Conheça 7 Danças Típicas da Inglaterra!

Conheça as mais tradicionais expressões corporais da terra da Rainha, identificando aspectos culturais e históricos do país.

Quando falamos em Inglaterra, logo nos vêm à mente símbolos muito marcantes, como a rainha Elizabeth, London Eye, Big Ben, além do clima úmido e nublado. Mas, a terra dos Beatles e Rolling Stones é muito mais que isso, agregando cultura, história e expressão corporal! 

Tudo isso é muito bem representado pelas danças típicas da Inglaterra, que você vai conhecer a partir de agora! 

Danças Típicas da Inglaterra

Morris Dance

Dança típica essencialmente masculina, a Morris Dance é bastante tradicional e consiste na execução de saltos vigorosos, alternando as pernas. A roupa típica são trajes adornados com almofadas de sinos nas canelas, além de acessórios, como espadas, lenços e varetas. A menção mais antiga da dança data de 1448, aparecendo em visitações a bispos, peças, entre outras situações. 

Reel

A Reel foi importada de Paris e é caracterizada por dançarinos formando uma roda com 8 pessoas. Uma curiosidade é que a dança foi muito praticada em terreno brasileiro no século passado, tanto nos salões quanto nos meios rurais. Mas, por aqui, o ritmo era conhecido por “ril” ou “rilo”. 

Hornpipe

O nome pode se referir a um instrumento musical e, também, a uma das várias formas de dança praticadas na Inglaterra do século XVI até hoje. Típica do período da Renascença, a Hornpipe é uma dança 4/4 muitas vezes protagonizada por marinheiros

Anglaise

Dança popular inglesa do século XVIII. Foi muito utilizada por compositores renomados, como Sebastian Bach. 

Quickstep

Dança de salão inglesa que, a princípio, constitui uma versão mais acelerada do foxtrot misturado ao charleston, incluindo ainda influências do jazz. Alegre, foi angariando passos de outros ritmos, sendo padronizada em 1927. Junta grande variedade de movimentos, passos avançados e rapidez. Nela, os homens ficam de pernas abertas, diferente do foxtrot. 

Gigue ou Jig

Dança do período Barroco originada a partir da jig. Normalmente, os passos possuem um contraponto ⅜, ainda que haja algumas variações derivadas. O termo giga ou jig se refere ao instrumento de corda do século XII usado na execução da dança. A dança era bastante vista em comédias burlescas de 1550. 

Strathspey

Dança similar ao hornpipe, porém mais lenta e executada ao som da gaita de foles. Uma de suas principais características é o tempo marcado pela ênfase nas batidas do instrumento, variando conforme a execução da música. Mais popular na Escócia, pode ser dançada por quatro ou cinco casais, como uma variedade de dança country. 

Você pode gostar também