Conheça 10 deliciosas frutas típicas do Maranhão

As frutas típicas maranhenses são tropicais e de origem amazônica, conferindo exotismo e sabor aos preparos que as utilizam

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Tem forma melhor de conhecer um lugar do que sua culinária? O Maranhão, com suas heranças indígenas e influências europeias, tem cozinha rica e cheia de sabor, tanto nos pratos salgados quanto nas sobremesas. Características também presentes nas 10 deliciosas frutas típicas do Maranhão, que podem ser consumidas puras ou no formato de doces e sucos. Vamos conhecê-las?

Viajar pelo Maranhão é imergir em uma experiência única de história, cultura e belezas naturais. As ruas históricas e azulejadas de São Luís, a imensidão dos Lençóis Maranhenses e os ricos manguezais são provas irrefutáveis disso. 

Porém, visitar o estado sem provar das comidas típicas é simplesmente imperdoável! Porém, isso não se limita aos pratos à base de frutos do mar, mas passa também pelas frutas. 

O Maranhão fica no portão de entrada da Floresta Amazônica, consequentemente, o estado é repleto de frutas tropicais e exóticas. Os sabores marcantes são favorecidos pela própria localização geográfica maranhense, na zona de transição entre o nordeste e o norte. Isso favorece a riqueza dos biomas, além das 12 bacias hidrográficas e pequena área do semi-árido, que favorece o cultivo das frutas típicas do Maranhão

10 Frutas típicas do Maranhão

Como já comentamos, a maior parte das frutas típicas maranhenses são de origem amazônica, sendo consumidas tanto puras quanto como sucos e doces. Falando nisso, é comum preparar sucos com leite em vez de água, além de pouco açúcar. 

Veja quais são as principais frutas típicas do Maranhão e veja quais, da lista, você já provou.  

1 Abacaxi de Turiaçu

Abacaxi de Turiaçu
Abacaxi de Turiaçu

Você gosta de abacaxi? Então, não deixe de provar o abacaxi de Turiaçu, uma variedade exclusiva desta cidade. Extremamente doce, é considerado um dos melhores frutos de todo o país! 

2 Bacuri

Bacuri
Bacuri

Um dos frutos mais especiais da região, o bacuri tem textura ímpar e sabor agridoce. A fruta, em si, é deliciosa, mas fica ótima como base de geleias apimentadas (presentes até nos sanduíches), sorvete, cremes e sucos. 

3 Juçara

Juçara
Açaí juçara

Assim como nas regiões Norte e Nordeste, o açaí e cupuaçu são extremamente presentes no Maranhão. Mas, o estado tem seu próprio açaí, a juçara! O “açaí do Maranhão” é consumido com farinha de puba ou tapioca, além de camarão seco ou peixe frito. Mas, claro, também fica uma delícia quando batido com banana, morango, leite condensado e guaraná.  

4 Pitomba

Pitomba
Pitomba (Bdieu, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons)

É praticamente impossível passar pelas praias de São Luís sem cruzar com os vendedores de pitomba, uma fruta marrom de polpa bem fina. O fruto nasce em cachos parecidos com uvas. Seu sabor é agridoce, porém, com leve toque de acidez. 

Pode ser até muito encontrado nas feiras e mercados maranhenses, mas os grandes responsáveis por espalhá-los estado afora são os pássaros, seus maiores consumidores. 

5 Sapoti

Sapoti
Sapoti

O sapoti é uma fruta doce e amarelada, com coloração similar ao kiwi. A polpa adocicada é a única parte comestível, ou seja, ao experimentar, dispense a casca e o caroço. 

6 Buriti

Buriti
Buriti

Diferente de outras desta lista, não é comum comer buriti in natura. Seu suco alaranjado é comumente consumido com farinha ou como base de doces. O buriti também é conhecido por suas propriedades medicinais. 

7 Seriguela

Seriguela
Seriguela

A seriguela, também conhecida como cajazinho, é uma fruta de cor alaranjada, casca fina, polpa de fruta adocicada e levemente azeda. Seu sabor característico faz com que a fruta, além de consumida in natura, também apareça como ingrediente de sucos, sorvetes, doces e até caipirinhas. 

A fruta é rica em carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina B1 e antioxidantes. 

8 Jambo

Jambo
Jambo

O jambo é uma fruta do tamanho da goiaba, cuja cor varia entre o vermelho, quando está quase maduro, ao roxo. Tanto a casca quanto a polpa branca são comestíveis. Vale lembrar que, quando o jambo está avermelhado, sua polpa é mais durinha e agridoce. Na fase madura, a polpa já fica mole e bem docinha. 

9 Murici

Murici
Murici

O murici é uma fruta típica das regiões Norte e Nordeste, bastante comum no Maranhão. Com cheiro forte e sabor intenso, a fruta é pequena e amarelinha, muito usada em sucos, geleias, licores e sorvetes. 

10 Cajá

Cajá
Cajá

O cajá é parente próximo do cajazinho, inclusive no sabor agridoce. Assim como a seriguela, é consumida pura, em sucos, batidas e licores. 


E aí, já experimentou alguma das frutas típicas do Maranhão? Qual delas é sua favorita? Siga navegando por nosso site e confira frutas típicas de outros estados brasileiros, como Minas Gerais e Pará

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.