Descubra o Lago Hillier, uma surpresa da natureza no oeste da Austrália

Com 600m de extensão, o lago desafia os livros de geografia que sempre marcaram lagos e mares de azul nos mapas.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Os livros de Geografia marcaram, durante todos os anos escolares, que lagos e mares deveriam ser marcados de azul nos mapas. Bom, aí vem a natureza e mostra quem, realmente, manda nos próprios conceitos! Há algum tempo, falamos aqui sobre as praias de areia rosa que mudam totalmente os conceitos sobre faixas branquinhas ao longo do mar. E, elas não estão sozinhas! Descubra o Lago Hillier, uma verdadeira surpresa rosa no oeste da Austrália.

A Austrália é um país de extensões continentais que sempre nos surpreende com sua natureza exótica e exuberante. Não é de se estranhar, então, que abriga lagos cor de rosa separados do Oceano Pacífico por apenas uma estreita faixa de terra. E essa é uma das principais características do pequeno Lake Hillier – não é seu tamanho com meros 600m de extensão, nem a vida aquática. O que enche os olhos de quem vê é o belo contraste que entre suas águas rosa e o azul do oceano. 

Vista aérea do Lago Hillier, ao lado do Oceano Pacífico
Vista aérea do Lago Hillier, ao lado do Oceano Pacífico

Quando visto pela superfície, a coloração rosa do Lake Hillier é um pouco menos acentuada. Mas, toda a beleza se mostra mesmo através da vista aérea, quando se torna muito mais proeminente. Onde, afinal, fica o Lago Hillier? E, por que o lago é cor de rosa? Saiba mais sobre o Lago Hillier, na Austrália Ocidental! 

Onde fica o Lake Hillier?

O Lago Hillier está localizado no arquipélago australiano Recherche, na região de Goldfields-Esperance, na Austrália Ocidental. É cercado por árvores maleleucas e eucaliptos, além da longa e estreita faixa de terra que o separa do Oceano Pacífico. O Lago Hillier foi descoberto em 1802 pelo navegador e cartógrafo Matthew Flinders. O homem escalou o pico mais alto das Middle Islands para pesquisar suas águas circundantes quando encontrou este notável lago cor de rosa.

O lago foi usado para a extração de sal no início do século XX, mas a prática foi abandonada e o local agora é considerado uma das maravilhas naturais da Austrália. Desde 2012, faz parte da área protegida conhecida como Reserva Natural do Arquipélago Recherche e é palco de uma caminhada recreativa que circunda sua orla. 

E como chegar ao Lago Hillier?

Alcançar o Lake Hillier não é tarefa fácil e, até hoje, há poucas formas de chegar até lá. O helicóptero é um dos meios de transporte mais comuns. Os cruzeiros também são uma opção para os passageiros que desejam visitar o lago isolado e a área florestal ao redor.

Por que o Lake Hillier é rosa?

A cor rosa brilhante do Lake Hillier ainda é motivo de discussão entre os cientistas. Porém, há suspeitas de que a coloração se dá em razão da alta concentração de sal de suas águas e à presença de micro-organismos adaptados a ambientes hipersalinos. Entre eles,  uma microalga chamada Dunaliella Salina. Ainda, há bactérias halofílicas vermelhas nas crostas de sal e arqueas, que podem ser outra explicação.

Por que o Lago Hillier é rosa: a microalga Dunaliella Salina é apontada como uma das responsáveis
A microalga Dunaliella Salina é apontada como uma das responsáveis pela coloração rosa do Lago Hillier

Fatos sobre o Lago Hillier

  • O lago Hillier tem cerca de 600 metros de comprimento por cerca de 250 metros de largura.
  • Possui área de superfície de 1,5 hectares.
  • A cor rosa da água é uma característica permanente e não muda quando é transferida para um recipiente.
  • O lago Hillier é cerca de 10 vezes mais salgado que o oceano e é completamente circundado por uma crosta salgada.
  • Contudo, apesar dos altos níveis de sal, o lago Hillier é seguro para nadar.
  • Os únicos organismos vivos no Lago Hillier são microorganismos.
  • O Lago Hillier não é o único lago rosa do mundo, nem mesmo na Austrália. Outros três são encontrados na Austrália Ocidental, sendo eles:
  1. Laguna Hutt (14km x 2,3km): abriga a maior instalação do mundo para a produção da microalga Dunaliella salina, da qual se extrai betacaroteno. Importante fornecedor de artêmia, crustáceo usado na criação de peixes e camarões.
  2. Lago Rosa (Pink Lake – 4km x 2km): a coloração da água muda quando sobe a concentração de sal, há aumento da temperatura e quando há condições adequadas de luz. A cor também deve-se à presença da Dunaliella salina e da alta concentração de artêmias. Importante área de concentração de pássaros.
  3. Lago Rosa de Quairading : lago bem pequeno de concentração de sal mais baixa. A cor rosa está presente na maior parte do ano, com algumas áreas quase marrons.
Devido à sua alta salinidade, o lago é circundado por uma crosta de sal
Devido à sua alta salinidade, o lago é circundado por uma crosta de sal

E aí, o que achou do Lake Hillier? Conhece mais algum lago que também tenha a cor rosa? Mande sua sugestão para nós! 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->