11 Bebidas Típicas do México

Muito além da tequila, as bebidas tradicionais do país possuem sabores complexos e inusitados que refletem a cultura de mexicana de forma única e deliciosa.

Guacamole, chilli, tortilla, burrito, nacho… A gastronomia mexicana é tão icônica que recebeu da Unesco o título de patrimônio cultural da humanidade. No entanto, ao falar das bebidas típicas do México, a maioria das pessoas conhece apenas a tequila.

Realmente a bebida símbolo do país é tratada de forma séria por lá. Porém, assim como os demais aspectos culturais, as bebidas tradicionais são muito ricas e refletem a amabilidade e festividade dos mexicanos.

Para acompanhar as festas e celebrações, ou até mesmo em uma pausa em barraquinhas de rua, bares ou cafés, as bebidas típicas mexicanas merecem atenção. Conheça as mais populares!

Bebidas Típicas do México

1 Tequila

Tequila
Shot de Tequila

Começando por ela que é a cara da cultura mexicana: a tequila. Símbolo nacional, a bebida é feita de agave-azul (planta nativa do estado de Jalisco) fermentado. Por lei, a tequila deve ser vendida engarrafada e completamente pura, sem mistura de outros ingredientes.

Com um forte sabor de aguardente, a bebida é base para muitos drinks famosos, incluindo a margarita, que leva suco de limão e triple sec. No entanto, o famoso shot apenas com sal e limão é uma ótima pedida.

Apesar de nem todas terem data definida, como por exemplo o whisky, algumas possuem marcação de idade. Diz a tradição que quanto mais velha for a tequila mais suave e melhor será o seu sabor.

A título de curiosidade, Tequila também é o nome de uma cidade mexicana. Os solos vulcânicos vermelhos da região são propícios para o desenvolvimento do agave-azul, daí o nome da bebida.

2 Paloma

Paloma
Paloma mexicana

Este é outro drink famoso cujo principal ingrediente é a tequila. Para complementar o sabor acrescenta-se soda cítrica (geralmente de toranja), tornando-o bem mais refrescante que a margarita. Tradicionalmente é servida com muito gelo e a borda do copo com crosta de sal.

3 Sangrita

Sangrita
Sangrita mexicana

Uma das formas mais tradicionais de beber tequila é pura, acompanhada de uma sangrita. A bebida tem várias receitas, entretanto, todas levam os mesmos ingredientes: suco de tomate, limão, laranja, uma pimenta tipo jalapeño ou pimenta tabasco e sal.

Todos eles são batidos no liquidificador e a mistura é servida em seguida. Algumas receitas mais ousadas levam molho inglês e gotas de algum bitter (bebida alcoólica que contém extratos de ervas, que fixam o gosto amargo ou agridoce).

4 Mezcal

Mezcal
Mezcal mexicano: a larva mergulhada serve para atestar a qualidade da bebida

Embora tenha ingredientes semelhantes à tequila, o mezcal é uma bebida mais rústica. Enquanto a primeira é destilada até três vezes, este passa pelo processo uma única vez.

Algumas marcas tradicionais costumam colocar a larva de uma borboleta chamada gusano dentro das garrafas da bebida. A larva, que geralmente se desenvolve em meio às plantas de agave, permanece intacta quando o teor alcoólico do mezcal está correto. Se estiver abaixo, ela se desmancha, ou seja, é uma forma de atestar a qualidade do produto.

5 Pulque

Pulque
Pulque mexicano

Outra bebida preparada à base de agave fermentado e muito apreciada pelos mexicanos, principalmente no interior do país, é o pulque. Conhecida como bebida sagrada dos astecas, ainda é feita artesanalmente.

As raras marcas de pulque industrializado chamam a bebida de néctar de agave fermentado. Se misturado com frutas, como o abacaxi, recebe o nome de curado.

6 Atole

Atole
Atole/Champurrado

É uma das bebidas típicas mais antigas, uma vez que foi criada ainda na era pré-colombiana. O atole é servido quente e leva amido de milho, garapa, canela e chocolate. Embora possa ser feito outros ingredientes no lugar do chocolate, este sabor, também chamado de champurrado, é o mais popular entre os mexicanos.

7 Café

Café
Assim como no Brasil, o café é uma bebida tradicional no México

Nosso estimado cafézinho também está entre as bebidas tradicionais do México. Em vários estabelecimentos comerciais espalhados pelas cidades do país é possível encontrar deliciosos cafés e, claro, churros para acompanhar.

8 Águas Frescas

Águas Frescas
Águas Frescas, bebida mexicana

Se você faz parte do time que não gosta ou não toma bebidas alcoólicas, as águas frescas são uma excelente opção para conhecer os sabores tradicionais do México.

Disponíveis em várias barraquinhas e em restaurantes, as bebidas são sucos diluídos em água, resultando em um sabor bem sutil. Podem ser preparadas com várias frutas, como tamarindo, manga e goiaba.

Porém, a mais famosa é a Água de Jamaica, preparada a partir da infusão de chá da flor de hibisco.

9 Licuados

Licuados
Licuados mexicanos

Mais uma opção para quem não gosta de bebidas alcoólicas. Os licuados nada mais são do que sucos de frutas misturados com leite ou iogurte. Não é raro encontrá-los em barraquinhas, quiosques e carrinhos pelas cidades mexicanas.

10 Michelada

Michelada
Michelada mexicana

Muito popular entre os mexicanos, a bebida lembra o cozumel servido em muitos bares brasileiros, só que um pouco mais incrementado. A cerveja é colocada em um copo com sal nas bordas e, para completar, acrescenta-se suco de limão e um toque de pimenta tabasco.  

11 Cerveja

Cerveja
Cervejas mexicanas

Falando em cerveja, o México é um dos maiores consumidores e produtores da bebida, em especial, as cervejas pilsen. Entre as marcas mais apreciadas estão a Sol, Corona, Modelo e Bohemia. Vale ressaltar que os mexicanos não têm medo de ousar, usando a bebida como base para diversos drinks, como a michelada citada anteriormente.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Francisco Politani Diz

    Excelente matéria para quem quer se aprofundar na culinária mexicana. como eu.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.