As 10 frutas mais consumidas no Brasil: Conheça seus benefícios!

Saiba quais são as frutas queridinhas do terceiro maior produtor do mundo

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Você sabia que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo? Todos os anos, são mais de 40 milhões de toneladas, que geram 27% de empregos diretos de todo o mercado. Porém, com tantos números e variedades, quais são as frutas mais consumidas no Brasil?

Além de deliciosas, as frutas são importantes para a dieta, uma vez que possuem nutrientes indispensáveis ao funcionamento do organismo. E vamos combinar, elas dão certo com tudo, não é não? Consumidas in natura, em saladas, doces, sucos e até naquele drink, as frutas são sempre bem-vindas. 

O problema é que o consumo de frutas no Brasil tem caído em todas as faixas etárias, principalmente pela adesão aos produtos industrializados. No entanto, elas ainda são queridinhas, em especial, as 10 frutas mais consumidas no Brasil, cheias de propriedades. 

10 frutas mais consumidas no Brasil

Banana

Uma das frutas mais consumidas no Brasil, sem dúvidas, é a banana. E tem tantas delas que dá até para se perder! Banana nanica, banana prata, da terra, maçã e ouro são as mais conhecidas. Independentemente da variedade, a banana é ótima para o sistema imunológico, por ser rica em vitaminas e sais minerais. 

A queridinha da lista vai bem com tudo: in natura, tortas, bolos, doces, sorvetes e até pratos salgados. Afinal, quem nunca provou uma farofinha de banana? 

LEIA MAIS:

Maçã

Como a maçã faz bem! Rica em nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, a fruta da história da Branca de Neve, de venenosa, não tem nada! Pelo contrário, é rica em vitaminas A, B1, B2, C e K, fósforo e ferro. 

Laranja

Quem não ama um suco de laranja bem geladinho? A fruta é a grande aliada do sistema imunológico, graças à vitamina C. Além disso, ajuda a reduzir o colesterol, é super amiga do coração e ainda ajuda na prevenção do câncer. 

Mamão

O mamão é sinônimo de tropicalidade. Docinha, uma das frutas mais consumidas do Brasil é excelente para o intestino e ainda melhora a aparência da pele. E sabe por quê? Por ser rica em vitaminas C e E, ferro, fósforo e cálcio. 

Manga

A manga é uma daquelas frutas boas para praticamente tudo no organismo! Também entre as mais consumidas do Brasil, tem alta concentração de ferro, por isso, combate a anemia. Ainda, é rica em minerais, vitaminas e açúcares. 

Abacate

Uma das frutas mais saborosas, o abacate é um alimento completo! Rico em vitaminas A, B, C, D e E, além de fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio, pode ser consumido puro, com leite e até na guacamole. Ah, em outros países, é usado como tempero e molho de alimentos, como panquecas.  

Melancia

Presentão que veio da África, a melancia é uma delícia! Refrescante, a fruta é rica em água, ferro, fósforo, cálcio e açúcar. Pensa que é só? Uma das frutas mais consumidas do Brasil também tem capacidade anti-inflamatória e anti-oxidante. Excelente para um suquinho, salada de frutas, in natura e até nos drinks

Limão

Olha aí mais uma fonte de vitamina C! Você pode até torcer o nariz para o azedinho do limão, mas ele também é rico em sais minerais. A fruta ajuda na digestão, fortalece o seu sistema imunológico, evita o envelhecimento precoce e ainda te dá uma forcinha para emagrecer. Então, se a vida te der limões, já prepare a limonada!

Abacaxi

O abacaxi é excelente para  fortalecer o sistema imunológico e eliminar as inflamações do corpo. Isso porque é rico em vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina. Além disso, é um aliado das dietas de emagrecimento, visto que é diurético e ajuda na eliminação de líquido e toxinas. 

Goiaba

A queridíssima goiaba fecha a lista das frutas mais consumidas do Brasil. Consumida pura, em compotas, no suco ou na goiabada, a fruta é rica em minerais, além das vitaminas A, B, C e E. 

Frutas produzidas no Brasil

Além das listadas acima, outras frutas fazem o gosto do brasileiro e, felizmente, são produzidas por aqui mesmo. Dá só uma olhada: 

  • Uva
  • Caqui 
  • Melão 
  • Pera
  • Tangerina 
  • Coco 
  • Morango 
  • Pêssego 
  • Maracujá 
  • Açaí
  • Figo 

Curiosidades

E aqui, vai uma curiosidade. De todas as frutas listadas acima, apenas o açaí e o abacaxi são, de fato, nativos do Brasil. As demais são provenientes de outros países, mas deram muito certo em território tupiniquim. Tanto que colocam nosso país no pódio de produtores, em especial, nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará. 

Quer outra curiosidade? As frutas são consideradas hortaliças, uma vez que o termo “fruta” não existe na botânica. Então, tecnicamente, elas são hortaliças-fruto, ou seja, frutos de sabor adocicado. 

E aí, já comeu sua hortaliça hoje? O ideal, segundo especialistas, é consumir de três a quatro porções diárias! Então, já aproveita e seleciona algumas das frutas mais consumidas no Brasil para preparar aquela salada!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->