Doces típicos do Uruguai para adoçar sua viagem

As postres uruguaias refletem a riqueza da culinária deste país e são facilmente encontradas para deleite das formiguinhas.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Dulce de leche. Difícil passear pelas docerias e padarias uruguaias sem se deparar com alguma sobremesa feita com essa delícia tão característica. Aliás, os doces típicos do Uruguai são exemplares da riqueza culinária do país, trazendo tanto sabor em suas receitas que se tornam o deleite das formiguinhas de plantão. 

A gastronomia uruguaia é composta por queijos incríveis, carnes e massas tradicionais nada favoráveis a quem quer manter o peso. O que pode ser facilmente percebido nas postres, sobremesas abundantes nas padarias, lojas especializadas e restaurantes pelo país. É tanta variedade que fica até difícil provar todas em uma só viagem. 

O que torna, também, árdua a tarefa de elaborar uma lista com os principais doces típicos do Uruguai. Afinal, não é justo deixar nenhuma delícia de fora e, convenhamos, ver tantas delícias sem ficar com água na boca! 

Doces típicos do Uruguai além do doce de leite 

Alfajor

Doces Típicos do Uruguai: Alfajor
Alfajor (Silvio Tanaka, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

A popularidade deste doce é tanta que ultrapassou os limites do país e ganhou o mundo. Encontrado em diferentes sabores e tamanhos, o clássico alfajor é mesmo aquele recheado com muuuuito doce de leite! Ah, e existe ainda a torta alfajor, com várias camadas de massa folhada recheada com doce de leite. No topo, merengue para enfeitar!

Chajá 

Doces Típicos do Uruguai: Chajá uruguaio
Chajá uruguaio

Criado por uma família do interior do Uruguai, na cidade de Paysandu, o chajá é uma das sobremesas mais populares do país. A receita simples, à base de merengue, massa a pão de ló, pêssego, chantilly e morango, resulta no doce que simplesmente derrete na boca. 

Ricardito 

Doces Típicos do Uruguai: Ricardito
Ricardito

O ricardito é um doce feito com bolacha e recheado com merengue. A cobertura é de chocolate, que é para completar a tentação! Facilmente encontrado nos supermercados e padarias uruguaios, o ricardito é também feito com outros sabores. 

Masitas 

Doces Típicos do Uruguai: Masitas
Masitas

As masitas são docinhos pequenos, do tipo petit fours, na maioria das vezes feitos, claro, com doce de leite. Mas, também há receitas que levam chocolate e outros ingredientes. A cobertura fica a critério do doceiro, podendo ser de geleia, doce de leite, chocolate, frutas ou nozes. É a queridinha das festinhas em família, aniversários ou no café da tarde. 

Panqueque de dulce de leche 

Doces Típicos do Uruguai: Panqueque de dulce de leche
Panqueque de dulce de leche

A tradicional panqueque de dulce de leche, ou panqueca de doce de leite, é acompanhada por uma bola de sorvete de creme. 

Arrollado de dulce de leche

Doces Típicos do Uruguai: Arrollado de dulce de leche
Arrollado de dulce de leche

A estrela em forma de doce vem aqui também, no arrollado de dulce de leche! Parecido com o bolo de rolo, tem tanto com a versão com recheio do doce de leite, quanto chocolate ou apenas açúcar polvilhado. Uma delícia de qualquer forma!

Mousse de doce de leite 

Doces Típicos do Uruguai: Mousse de doce de leite
Mousse de doce de leite

Olha ele de novo, o dulce de leche! A mousse de doce de leite é uma sobremesa feita com o doce clássico, é enfeitada com chocolate belga que permite o contraste entre doce e amargo. 

Martín Fierro 

Doces Típicos do Uruguai: Martín Fierro
Martín Fierro

Parecido com o Romeu e Julieta, o Martín Fierro é um doce feito à base de membrillo, um ingrediente similar à goiabada. Assim como a sobremesa brasileira, a postre completa a receita com queijo. 

Pasta frola 

Doces Típicos do Uruguai: Pasta frola
Pasta frola (Pastelero, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

A pasta frola é um tipo de quiche recheado com membrillo que, como já falamos, é um doce de goiaba um pouco menos doce. 

Massini 

Doces Típicos do Uruguai: Massini
Massini

De origem italiana, o massini é uma sobremesa feita com pão de ló e chantilly que caiu nas graças dos uruguaios graças ao trabalho bem feito de uma doceria. 

Salchichón de chocolate 

Doces Típicos do Uruguai: Salchichón de chocolate
Salchichón de chocolate

Pensa num salame, só que de chocolate… É o salchichón de chocolate! Na verdade, é uma massa feita do doce com açúcar e bolacha. Incrível!


Para que se manter na dieta se você pode se esbaldar com os doces típicos do Uruguai, não é mesmo? Ainda falando no país, que tal viajar pelos pontos turísticos imperdíveis de sua capital, Montevidéu? E, ainda, conhecer bebidas típicas uruguaias para acompanhar sua refeição, assim como as sobremesas?

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.