11 doces típicos da Bolívia para você fazer em casa

Os doces típicos bolivianos são, em sua maioria, feitos com frutas, leite, coco e chocolate, deixando sabores inesquecíveis.

Os doces típicos da Bolívia, assim como o próprio país, são extremamente diversos. Apesar de ser um dos destinos menos visitados da América do Sul, a Bolívia tem atrações incríveis como, por exemplo, o Lago Titicaca e o misterioso Salar de Uyuni. Por isso, é mais do que justo conhecer sua culinária de forte influência europeia e indígena, especialmente dos povos quéchuas, aimarás e guaranis.

Boa parte dos doces típicos bolivianos é feita com frutas, principalmente nas regiões central, norte e leste do país. Por ali, o clima é tropical o que, por consequência, favorece árvores frutíferas. Contudo, existem dois outros ingredientes também muito comuns na Bolívia – coco e chocolate. Eles são mais comuns no oriente boliviano, posto que há grandes plantações de coqueiros e cacaueiros.    

O mais interessante é que existem dicas muito importantes para o uso de tais ingredientes.   Nas receitas que usam coco, por exemplo, é recomendável conservar o leite de coco ao abrir a fruta, pois pode ser necessário usá-lo. Ao mesmo tempo, ao usar chocolate, é bom  obter a forma mais natural, orgânica e pura possível. Na Bolívia, o chocolate vem diretamente do cacau, comumente encontrado em feiras e supermercados. 

E, aqui, uma curiosidade sobre o chocolate! O doce é feito com as sementes grandes encontradas dentro do cacau, logo depois de limpar a polpa pegajosa que as envolve. Inclusive, muita gente usa essa polpa para fazer suco. Em seguida, as sementes são secas ou torradas e depois pulverizadas. Aliás, essa é a base dos chocolates feitos em todo o mundo, sabia? 

Ah, também é comum ver receitas com diferentes tipos de laticínios, como leite evaporado, leite condensado, creme de leite, doce de leite ou manjar de leite. Já ficou com fome? Então, logo abaixo, você verá uma lista com deliciosos doces típicos da Bolívia. Ainda que você não encontre a fruta boliviana para preparar sua receita, pode ser possível substituí-la por uma similar aqui do Brasil. Vamos tentar? 

Doces típicos bolivianos

1 Pudim de coco

Pudim de coco
Taça de Pudim de Coco

O Pudim de coco, é uma daquelas receitas fáceis, porém marcantes. OK, algumas explicações são necessárias. Na Bolívia, você pode encontrar tanto leite integral quanto desnatado. Entretanto, o leite integral é bastante cremoso enquanto o desnatado não é tão aguado quanto alguns encontrados no Brasil. Portanto, dá para usar as duas versões, conforme seu gosto e dieta. 

A receita original dá preferência para o uso do coco fresco ralado, embora também seja permitido usar o seco. Porém, tente encontrar sempre o coco ralado bem cortado para obter o sabor completo. O pudim de coco pode ser servido em taças, também com frutas vermelhas e chantilly para substituir a canela.   

2 Cocadas 

Cocadas 
Cocada

Cocadas, como bem sabemos, são aquelas barras de coco nas quais a gente se perde, já percebeu? Na Bolívia, a receita da cocada leva coco ralado, leite de coco, ovo, casca de limão e gergelim. 

3 Suspiros

Suspiros
Suspiro

Os suspiros, também chamados de merengues, são doces assados e vendidos em toda padaria boliviana. Ainda que encontrados durante todo o ano, os suspiros são especialmente servidos no feriado  do Dia de Todos os Santos. São fáceis de fazer, muito deliciosos, não tão calóricos, apesar de levar bastante açúcar.

4 Helado de Canela

Helado de Canela
Helado de Canela

O helado de canela, ou sorvete de canela, é uma sobremesa comum na região de Cochabamba. Preparado com canela, açúcar granulado e suco de limão, é ótimo para os dias quentes de verão. 

5 Casquitos de Guayaba

Casquitos de Guayaba
Casquitos de Guayaba: sobremesa cubana, mas muito popular na Bolívia

Casquitos de Guayaba, são literalmente “cascas de goiaba”. Embora seja uma sobremesa cubana, o doce é amplamente disponível na Bolívia devido à facilidade de encontrar goiaba nas estações adequadas. Além disso, é uma receita simples de preparar. 

6 Buñuelos

Buñuelos
Buñuelos

Os buñuelos são um tipo de pão doce, macio, pastoso e frito, bem parecidos com os donuts. Aliás, o sabor também é bem semelhante, apenas com textura um pouco mais fofa. O doce é tradicionalmente regado com um xarope ou mel antes de servido. 

7 Arroz con leche

Arroz con leche
Arroz con leche

Arroz con leche é, simplesmente, o arroz doce que conhecemos por aqui. Entretanto, na Bolívia, as famílias costumam ter suas próprias receitas. Algumas usam leite normal no preparo, de forma que o arroz-doce fica um pouco mais escorregadio. Outras usam leite condensado ou evaporado, enquanto também são encontradas receitas com a simples adição de mais açúcar e menos leite.

8 Gelatina de Pata

Gelatina de Pata
Gelatina de Pata

A gelatina de pata significa literalmente “gelatina de pés” ou “creme de pés”. É uma das sobremesas mais populares e amadas, não apenas na Bolívia, mas em toda a América do Sul! O único porém são os ingredientes pouco usuais encontrados na receita: pé de vaca, canela, leite evaporado, baunilha e açúcar mascavo. Apesar de parecer estranha, a sobremesa é altamente nutritiva.

9 Gelatina de Coco

Gelatina de Coco
Gelatina de coco

A sobremesa é uma espécie de creme de coco. Algo como um pudim mais leve. A receita inclui creme de coco, leite integral, amido de milho, ovos e açúcar. 

10 Espuma de Mango

Espuma de Mango
Espuma de mango

Espuma de mango é, simplesmente, um mousse de manga. Aliás, nem tão simples assim. O que é especial sobre a sobremesa é ser bastante leve, ao mesmo tempo em que não tem um sabor tão doce. A espuma de manga é surpreendentemente refrescante e cai bem após uma refeição com frutos do mar.

11 Dulce de Membrillo

Dulce de Membrillo
Dulce de Membrillo

Dulce de Membrillo é uma pasta de marmelo grossa, pouco mais grossa que a geléia, de modo a permitir cortar em blocos. O marmelo, para quem não conhece, é uma fruta parecida com a pêra. As compotas de marmelo são consumidas em todo o mundo, embora a pasta de marmelo propriamente dita seja mais frequente na América do Sul. 

E então, gostou dos doces típicos da Bolívia? São receitas simples com ingredientes facilmente encontrados no Brasil, não é verdade? 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.