Os 10 hotéis de gelo mais incríveis do mundo!
Apesar de efêmeros, estes hotéis proporcionam experiências inesquecíveis de viagem.
Você já deve ter lido, aqui mesmo no nosso site, sobre os desafiadores hotéis de sal no Salar de Uyuni. Pois bem, se você pensa que a habilidade arquitetônica humana se resume a eles, ainda não viu nada! Experiências incríveis, apesar de efêmeras, podem ser proporcionadas pelos 10 hotéis de gelo mais incríveis do mundo. Espalhados por diversos países, possuem desde saunas até refeições servidas em pratos congelados.
Os aficionados por viagem sabem que não há limites para as inovações em termos de experiência para o hóspede. O diferencial dos hotéis de gelo é que, apesar de não serem construções permanentes, oferecem memórias incríveis, ainda que só por uma noite.
As estruturas são inteiramente feitas de gelo e neve compactada, brincando com sua matéria prima também em esculturas e entalhes que podem derreter a qualquer momento.
Ok, você não vai escapar do frio ao entrar nestes lugares, mas acredite, existem amenidades muito compensatórias! Afinal, onde mais existe a oportunidade de pegar uma sauna numa gôndola? Ou tomar um coquetel no copo feito de gelo? Mais ainda, fazer um passeio de trenó puxado por renas, como o Papai Noel?
Confira, a seguir, quais são os 10 hotéis de gelo mais incríveis do mundo e planeje sua aventura!
10 hotéis de gelo que você precisa conhecer!
Icehotel – Suécia
O Icehotel, na Suécia, é um dos hotéis de gelo mais conhecidos – e originais – do mundo! Construído a partir da água congelada do Rio Torne, o estabelecimento localizado em Jukkasjärvi encanta visitantes há, pelo menos, 30 anos!
Mas, os hotéis de gelo não derretem? É aí que mora o encanto do Icehotel! O hotel proporciona duas experiências diferentes, incluindo um hotel que fica de pé durante o ano inteiro!
O Icehotel original derrete e é novamente reconstruído a cada ano, sempre com um projeto diferente. Nos quartos, figuras divertidas, como unicórnios, elefantes e pessoas feitas, claro, de gelo, podem te observar à noite.
Para ficar quentinho durante a noite, sacos térmicos de dormir e peles de rena são entregues ao hóspede.
A outra novidade é o Icehotel 365, mantido de pé por uma unidade de refrigeração. Isso significa que, mesmo no verão, dá para se aventurar nas atividades do Círculo Polar Ártico e, depois, se refugiar no seu próprio paraíso gelado.
Peculiaridades à parte, precisamos saber o que mais o hotel oferece!
Durante o dia, o convite para apreciar a exposição exclusiva de fotografia e luz sobre a construção do hotel. Depois, aproveitar as várias atividades ao ar livre, incluindo um passeio a cavalo pelo deserto gelado.
Os restaurantes servem comida em pratos feitos com cubos de gelo reluzentes. O Ice Bar, por sua vez, oferece bebidas exclusivas. Ah, sem falar que o hotel fica próximo a Abisko, um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal.
Quando ir: o ano inteiro
Site do hotel: https://www.icehotel.com/
Iglu-Dorf – Suíça
O Iglu-Dorf foi criado por um snowboarder que queria ser a primeira pessoa a andar na neve fofa pela manhã. Hoje, são vilarejos de iglu espalhados por sete lugares, sendo cinco na Suíça e dois fora do país.
Em Zermatt, o hóspede tem o privilégio de apreciar a majestosa montanha Matterhorn, enquanto na vila de Zugspitze, é possível avistar a Alemanha, a Áustria e a Suíça.
Na vila de Zermatt, há infinidade de quartos, desde um básico ‘Family & Friends Igloo’, com capacidade para até seis pessoas e equipado com sacos de dormir, até luxuosas suítes. Estas são decoradas com obras de arte, além de serem equipadas com banheiras de hidromassagem. Cada uma delas é conectada por um sistema de túneis que permite a estadia de até 42 hóspedes.
O Iglu-Dorf Gstaad possui sauna e banheira de hidromassagem, além de uma cabana central onde os hóspedes podem se aquecer em torno da lareira.
Os quartos variam de suítes aquecidas para seis pessoas a cavernas românticas com esculturas revestindo as paredes. Por fim, a vila mais nova, que fica em Innsbruck, na Áustria, mais de 2.600 metros acima do nível do mar.
