7 doces típicos de São Paulo para adoçar sua vida

As sobremesas paulistas nos surpreendem pela simplicidade e sabor

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Poucas coisas agradam mais nosso paladar do que aquele docinho logo depois do almoço. E, aos olhos, uma vitrine de confeitaria com doces tão elaborados quanto deliciosos. Mais ainda, é saber a história por trás de cada receita. Imagine quanta cultura e costumes os doces típicos de São Paulo trazem consigo! 

O estado mais rico do Brasil esbanja cultura, história e economia. Mas, além da selva de pedras da capital, montanhas, serras, praias e fazendas, a gastronomia conta muito da cultura paulista. Com pratos típicos de dar água na boca, a gastronomia de São Paulo é belamente coroada pelos doces tradicionais. 

Booking.com

Os doces típicos de São Paulo adoçam festividades, celebram festas tradicionais e encerram refeições fartas. A seguir, uma lista de sobremesas que mostram a riqueza cultural e gastronômica do estado. 

Doces típicos do estado de São Paulo

Os doces tradicionais de São Paulo, assim como toda sua gastronomia, tem influência caipira e dos imigrantes que povoaram a região. Nisso, se destacam, por exemplo, os japoneses, árabes e italianos. Como polo econômico, foi ganhando ainda a cultura trazida por imigrantes, enriquecendo pratos e costumes. 

Paçoca

Doces Típicos de São Paulo: Paçoca

A contribuição do estado de São Paulo para o rol de doces típicos brasileiros que ganhou o mundo – e nossos corações. A paçoca de amendoim ou capiroçava é um doce feito à base de amendoim, açúcar e farinha de mandioca. Ainda que seja um doce tradicional das festas juninas, é apreciado durante todo o ano. 

O doce é muito popular no interior de São Paulo, especialmente nas festas juninas e de Semana Santa no Vale do Paraíba. O nome vem do tupi “po-çoc”, que significa esmigalhar. A paçoca é feita com amendoim, farinha de mandioca e açúcar. 

Pamonha doce

Doces Típicos de São Paulo: Pamonha doce

Ainda que seja uma sobremesa nascida no Nordeste, a pamonha doce ganhou os corações dos paulistas, especialmente aqueles que vivem no interior de São Paulo. O doce é feito com a mistura do milho-verde ralado com leite, açúcar, canela em pó e de erva-doce. Pode ser consumida tanto frita quanto cozida ou assada. 

Sonho

Doces Típicos de São Paulo: Sonho

O sonho é uma figurinha carimbada das padarias paulistas. O pão redondo de massa doce e levinha é recheado com açúcar e um creme, na maioria das vezes, feito com doce de leite. Mas, também pode vir na versão de baunilha. Algumas receitas trazem, também, sonhos recheados com creme de limão, paçoca ou brigadeiro. 

Compota de doce

Doces Típicos de São Paulo: Compota de doce 

Não existe visita ao interior paulista que se preze sem provar uma das compotas doces feitas na região. A sobremesa é um tipo de conserva de frutas cozidas aos pedaços com açúcar e condimentos, como canela. 

Bolinho de chuva

Doces Típicos de São Paulo: Bolinho de chuva 

O doce típico das casas de vó, o bolinho de chuva remete diretamente à memória afetiva. Ótimo para acompanhar um cafezinho, é feito com ovos, açúcar, canela e farinha de trigo. Simples, delicioso e um verdadeiro abraço para o estômago. 

Doce de bananinha

Doces Típicos de São Paulo: Doce de bananinha 

Os doces cristalizados são verdadeiros representantes do pecado da gula. Um exemplo típico é o doce de bananinha, artesanalmente feito pelas doceiras no interior de São Paulo. Os ingredientes básicos perfeitos para sair da dieta? Banana e açúcar! Como resultado, mau caminho cortado em pedaços e servido após o almoço!

Pudim

Doces Típicos de São Paulo: Pudim

Não tem como existir uma lista de doces sem incluir o pudim! Em São Paulo, o pudim de leite é o favorito das sobremesas, mas também há variações. Uma delas é o pudim de pão, feito com ovos, pão francês, leite e açúcar. 


Os doces típicos de São Paulo mostram a razão pela qual comer bem no estado é tão fácil! Viajando por nosso país, conhecemos mais os costumes gastronômicos de várias regiões. Já pensou, provar os doces típicos arretados do Ceará? Ou as sobremesas deliciosas da Amazônia?

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais