Pode tudo? Veja 5 diferenças entre as leis de trânsito nos EUA e no Brasil!
Conheça as diferenças entre as leis de trânsito!
Os Estados Unidos e o Brasil possuem diversas diferenças culturais e administrativas, e as leis de trânsito não são exceções. Algumas leis comuns nos Estados Unidos podem ser controversas ou até mesmo perigosas no Brasil.
Abaixo, listamos algumas leis de trânsito brasileiras diferentes nos EUA.
5 diferenças entre as leis de trânsito brasileiras e americanas
Permissão para virar à direita com sinal vermelho
Em alguns estados dos EUA, é permitido fazer uma conversão à direita em um sinal vermelho, desde que o motorista pare completamente antes de seguir. Não se pode fazer isso no Brasil. Aqui, é necessário aguardar a luz verde para seguir em frente ou fazer a conversão.
LEIA MAIS: Você conhece essas regras para uso de capacete em motos? Confira!
Possibilidade de obtenção da habilitação aos 16 anos
Nos Estados Unidos, é possível obter a habilitação para dirigir com apenas 16 anos, em alguns estados. No Brasil, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos para iniciar o processo de habilitação e, mesmo assim, o processo é mais longo e burocrático.
Motociclista sem capacete
Nos EUA, há alguns estados que permitem que motociclistas rodem sem capacete, desde que atendam a alguns critérios, como idade mínima ou seguro específico. Entretanto, a maioria dos estados exige o uso do equipamento de proteção. Já no Brasil, o uso do capacete é obrigatório em todo o território nacional, independentemente do estado ou cidade.
Rodovias sem radares
Enquanto no Brasil é comum encontrar radares fixos nas rodovias para monitorar a velocidade dos motoristas, nos Estados Unidos isso não é tão frequente. Em vez disso, a fiscalização é feita principalmente por meio de patrulhamento policial e radares móveis.
LEIA TAMBÉM: 4 itens que desaparecerão dos carros num futuro próximo(Abre numa nova aba do navegador)
Há permissão para circular sem a placa dianteira
Nos Estados Unidos, em alguns estados, os veículos têm permissão para rodar sem a placa dianteira. Já no Brasil, é obrigatório que os carros tenham as duas placas, uma na frente e outra na traseira, devidamente fixadas.
É importante ressaltar que essas leis podem variar dependendo do estado nos EUA. É sempre recomendável se informar sobre as leis locais antes de dirigir ou pilotar um veículo em um lugar desconhecido.
Além disso, independentemente das leis, é fundamental que todos os motoristas e motociclistas tenham um comportamento responsável e respeitem as normas de trânsito para garantir a segurança nas estradas.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.