10 Festas típicas do México e a verdadeira tradução da alegria!
As festas típicas mexicanas mostram muito da cultura daquele país, misturando dança e música em uma verdadeira profusão de cores.
O México é conhecido por sua vasta riqueza cultural, culinária premiadíssima, praias belíssimas e, claro, alegria do povo! Festeiro, o mexicano faz de toda ocasião uma grande festa! Mas, algumas datas são marcantes e, inclusive, transformadas em feriados. Por isso, são conhecidas como as principais 10 festas típicas do México, todas muito relacionadas à cultura local.
A cultura mexicana tem origem milenar e fortes influências de povos pré-colombianos, como os maias e astecas. Após a colonização, os espanhóis trouxeram consigo suas próprias marcas, provocando uma verdadeira miscigenação nas tradições e costumes locais. A tradução disso está na culinária variada e festividades que envolvem todo o país, colocando o povo mexicano entre os mais alegres do mundo.
Festas Típicas do México
Dia de los Muertos
Não tem como começar essa lista por outra festividade! As tradicionais celebrações do Dia de los Muertos começam no final de outubro e seguem até o início de novembro. Os mexicanos acreditam que este é o período no qual os entes que já se foram têm a permissão de voltar à Terra, mais precisamente no dia 31 de outubro. Por isso, os que estão por aqui armam uma grande festa para celebrar, juntos, a vida e a morte.
Assim, preparam as casas com velas, flores, comida e doces. Um dos símbolos desta festividade é a caveira mexicana. Em 02 de novembro, são celebrados o Dia de Finados e Dia de Todos os Santos.
Festival dos Crânios
Uma das festas mais conhecidas do mundo que coincide com o Dia de los Muertos, o Festival dos Crânios ocorre em Aguascalientes. Anualmente, a cidade recebe mais de 800 mil pessoas para participar de desfiles, trajando fantasias de caveiras coloridas e esqueletos. O passeio é cheio de misticismo, lendas, música e velas para iluminar os altares espalhados pelo caminho. A caminhada encerra no Cerro del Muerto. Em tempo, as festas aproveitam para homenagear o artista mexicano José Guadalupe Posada, criador da famosa figura cadavérica “La Catrina”.
Carnaval
Como não poderia deixar de ser, o México tem um Carnaval animadíssimo, ainda que não seja um feriado nacional. Comemorado em algumas cidades, como Veracruz, Mazatlán, Acapulco, Manzanillo, Mérida, Campeche e Villahermosa, o Carnaval mexicano mistura música, cores, danças e desfiles de personagens representativos da cultura.
Salvo algumas variações, a festa acontece no mês de fevereiro, mês em que as ruas são tomadas por bandas e pessoas fantasiadas, além de mascaradas.
Dia da Assunção da Virgem Maria
A festividade católica abrange todo o país, com romarias e outras celebrações. A data é tão importante que, em algumas regiões, as festas chegam a durar semanas!
Grito da Independência (El Grito)
Na noite de 15 de setembro, mexicanos se reúnem em praças e ruas para a cerimônia do Grito da Independência. Sob o comando de uma autoridade local, gritam um “Viva!”, além de promover bailes, música e soltar fogos de artifício.
Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
A padroeira do país, Nossa Senhora de Guadalupe, é homenageada no dia 12 de dezembro, quando foi registrada sua aparição, ainda em 1531. Verdadeiras multidões seguem até a Basílica de Guadalupe para saudar a santa. Um dos momentos mais emocionantes é assistir a centenas de mariachis cantando Las Mañanitas, cantiga mexicana para dar parabéns aos aniversariantes.
A festa, que também tem conotações pagãs, é brindada com muita comida, bebida e ritos religiosos.
Feira de São Marcos
Comemorada em meados de abril, é considerada uma das mais importantes feiras do México. Por isso, atrai milhares de turistas que visitam exposições artísticas e culturais. Realizada há mais de 180 anos no colorido bairro de São Marcos, em Aguascalientes, reúne cor e diversão, além de shows e muita comida.
Festa da Guelaguetza
Guelaguetza é uma palavra de raízes zapotecas que significa um ato de cooperação mútua. Um conceito tão bonito só poderia ser celebrado com uma grande festa! No estado de Oaxaca, grupos folclóricos se reúnem na capital, no final de julho, para mostrar suas danças, música e tradições.
Festa de Cinco de Mayo
Anualmente, os mexicanos comemoram a famosa “Batalha de Puebla“, na qual, em 1862, soldados e camponeses mexicanos derrotaram o exército francês que tentava invadir a cidade de Puebla. Cheio de simbolismo, o feriado representa o orgulho nacional. Assim, desfiles, exposições e eventos tomam as ruas de Puebla.
Año Nuevo
A passagem de ano, certamente, não seria celebrada com pouca festa! Cidades tradicionalmente festeiras, como Cancun e Acapulco são tomadas de fogos de artifício e muita música!