Confira 15 fatos interessantes e curiosidades sobre a Austrália

Os motivos que tornam o país um dos mais incríveis do mundo.

- Tempo de leitura: 6 minutos -

A Austrália é, sem dúvidas, um dos países mais diversos do mundo! Terra de paisagens incrivelmente heterogêneas, fauna peculiar, gastronomia característica e história ímpar. Prova disso são os fatos e curiosidades sobre a Austrália que provam como the land down under é realmente especial. 

Ocupando um vasto território ali, no seu próprio cantinho no mundo, a Austrália tem suas peculiaridades, idiossincrasias e contradições. Ao mesmo tempo que tem dimensões continentais, é escassamente povoada. Quente, mas vê tanta neve quanto a Suíça. Cheia de tubarões, cobras, aranhas e, mesmo assim, convidativa para as férias. 

Também o lar dos únicos mamíferos que podem botar ovos, fazendo companhia para os fofíssimos cangurus. Conheça a Austrália e, após conhecer seus fatos e curiosidades, diga se não é impossível não cair de amores por ela! 

15 fatos e Curiosidades sobre a Austrália

90% dos australianos vivem no litoral

Sidney, na Austrália, fica no litoral
Sidney, na Austrália, fica no litoral

Mesmo que os grandes desertos da Austrália central exerçam certo fascínio, a maior parte da população do país vive mesmo no litoral. Perth, Sydney e Melbourne, por exemplo, têm centros movimentados e uma infinidade de praias. Isso acontece porque a maior parte do interior é inabitável devido ao isolamento e aridez. 

O ar da Tasmânia é o mais limpo do mundo

Baía Wineglass, na Ilha da Tasmânia (Austrália)
Baía Wineglass, na Ilha da Tasmânia

A Ilha da Tasmânia é o local ideal para desfrutar da vida ao ar livre e tão limpo quanto a Antártica. Cerca de um terço do estado é constituído por um parque nacional que é Patrimônio Mundial protegido. Um paraíso com trilhas e passarelas que passam pelas Baías Wineglass e dos Fogos.

LEIA MAIS: O que são os Patrimônios Mundiais da UNESCO? E como são escolhidos?

O Alpes Australianos têm mais neve que a Suíça

Alpes australianos com neve
Alpes australianos com neve

Uma das mais interessantes curiosidades sobre a Austrália é que, apesar das praias e sol o ano todo, o país tem mais neve que a Suíça! Os Alpes australianos, que abrangem New South Wales e Victoria, têm neve entre junho e setembro. Logo, a Austrália é o lugar perfeito para esquiar no verão do hemisfério norte.

A Grande Barreira de Corais é o maior ecossistema do planeta

Grande Barreira de Corais, na Austrália
Grande Barreira de Corais da Austrália

A Grande Barreira de Corais é o orgulho da Austrália. Composta por quase 2.500 recifes visíveis do espaço, se estende até a metade da costa leste do país. Impossível não se render ao snorkeling ou mergulho entre os peixes coloridos e tartarugas que fazem da Grande Barreira de Corais sua casa.

80% dos animais são endêmicos da Austrália

Cangurus

Os animais da Austrália são alguns dos mais interessantes do mundo, desde marsupiais fofinhos até enorme variedade de pássaros. Alguns deles existem somente no país, inclusive! A equidna e o ornitorrinco, por exemplo, são os únicos mamíferos que botam ovos. Outras duas espécies exclusivas do país são os emus e os cangurus.

Tanto que ambos estão no brasão de armas nacional. Ah, e mais uma curiosidade sobre a Austrália é que nenhum deles consegue andar para trás.

Um debate eleitoral já teve que ser remarcado pela final do Masterchef

O que você acha mais interessante? Assistir a um debate eleitoral ou à final do Masterchef? Em 2010, um debate das eleições gerais teve que ser remarcado porque poderia coincidir com a final televisiva do Masterchef.

