanário de Aracaju fica na Orla de Atalaia, a 500m do mar. Em 18 aquários e quatro tanques, abriga cerca de 80 espécies nativas do ambiente marinho de Sergipe e do rio São Francisco. O espaço oferece também arraias, moreias, várias espécies de peixes, programação infantil e vídeos educativos que tratam a preservação do meio ambiente. 

Um dos grandes destaques é o tanque dos tubarões, com quatro tubarões-lixa que vivem em aproximadamente 2 mil litros de água. Os animais são alimentados, diariamente, às 16h30, quando sobem à superfície e podem ser tocados pelos visitantes mais corajosos. Quem não quer se arriscar não pode perder o tanque das tartarugas, incluindo exemplares de Tartarugas-Oliva e Tartarugas Cabeçudas. 

Preços dos ingressos, agendamentos e horários de visita podem ser consultados pelo site: http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=10

3 Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
Crôa do Goré

O tipo de passeio que deve constar na sua lista! Os catamarãs saem da Orla do Pôr do Sol e seguem pelo rio Vaza Barris por 40 minutos até a Crôa do Goré, mais uma dessas ajudinhas que a natureza dá para os turistas. É que, no meio do rio, um banco de areia se forma pelo movimento da maré, onde dá para se sentar, desfrutar de petiscos e até praticar um pouco de stand-up-paddle.

A próxima parada do passeio é a Ilha dos Namorados, formada entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico. Estrutura completa aguarda os turistas com petiscos, bebidas, mesas com guarda-sol e atrações para crianças. Elas também podem se esbaldar na piscina natural lá no meio da ilha.

Lugares para Conhecer em Aracaju (SE): Ilha dos Namorados
Ilha dos Namorados

4 Barra dos Coqueiros

Barra dos Coqueiros
Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros

A Barra dos Coqueiros, antes conhecida por Ilha de Santa Luzia, é o refúgio de coqueirais e mar perfeito para uma onda. A dez minutos do centro histórico, é alcançada por vias terrestre (pela Ponte Construtor João Alves) ou marítima (passeio de barco). Aproveite as belas paisagens, compre peixes frescos direto dos pescadores e aprecie o pôr do sol em toda a sua plenitude, realçando a silhueta dos prédios de Aracaju.

5 Calçadão da 13 de julho

Calçadão da 13 de julho
Calçadão da 13 de Julho, com o Mirante (na parte inferior direita)

 

O Calçadão da 13 de Julho fica na Avenida Beira Mar e tem extensão aproximada de cinco quilômetros. Arborizado, é usado pelos sergipanos para  atividades físicas, relaxar e apreciar a natureza. O Parque dos Cajueiros e Mirante da 13 de Julho são dois pontos turísticos que devem ser visitados enquanto passear pelo calçadão. O Mirante oferece uma vista bonita da cidade, especialmente o encontro do rio com o mar.

6 Centro de Arte e Cultura J. Inácio

Centro de Arte e Cultura J. Inácio
Centro de Arte e Cultura J. Inácio

O artista sergipano que ganhou fama por vender pintura e poemas na rua sob o pseudônimo de Inácio Ventura dá nome ao espaço com lojas de artesanatos locais, como objetos de decoração, almofadas, esculturas, artigos de cozinha, redes, rendas, chapéus e outros. O centro também sedia feiras culturais e apresentações, além das barraquinhas de comidas típicas. 

7 Feira do Turista

Feira do Turista
Feira do Turista, na Orla do Atalaia

 

Pensa que suas economias de viagem vão ficar somente no Centro de Arte e Cultura J. Inácio? Ledo engano! Saindo de lá, você vai se deparar com a Feira do Turista, um complexo de lojas em plena Orla do Atalaia. Aberta às 10h, a Feira dispõe de tudo quanto é produto que imaginar, como biquínis, roupões, decoração em mosaico, pintura em azulejo e, claro, artesanatos. 

8 Mercados Centrais

Mercados Centrais
Mercado Antônio Franco

No centro de Aracaju, há três mercados muito importantes: Mercado Thales Ferraz (fundado em 1949), Mercado Antônio Franco (fundado em 1929) e Mercado Governador Albano Franco. Os dois primeiros reúnem o artesanato, doces típicos e exemplares valiosos da cultura nordestina, como a literatura de cordel. O último é o paraíso das verduras, grãos, castanhas, peixes e frutas locais, como a mangaba.

