Gases durante o voo: Veja 6 dicas para minimizar o desconforto

Descubra como lidar com desconforto abdominal durante voos de avião. Especialistas dão dicas para aliviar a sensação de inchaço e gases no momento errado

Quem nunca se viu desconfortável durante um voo de avião, com aquela sensação de inchaço e gases que são quase impossíveis de segurar? Se você já passou por isso, saiba que não está sozinho. Esse é um problema comum entre os passageiros, especialmente para aqueles que têm síndrome do intestino irritável.

Entenda as origens do desconforto abdominal em uma viagem de avião

De acordo com especialistas reunidos por uma matéria do The Sun, o fenômeno do desconforto abdominal durante os voos está relacionado à variação da pressão da cabine e à altitude. Conforme a pressão diminui, o gás presente no estômago e nos intestinos tende a se expandir, causando sensação de inchaço e, às vezes, até mesmo desconforto.

LEIA MAIS: Trovants, as pedras ‘vivas’ que crescem na Romênia

Dicas de especialistas para uma viagem mais confortável

Para evitar ou ajudar a aliviar esses desconfortos, os especialistas recomendam algumas medidas simples:

  1. Cuidado com a alimentação: Não coma alimentos conhecidos por causar gases, como feijão, cebola, alho, trigo e laticínios, pelo menos um dia antes de viajar. Escolha refeições leves e de fácil digestão.
  2. Beba muita água: Mantenha-se hidratado bebendo água durante toda a viagem. Evite bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois podem desidratar você.
  3. Movimente-se: Sempre que possível, faça movimentos. É recomendável levantar a cada hora, para evitar que os gases fiquem estagnados no intestino.
  4. Técnicas de respiração: Pratique técnicas de respiração diafragmática para ajudar a reduzir o estresse e relaxar o intestino. Inspire pelo nariz por quatro segundos e expire pela boca por seis segundos, até sentir a barriga se expandir e relaxar.
  5. Medicamentos: Se o desconforto não passar, considere o uso de medicamentos de venda livre, como Mylanta ou Simeticona, antes do voo. Suplementos enzimáticos também podem ajudar a reduzir a produção de gases.
  6. Sem chicletes: Mastigar chicletes pode fazer com que você ingira muito mais ar, aumentando os gases. Então, evite chicletes se for voar.

LEIA TAMBÉM: Se você é introvertido, confira estas 7 dicas de ouro para viagens!

Por fim, esteja ciente de que é muito comum sentir desconforto abdominal durante um voo de avião. Se os gases estiverem causando dor ou desconforto demais, não tenha vergonha de liberá-los (no banheiro do avião, se possível). Afinal, como afirmam os especialistas, você não é o único a passar por isso.

Você pode gostar também