Ê, trem bão! Confira 10 festas populares de Minas Gerais

Festas, folguedos e outras celebrações típicas do estado 

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Tem coisa melhor do que festa? Mais ainda, melhor do que festas tradicionais, daquelas que resgatam a memória de um povo? E temos um estado que manda super bem nisso, viu? Confira, a seguir, festas populares de Minas Gerais que fazem desta terra acolhedora ainda mais querida!

10 festas populares de Minas Gerais

Cavalhada

As cavalhadas, assim como em outros estados brasileiros, é também uma festa típica de Minas Gerais. Inspirada nas cavalhadas medievais, representa o combate entre mouros e cristãos, vestidos de vermelho e azul, respectivamente. A apresentação é feita ao ar livre, com cavaleiros montados e trajados ricamente e, no final, temos a vitória dos cristãos. 

Entre as festas realizadas no estado, destaque para a de Bonfim que, há mais de 180 anos, mouros e cristãos travam batalhas nas ruas usando confetes e serpentinas. 

LEIA MAIS:

Folia de Reis

Patrimônio Imaterial de Minas Gerais desde 2017, a Folia de Reis é celebrada no dia 06 de janeiro. A tradição celebra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, no dia de seu nascimento. Para os católicos, esta que é uma das principais festas populares de Minas Gerais encerra os festejos natalinos. 

Congado

A festa nasceu com a lenda de Chico-Rei, o rei de uma tribo congolesa trazido ao Brasil como escravo em um navio negreiro. Embora não haja documentos que comprovem sua existência, Chico é homenageado com o congado, graças à sua luta pela alforria de seus companheiros. 

De fato, o congado nasceu com a fusão dos ritos trazidos pelos negros africanos, visto que cada um representava a cultura de seus países. Tais ritos foram, gradualmente, misturados ao catolicismo, mas sempre celebrando santos vinculados à proteção dos negros, como São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. 

Festa do Divino

Tradição em outros estados brasileiros, a Festa do Divino em Minas Gerais celebra também o Espírito Santo. Lá, é conhecida também como Festa do Império, pois elege um imperador, ou o festeiro responsável pela festa no ano seguinte. A festa acontece sempre sete semanas após o domingo de Páscoa, no Pentecostes. 

Festival de Quadrilhas de Jequitinhonha

As festas juninas em Minas Gerais, assim como em todo o Brasil, são muito animadas. Mas, tem uma celebração que merece destaque: o Festival de Quadrilhas de Jequitinhonha. A região se enche com as comidas típicas, shows e competições com apresentações impecáveis. 

Além disso, as festas juninas acontecem em todo o estado celebrando Santo Antônio, São João e São Pedro. Muito quentão, correio elegante e comidas típicas por todo o estado.

LEIA MAIS:

Conheça as 13 melhores cachoeiras de Minas Gerais

Carnaval

Como não seria diferente, o Carnaval é uma das mais celebradas festas típicas de Minas Gerais. Em todo o estado, saem escolas de samba, blocos e carnavais de rua. Na capital, Belo Horizonte, a festa enche as ruas. 

Festa do Rosário

A Festa do Rosário é, sem dúvidas, uma das festas mais populares e tradicionais de Minas Gerais. Ligada às religiões e tradições de matriz africana, conta com autos populares como a congada. Especialmente no interior do estado, reúne fiéis e visitantes nas celebrações e feiras. 

Encomendação das Almas

A Encomendação das Almas é uma tradição mantida há mais de 200 anos em algumas cidades de Minas Gerais. No período da Quaresma, que antecede a Páscoa, um cortejo sai às ruas, pela madrugada, entoando cantos religiosos em latim, além de rezar por pessoas já falecidas. O canto é acompanhado pela batida das matracas. 

Pastorinhas

Celebrada nas festividades do Natal, as Pastorinhas consistem em grupos de jovens que visitam as casas com presépios, como fizeram os pastores de Belém. Elas se vestem tipicamente e, nas visitas, arrecadam recursos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Festa do Arraial

A Festa do Arraial é uma daquelas festas populares de Minas Gerais carregadas de animação. A comemoração celebra o Corpus Christi com muita comida típica mineira, incluindo doces e vinhos produzidos localmente. A programação da festa é intensa, com shows musicais e feiras de artesanato. 

Já conhece alguma das festas típucas de Minas Gerais? Teve a oportunidade de participar de alguma delas? Saiba que, em muitas delas, são também apresentados as danças e folguedos tradicionais de Minas Gerais, um verdadeiro banho de cultura. Aproveite sua viagem para as festas e prove as oito frutas típicas mineiras.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->