Trovants, as pedras ‘vivas’ que crescem na RomĂȘnia

As pedras Trovants da RomĂȘnia tornaram-se uma enorme atração para turistas e cientistas

A gente cresceu sabendo que pedras sĂŁo seres inanimados, nĂ©? Por isso, nĂŁo crescem ou se reproduzem
 Mas, talvez, o conceito nĂŁo se aplique Ă s Trovants, pedras vivas que, literalmente, crescem na RomĂȘnia. Este conjunto fica na aldeia de Costesti e se consolida como um dos grandes atrativos da ĂĄrea.

SĂł para ilustrar, Trovants significa mesmo “pedras que crescem”, em romeno. Mas, nĂŁo pense que vocĂȘ vai chegar lĂĄ e se deparar com formaçÔes muito diferentes daquelas com as quais estamos acostumados. Pelo contrĂĄrio, aparentemente, as rochas sĂŁo bem parecidas com as demais.

LEIA MAIS: Capital Art DĂ©co do Brasil: GoiĂąnia tem o segundo maior acervo no mundo!

Exceto por dois detalhes: a idade e a anatomia. Segundo especialistas, essas pedras tĂȘm aproximadamente 6 milhĂ”es de anos de vida. Tudo começou quando eram ainda pequenos seixos que, com o passar do tempo, se transformaram em grandes massas de pedra de atĂ© 10 metros de altura.

Por que os Trovants sĂŁo pedras que crescem?

A princípio, ainda que sejam “pedras vivas”, os Trovants crescem de forma muito lenta. Só para ilustrar, estima-se que levem mil anos para crescer de 4 a 5 centímetros. Ok, mas como?

Acredite, para tentar explicar, pesquisadores vĂȘm, ao longo dos anos, observando-as com lupa, tentando descobrir como Ă© possĂ­vel que uma pedra cresça. Ocorre que, ao dissecĂĄ-las, descobriram que essas pedras que crescem tinham uma estrutura semelhante a do tronco de uma ĂĄrvore.

Inicialmente, sabemos que o tronco da årvore possui camadas que, entre outras funçÔes, mostram sua idade. Essas pedras funcionam exatamente da mesma maneira, daí a estimativa de sua antiguidade.

De acordo com o Museu, as Trovants, pedras que crescem na RomĂȘnia, se formam pela acumulação de carbonatos em seu interior. Isso faz com que, quando a ĂĄgua precipita sobre elas, pressionem as camadas externas. Assim, criam protuberĂąncias que as fazem “crescer”.

Detalhe de uma pedra Trovant

E, ainda que seja muito, essa nĂŁo Ă© a Ășnica peculiaridade dessas pedras. TambĂ©m conforme estudos, os Trovants se deslocam em mĂ©dia 2,5 milĂ­metros a cada duas semanas.

Claro que hå teorias da conspiração!

Atualmente, a ciĂȘncia explica perfeitamente o que hĂĄ por trĂĄs dos Trovants, as pedras que crescem. Ademais, pesquisadores jĂĄ as catalogaram como formas inorgĂąnicas de vida. Mas, o mistĂ©rio sempre atrai a conspiração e nĂŁo seria diferente aqui.

LEIA MAIS: 11 castelos medievais encantadores para visitar pelo mundo

Primeiramente, existiram cientistas que pensaram se tratar de “formas de vida com uma consciĂȘncia prĂłpria”. Houve, tambĂ©m, paranormais que arriscaram dizer que sĂŁo formas de vida extraterrestre. Assim, chegaram ao nosso planeta por meio de uma chuva de meteoritos.

Mas, o que sabemos é que o planeta é såbio. Ademais, em nosso pequeno lugar no universo, podemos encontrar coisas tão incríveis como os Trovants, as pedras que crescem. Ou seja, embora tenham uma explicação científica, não deixarão de nos surpreender.

Ah, e como fazer para visitĂĄ-las? As rochas estĂŁo na aldeia de Contesti e, para chegar lĂĄ, basta seguir de carro ou ĂŽnibus a partir de Bucareste.

VocĂȘ pode gostar tambĂ©m