Para chegar até ela, são necessários esquis ou pranchas de snowboard. Tem até uma “caminhada emocionante” até o restaurante do iglu!
Quando ir: janeiro a março
Site do hotel: https://www.iglu-dorf.com/en/
Sorrisniva Igloo Hotel – Noruega
O Sorrisniva Igloo Hotel é considerado o hotel iglu mais setentrional (mais ao norte) do mundo. Construído há 20 anos com apenas seis quartos, hoje ostenta 26 acomodações, mais quatro suítes, uma capela e um bar de gelo.
Todos os espaços são decorados com arte esculpida à mão. Todo ano, um tema rege a reconstrução do hotel e, há alguns anos, suas paredes de gelo mostravam vikings, criaturas míticas, lendas nórdicas e a vida selvagem.
A maior parte das acomodações é composta pelos lavvo, uma espécie de tenda com teto transparente que permite observar as estrelas. Afinal, este também é um lugar privilegiado para avistar a aurora boreal.
O hotel ainda oferece um safári de snowmobile para as montanhas, oferecendo vistas panorâmicas impressionantes.
Quando ir: dezembro a meados de abril
Site do hotel: https://sorrisniva.no/
Snowhotel Kirkenes – Noruega
Todo ano, é a mesma coisa! O Snowhotel Kirkenes se funde com o Fiorde Ártico para, quando as temperaturas mais frias voltarem, escultores de gelo de todo o mundo trazerem seus 14 quartos e restaurante de volta à vida. E, sempre um novo tema e decorações diferentes para cada quarto.
Há acomodações para todos os gostos, desde suítes românticas até quartos para famílias.
O hóspede do Snowhotel é recebido com bebidas preparadas com frutas vermelhas locais para, depois, desfrutar do jantar com comidas típicas. Ali, também há renas e huskies fofinhos, além de passeios de pesca, observação das luzes do norte e esqui cross-country.
Quando ir: dezembro a abril
Site do hotel: https://www.snowhotelkirkenes.com/
Arctic Snowhotel – Finlândia
Rovaniemi é apenas o lar do Papai Noel e, também, do Arctic SnowHotel. A entrada do hotel tem a forma de caverna que leva a túneis cobertos de neve e esculturas de gelo.
Os quartos têm camas de gelo sólidas e transparentes cobertas por peles de rena. O restaurante à luz de velas serve comida tradicional finlandesa e a jacuzzi ao ar livre é um convite para relaxar.
Ainda, a sauna, também feita de gelo, tem banco de madeira quente, um prenúncio para o descanso em seu próprio palácio congelado.
Fora do hotel, são várias atividades, como caminhadas, safáris, escultura na neve, pesca no gelo e visitas a residências locais para aprender mais sobre a vida na Lapônia.
Além de se hospedar no Arctic Snowhotel, há a opção de quartos em forma de iglus, na área externa, que contam com telhados de vidro transparente. Essa parte do hotel é chamada de Glass Igloos e proporciona uma visão noturna é de tirar o fôlego!
Você também pode solicitar um “alarme de aurora” para ter certeza de não perder o aparecimento das luzes.
Quando ir: dezembro a março
Site do hotel: https://arcticsnowhotel.fi/
Kakslauttanen Arctic Resort – Finlândia
Na orla de um dos maiores parques nacionais da Finlândia, o Urho Kekkonen, está o Kakslauttanen Arctic Resort. Democrático, o hotel tem chalés de madeira, iglus de vidro, uma casa tradicional, além de acomodações para visitantes mais aventureiros.
Os iglus de vidro térmico ficam sob pinheiros e cada um tem seu saco de dormir. Assim, o hóspede passa a noite protegido do ruído externo e temperaturas de até seis graus negativos.
Durante o dia, o visitante se perde em tantas atividades, como safáris de husky, renas e passeios a cavalo. Os hóspedes também podem passear pela galeria de esculturas de gelo, podendo até levar uma delas para decorar o iglu.
As crianças vão adorar o Resort do Papai Noel, onde podem visitar a casa dele, saborear bebidas quentes, comer biscoitos de gengibre feitos por elfos e fazer amizade com as renas locais.
Se quiser uma experiência verdadeiramente nórdica, reserve um passeio de trenó puxado por renas. Só não vale assumir o lugar do Papai Noel!
