Seis doces típicos do Ceará para lá de arretados para comer rezando!

Da rapadura ao bolo de rolo, os doces típicos nordestinos refletem um pouco da cultura de cada estado e encantam, igualmente, os apreciadores da boa gastronomia.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

A culinária cearense é daquelas que, sem dúvida, deixam marcas inesquecíveis. O estado das belas praias também encanta o Brasil com seus sabores e temperos. Ingredientes que compõem uma cultura alimentar que reflete as origens e tradições locais. Obviamente, o mesmo diferencial está nos doces típicos do Ceará que, assim como os pratos principais, formam um verdadeiro manjar dos deuses.  

Forte e influenciada por condições geográficas, econômicas e culturais diversas, a culinária do Ceará se caracteriza pelos temperos marcantes e ingredientes muito singulares. O estado carrega, em seus pratos, a herança indiscutível dos africanos escravizados e europeus colonizadores, bem como a gastronomia sertaneja. Seus doces trazem muito dessa história e resultam em sabores para lá de arretados!

Doces Típicos do Ceará

1 Rapadura

Rapadura
Rapadura (Torcedor Mateense, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Levante a mão quem nunca provou uma rapadura na vida! A sobremesa mais antiga e tradicional do Nordeste tem receita originada ainda no século XVI. Feita à base de cana-de-açúcar, não é tão fácil de ser preparada em casa, mas pode ser adquirida em qualquer supermercado, feira ou casa especializada. 

2 Bolo mole

Bolo mole
Bolo mole

O bolo mole, também conhecido como bolo baeta ou bolo de leite, fica entre o pudim e um bolo comum. A receita leva  leite condensado, leite integral, farinha de trigo, leite de coco e manteiga. 

3 Doce de caju

Doce de caju
Doce de caju

Fruta abundante no Ceará, o caju está fortemente presente na culinária do estado, especialmente nas receitas de doces e bebidas. A sobremesa mais comum feita com a fruta é o doce de caju que, embora leve bastante tempo para ficar pronto, cai fácil no gosto das “formiguinhas” de plantão. 

4 Cuscuz

Cuscuz
Cuscuz

Os cearenses amam um cuscuz com café. O doce leva leite de coco, milho, coco ralado e açúcar. A sobremesa que, na verdade, vira até um lanchinho é encontrada em qualquer restaurante, lanchonete ou casa de família. 

5 Pudim de Tapioca

Pudim de Tapioca
Pudim de tapioca

Coco, muito coco nessa receita que surpreende quem a julga pelos olhos! O doce é feito à base de leite de coco, coco para a massa, tapioca e…. mais coco ralado para enfeitar! Aparentemente simples, o pudim de tapioca tem um sabor tão marcante e irresistível que faz qualquer um se apaixonar na primeira prova! Mais vantagens? É fácil de fazer e não carrega tantas calorias quanto os pudins convencionais. 

6 Rosca de goma

Rosca de goma
Bolo de goma

A rosca de goma, ou ainda, bolo de goma, já virou patrimônio da culinária cearense. Famosa principalmente na região de Ibiapaba, a iguaria é produzida a partir da fécula da mandioca. Famílias inteiras se dedicam ao preparo do doce que vai muito bem com o café da tarde.   

E aí, já está com fome só em saber quais são os seis doces típicos do Ceará? Conheça também os doces típicos da Bolívia e da Croácia

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.