Conheça 16 festas populares de Santa Catarina

As celebrações são uma ode aos colonizadores europeus e à cultura de cada região do estado.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

O sul do Brasil é conhecido pela forte influência dos imigrantes europeus e, consequentemente, pela grande pluralidade cultural. O mesmo vale para Santa Catarina, estado conhecido pela aparente colonização alemã e italiana. A diversidade de sua cultura pode ser vista através de 16 festas populares de Santa Catarina que, entre outros motivos, celebra os costumes de cada região. 

Casarões portugueses, arquitetura em estilo enxaimel  e as tradições italianas mostram a diversidade cultural catarinense. Pluralidade que cresceu com chegada dos brasileiros provenientes dos mais variados estados e escolheram Santa Catarina para viver. Por isso, durante todo o ano, comunidades se unem para celebrar a cultura através das festas típicas, levando ao mundo um pouco de suas danças, gastronomia e economia locais. 

Festas típicas em Santa Catarina

Festa Pomerana

Festas típicas em Santa Catarina: Festa Pomerana
Festa Pomerana

Realizada na cidade de Pomerode, uma das cidades mais germânicas do Brasil, a Festa Pomerana traz o melhor da gastronomia, chope, músicas típicas e brincadeiras germânicas.

Sommerfest

Festas típicas em Santa Catarina: Sommerfest
Sommerfest

Realizada em Blumenau como uma versão de verão da Oktoberfest, a Sommerfest começa o ano com os elementos da tradicional festa de outubro. 

Festa da Maçã

Festas típicas em Santa Catarina: Festa da Maçã

O evento de São Joaquim é uma valorização dos produtores da região, celebrando a cultura com mostras de gastronomia, shows nacionais e regionais. 

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Festas típicas em Santa Catarina: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes 
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma celebração religiosa que acontece em diversas localidades do estado. Trata-se de uma herança dos imigrantes lusitanos que trouxeram a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes para Santa Catarina

Festa Estadual da Ovelha

Festas típicas em Santa Catarina: Festa Estadual da Ovelha
Festa Estadual da Ovelha

A cidade de Campo Alegre se transforma no terceiro mês do ano para receber os visitantes que conferem exposições e shows. 

Osterfest

Festas típicas em Santa Catarina: Osterfest
Osterfest

Mais uma celebração na cidade de Pomerode, a Osterfest é uma celebração pascoal que já entrou para o Guinness Book. A responsável pelo feito é a árvore enfeitada com milhares de ovos pintados à mão. A festa também traz bandas, comidas típicas, entre outras atrações. 

Aliás, em todo o estado, acontece o Ciclo de Festas da Páscoa, que compreende um grande universo simbólico e costumes praticados principalmente pelos católicos. Tudo começa com a quaresma, durante o qual ocorrem manifestações culturais, como a “farra do boi” e a “malhação de Judas”. 

Festa Nacional do Pinhão

Festas típicas em Santa Catarina: Festa Nacional do Pinhão
Festa Nacional do Pinhão

A Festa Nacional do Pinhão acontece em junho na cidade de Lages. A primeira edição foi realizada na década de 80 e, atualmente, atrai mais de 350 mil pessoas em busca de gastronomia e cultura. 

O evento cujo símbolo é a Gralha Azul é considerado como a maior festa tradicionalista do Brasil. 

Obviamente, há também o ciclo de festas juninas, que se refere a três datas relevantes no calendário catarinense: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, festa de São João, e 29 de junho, festa de São Pedro. 

Festa de Santa Paulina

Festas típicas em Santa Catarina: Festa de Santa Paulina 
Festa de Santa Paulina

Em Nova Trento, devotos e peregrinos honram a primeira santa brasileira com esta festa litúrgica. 

Incanto Trentino

Festas típicas em Santa Catarina: Incanto Trentino
Incanto Trentino

Também na cidade fortemente italiana de Nova Trento, a Incanto Trentino é uma verdadeira homenagem aos colonizadores. A festa resgata suas raízes com danças e canções típicas, gastronomia, desfiles e shows em italiano. 

Festa Nacional do Pirão

Festas típicas em Santa Catarina: Festa Nacional do Pirão 
Festa Nacional do Pirão

Uma festa inteiramente voltada ao delicioso prato típico e realizada na cidade de Barra Velha que, aliás, é conhecida como a capital nacional do pirão. Título que faz jus às constantes inovações nas receitas. 

Oktoberfest

Festas típicas em Santa Catarina: oktoberfest
Oktoberfest (W.Feistler, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Festa de origem alemã, a Oktoberfest é uma tradicional celebração à cerveja. Anualmente, o evento atrai milhares de turistas no mês de outubro, lotando a cidade e os municípios vizinhos.

Schutzenfest

Festas típicas em Santa Catarina: Schutzenfest
Schutzenfest

Também conhecida com A Festa do Tiro, a Schutzenfest ocorre anualmente em Jaraguá do Sul. Organizada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu (ACSCTVI), visa a manutenção dos costumes alemães.

Durante torneios de tiros ao longo do ano são determinados o Rei e a Rainha dos Atiradores, que são homenageados durante a festa.

Festa Nacional do Marisco

Festas típicas em Santa Catarina: Festa Nacional do Marisco 
Festa Nacional do Marisco

Penha, a terra do Beto Carrero World, também sedia a festa que homenageia os maricultores. A maior celebração do município ainda expõe nacionalmente o produto através de comida típica e apresentações musicais. 

Marejada

Festas típicas em Santa Catarina: Marejada
Marejada

A marejada é uma festa popular da cidade de Itajaí que acontece desde 1987. O evento reúne apresentações que remetem ao mar. A influência marítima interfere na culinária, exposições e apresentações que podem ser presenciadas durante a festa.

Fenarreco 

Festas típicas em Santa Catarina: Fenarreco
Fenarreco

Na cidade de Brusque, a Fenarreco acontece desde 1986, destacando os elementos típicos alemães, como a gastronomia, chope e músicas de bandas locais. A festa constitui-se como espaço de sociabilidades, mas também uma fonte de geração de renda.

Festa das Flores

Festas típicas em Santa Catarina: Festa das Flores 
Festa das Flores

A cidade de Joinville se enfeita com a festa mais colorida de Santa Catarina. As milhares de plantas ornamentais são expostas na Expoville e outros pontos da cidade, colorindo e incrementando o paisagismo já tão bonito de lá. 


Como se vê, as 16 festas típicas de Santa Catarina carregam heranças coloniais e, também, religiosas. O estado é rico em cultura e riquezas naturais que vale a pena conhecer. Por exemplo, as belezas de Florianópolis e da Serra do Rio do Rastro

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.