9 Museu da Gente Sergipana

Museu da Gente Sergipana
Museu da Gente Sergipana

 

O prédio de um antigo colégio abriga o premiado Museu da Gente Sergipana, fundado em novembro de 2011. Interativo, o museu usa ferramentas criativas e lúdicas para mostrar traço da cultura sergipana, como a ala Nossos Pratos. É uma mesa na qual os visitantes preparam virtualmente pratos locais, usando ingredientes típicos. Em outra ala, a Josevende, é possível trocar uma ideia virtual com um feirante. 

A ala Seu Repente e Seu Cordel homenageia este estilo literário nordestino, permitindo que o visitante recite seu próprio repente e compartilhe o feito nas redes sociais. Tá pensando que acabou? Na ala Nossas Festas, dá para pular amarelinha e conhecer as principais festividades do estado. Por fim, conheça personalidades sergipanas na ala Nossos Cabras. O museu funciona de terça a domingo e a entrada é gratuita. 

10 Parque da Cidade

Parque da Cidade
Teleférico do Parque da Cidade

O Parque José Rolemberg Leite, ou simplesmente, Parque da Cidade, abriga uma reserva da Mata Atlântica na zona norte de Aracaju. No Minizoológico, o visitante conhece espécies de leões, araras e quatis, além de se entreter com os patinhos tranquilos na lagoa. O passeio de sete minutos pelo teleférico oferece vista do parque e da cidade.

11 Ponte do Imperador

Ponte do Imperador
Ponte do Imperador

O ancoradouro foi construído em 1860, todo em madeira, para receber o imperador Dom Pedro II e sua comitiva. Passou por uma reforma em 1904, recebendo fachada de metal e vidro ingleses, além do portal de castelo medieval. Em 1920, outra reforma transformou a estrutura em alvenaria, trazendo duas figuras que simbolizam esculturas de índios.

12 Catamarã Rio Sergipe

A Barra dos Coqueiros e Aracaju são separadas pelo rio Sergipe e, por ele, dá para fazer um passeio de catamarã lindíssimo. E por que é tão especial? Por permitir conhecer os encantos da Barra, da praia de Atalaia Nova e ter “aquela” vista do centro de Aracaju. Se tem medo de enjoar em passeios de barco, não se preocupe! As águas do rio são calmas e proporcionam navegação tranquila.

13 Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana

 

Um dos maiores símbolos arquitetônicos e religiosos da cidade, a Catedral Metropolitana tem elementos neogóticos e neoclássicos. Construída em 1862, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1985. Sua estrutura tem paredes externas em tom de azul claro com desgastes que dão conta da idade da igreja. No interior, uma cúpula tem belas pinturas feitas no século passado.

14 Colina do Santo Antônio

Colina do Santo Antônio
Igreja na Colina do Santo Antônio

A Colina do Santo Antônio é o marco zero de Aracaju, inaugurado em março de 1855. O local é lindo de dia e durante a noite, quando as luzes se acendem e conferem um charme a mais. Enquanto estiver por lá, visite a Igreja de Santo Antônio e aprecie a vista da cidade.

15 Orlas do Bairro Industrial e do Pôr do Sol

Orlas do Bairro Industrial e do Pôr do Sol
Orla do Pôr do Sol

A Orla do Bairro Industrial atrai turistas pela vista privilegiada da Ponte Construtor João Alves, especialmente no entardecer, quando tem iluminação especial. A orla oferece restaurantes, bares e píeres, além de ciclovias, parquinhos infantis, restaurantes e centro de artesanato. A Orla do Pôr do Sol, por sua vez, fica no povoado Mosqueiro e é famosa pelo pôr do sol deslumbrante, como o próprio nome já diz.

O espetáculo traz céu vermelho-alaranjado até que o sol desapareça nas águas do rio Vaza Barris. Assista ao pôr do sol em bistrôs charmosos espalhados pela orla. Ah, e não se esqueça da câmera fotográfica.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->