A mais antiga civilização viva do mundo vive ali

Manifestação cultural de aborígenes australianos
Manifestação cultural de aborígenes australianos

A cultura aborígene australiana é considerada a mais antiga da Terra. Estima-se que vivam no continente há cerca de 40.000-60.000 anos. No entanto, a história mostra uma relação um tanto quanto conturbada com o governo. Para se ter uma ideia, os povos indígenas só puderam votar em 1967.

A maior atração do país foi inspirada em uma laranja

A Sydney Opera House foi inspirada em uma laranja
A Sydney Opera House foi inspirada em uma laranja

As velas da Sydney Opera House são encantadoras, né? Você sabia que a estrutura de um dos cartões-postais da Austrália foi inspirada na laranja? Observe que, se todas elas se juntassem, formariam uma esfera. A ideia do arquiteto Jorn Utzon surgiu enquanto estava descascando uma laranja. 

O projeto foi inicialmente rejeitado por três juízes no concurso de 1956, mas a inscrição acabou aceita pelo quarto deles, o renomado arquiteto americano Eero Saarinen. Utzon venceu 232 outros candidatos para garantir o emprego.

A Ayers Rock tem 2,5 km abaixo da terra

Ayers Rock, na Austrália
Ayers Rock

A Ayers Rock, ou Uluru, fica no centro da Austrália, cercada por matagais. Sagrada para várias tribos aborígenes da região, é um dos poucos lugares do mundo listado duas vezes como Patrimônio Mundial da UNESCO. Acredita-se que cerca de 2,5 km da rocha seja subterrânea.

Os australianos inventaram a jornada de 8 horas por dia

Acha puxado trabalhar oito horas por dia? Pois agradeça aos australianos porque era pior! Saiba que uma das mais interessantes curiosidades sobre a Austrália é que a jornada como conhecemos apareceu lá. Em 1856, pedreiros australianos empreenderam uma campanha para colocar limites nas horas de trabalho. 

A iniciativa deu certo, implantando a jornada de 8 horas diárias de trabalho. Pouco depois, a Finlândia adotou a mesma política, seguida por Alemanha e Polônia..

A Austrália exporta areia e camelos para o Oriente Médio

Camelos australianos
Camelos australianos

Veja só, a Arábia Saudita é praticamente símbolo dos camelos, certo? Porém, o país não tem animais suficientes, por isso, os importa da Austrália! Outra curiosidade quanto a exportações do país diz respeito à areia, mais especificamente, um tipo ideal para a limpeza a jato também enviada aos árabes. 

O país tem mais ovelhas do que pessoas

Criação de ovelhas na Austrália
Criação de ovelhas na Austrália

A Austrália tem 24,6 milhões de habitantes e uma densidade populacional de sete pessoas por milha quadrada. Por outro lado, há muitas ovelhas lá, algo como 100 milhões delas, ficando atrás apenas da China, com 146 milhões.

Já foi ilegal nadar no mar

Entre os anos de 1838 e 1902, nadar em praias públicas de Sydney e outras partes de New South Wales era ilegal durante o dia, por razões de “moralidade”. Isso foi antes da entrada dos trajes de banho femininos no mercado. A exposição do corpo feminino era considerada um problema intransponível. 

A Fraser Island é a maior ilha de areia do mundo

Fraser Island, na Austrália
Fraser Island (Rhain, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

 

País de superlativos, uma das curiosidades sobre a Austrália é que a Fraser Island é a maior ilha de areia do planeta. Hervey Bay é o ponto de partida para explorá-la, navegando pelas águas azuis cristalinas do Lago MacKenzie. Existem 150 dingos, os famosos cães selvagens da Austrália, na ilha.

A Austrália tem mais de 60 regiões vinícolas

Plantação de videiras, na Austrália
Plantação de videiras, na Austrália

Gosta de vinhos? Então, a Austrália é o seu lugar! São mais de 60 regiões produtoras de vinhos, tantas que é até difícil escolher entre elas. A maioria fica em New South Wales e Victoria, então pode começar por aí. 

Certamente, há muito mais curiosidades sobre a Austrália do que listamos aqui! Continue conhecendo as maravilhas do país, como o incrível Lago Hillier, no oeste da Austrália. 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->