Quando ir: o ano todo
Site do hotel: https://www.kakslauttanen.fi/pt-br/
Hotel of Ice – Romênia
O Hotel of Ice já surpreende na chegada, uma vez que é necessário pegar um teleférico nas montanhas de Fagaras para chegar até lá. Ele fica aninhado no vale de montanha e é construído no topo de um lago glacial congelado.
O hotel tem quartos duplos e iglus, ambos feitos de gelo. A decoração fica por conta dos móveis esculpidos à mão, peles de animais, cobertores e travesseiros. Além dos quartos próprios para eles, casais também podem se casar na igreja de gelo.
Os pratos do restaurante Balea Lac são feitos de gelo e servem pratos tradicionais da Transilvânia.
O Winter Park oferece atividades de inverno, como esqui, snowboard e patinação no gelo, além das lutas de bolas de neve, competições de construção de bonecos de neve e boliche no gelo.
As cidades medievais vizinhas de Brasov e Sibiu merecem ser exploradas, com suas belas ruas de paralelepípedos e arquitetura resplandecente.
Quando ir: janeiro a março
Site do hotel: https://hotelofice.ro/en/
Snow Village – Finlândia
Cerca de 20 milhões de quilos de neve e 350.000 quilos de gelo são usados todos os anos para criar o Snow Village, na Finlândia.
Em anos anteriores, as suítes de neve, capela, restaurante de gelo e bar foram decorados com personagens e esculturas inspiradas em Game of Thrones. Independente da decoração, todas as suítes são resfriadas a menos de cinco graus Celsius para evitar que as esculturas gigantescas derretam.
Se você não quer enfrentar tanto frio, opte por uma cabana aconchegante.
As atividades também ajudam a esquentar o sangue, como trenós, esqui cross-country, caminhadas na neve, viagens para as luzes boreais e aulas de escultura no gelo. Sem falar nos passeios de snowmobile e cerimônias tradicionais da Lapônia.
Por fim, desfrute de um jantar no restaurante Ice Ice e pegue uma bebida no copo de gelo do Ice Bar.
Quando ir: dezembro a abril
Site do hotel: https://www.laplandhotels.com/snowvillage
Snowcastle of Kemi – Finlândia
O Snowcastle of Kemi é um verdadeiro castelo de neve com 14 quartos que opera desde 1996. Reconstruído a cada temporada em um estilo arquitetônico diferente, leva cerca de seis semanas para ficar de pé.
Os hóspedes podem desfrutar de uma refeição em torno das mesas de gelo reluzentes no SnowRestaurant, desfrutando de especialidades típicas.
Também tem a SnowChapel, onde cerimônias de casamento e batizados podem ser realizados. Durante a temporada, inúmeros shows são realizados no palco de neve do castelo.
Quando ir: janeiro a abril
Site do hotel: https://www.uniqhotels.com/snowcastle-of-kemi
Hotel de Glace – Canadá
Localizado no resort Village Vacances Valcartier, a minutos do centro de Quebec, o Hotel de Glace possui 42 quartos e uma incrível arte de neve.
Os hóspedes são recebidos com coquetel servido em copo de gelo. Cobertores quentes são estrategicamente colocados sobre os sofás de gelo lindamente esculpidos.
Um tour pelos bastidores mostra como o imenso hotel de neve e gelo é criado e o visitante também pode fazer sua própria taça de gelo durante a visita à Oficina de Gelo.
Os hóspedes dormem em confortáveis sacos de dormir nas acomodações abaixo de zero e podem desfrutar de jacuzzis sob as estrelas. A suíte temática premium deluxe vem com sua própria lareira e spa privativo
Quando ir: janeiro a março
Site do hotel: https://www.valcartier.com/fr/
Que tal fazer seu próprio hotel de gelo?
Sim, mais incrível que se hospedar em um hotel de gelo é participar de sua construção! Essa experiência é permitida em alguns lugares, como no Schneedorf, Áustria, a 2 mil metros acima do nível do mar.
Na Eslovênia, o Igloo Village também permite que o visitante construa seu próprio iglu e ganhe, como recompensa, um drink ou passeio. Por fim, o Manali Igloo Stay, na Índia, fica a 2.700 metros de altitude e oferece vistas incríveis do Himalaia enquanto constrói seu iglu!
E aí, vai encarar as temperaturas congelantes nos confortáveis hotéis de gelo? Se quiser mais aventuras, conheça as 10 lindas cachoeiras na Islândia e os 8 lugares mais frios do mundo!