5 danças típicas de Santa Catarina para você conhecer

O estado é conhecido por mostrar suas danças folclóricas em festas tradicionais

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Santa Catarina, assim como os demais estados da região Sul, tem forte influência europeia, indígena e africana em suas tradições. Herança percebida nas danças típicas de Santa Catarina, também bastante frequentes nas festas tradicionais. 

O estado de Santa Catarina recebeu levas de imigrantes em busca de melhores condições de vida no Pós-Guerra. Nisso, portugueses, alemães, italianos e poloneses, ucranianos, entre outras nacionalidades, se juntaram aos índios e negros africanos que aqui já residiam. 

O resultado foi uma cultura rica, cujos detalhes podem ser vistos na arquitetura, culinária, música, literatura e festas. Por isso, as danças típicas de Santa Catarina, por exemplo,  devem ser vistas como representação de todo o contexto histórico de formação do estado.

Danças típicas de Santa Catarina – o que são danças folclóricas

Danças Folclóricas podem ser conceituadas como manifestações populares que favorecem a cultura geral e a socialização. Ainda, são importantes meios de conhecer determinada região e a própria compreensão das tradições culturais. 

Importante destacar, ainda, que as danças estimulam a socialização carregando consigo grande valor histórico, cultural e social. No caso específico de Santa Catarina, os primeiros habitantes foram povos indígenas e, logo chegaram os europeus com as missões jesuíticas. 

Ainda, paulistas chegaram ao litoral do estado, fundando vilas e desenvolvendo as regiões. Mais tarde, terras foram cedidas a imigrantes europeus para evitar a ocupação do território por países vizinhos. Isso culminou com a crise política e econômica na Europa. 

Foi aí que chegaram  portugueses, alemães e italianos, além de outros povos. Diante de tantas influências, as danças folclóricas surgem como representação das diferentes culturas presentes. 

Danças típicas de Santa Catarina

Boi de Mamão

Danças típicas de Santa Catarina: Boi de Mamão
Boi de Mamão

O boi-de-mamão, também conhecido como bumba-meu-boi, boi-bumbá e boi-de-cara-preta, traz similaridades com o bumba-meu-boi nordestino. Representa um auto cômico com elemento central dramático – a morte e a ressurreição do boi. 

A encenação catarinense traz elementos mais alegres do que os apresentados no norte e nordeste brasileiros, além de remeter a outras atividades, como a dança do pau-de-fitas.

Dança do Vilão

Danças típicas de Santa Catarina: Dança do Vilão 

Na dança do vilão, os 31 integrantes executam movimentos usando bastões, realizando batidas e girando entre si. O movimento dos bastões, aliás, deixa a coreografia muito bonita. Os componentes da dança são chamados batedores, balizadores, músicos e Mestre

Balainha

Danças típicas de Santa Catarina: Balainha
Balainha

Também conhecida como Arcos Floridos ou Jardineira, a balainha é executada por casais que seguram um arco florido. Durante a dança, formam uma fila e, em seguida, as duplas passam os arcos por cima e por baixo dos demais casais. 

Depois, os dançarinos protagonizam outros passos, desta vez, formando grupos constituídos por quatro pares que montam uma roda para cruzar seus arcos. Aí, formam as “balainhas”. Os passos são bem parecidos com a ciranda. 

Vaneira

Danças típicas de Santa Catarina: Boi de Mamão Vaneira
Vaneira

A vaneira, também chamada de vaneirinha ou vaneirão, foi trazida pelos imigrantes alemães e é influenciada pela habanera, uma dança de salão cubana. Porém, também incorpora elementos da valsa em sua coreografia. 

A diferença de nomes é, na verdade, sua divisão em três categorias conforme a velocidade da dança: 

  • vaneira (ritmo e velocidade normais)
  • vaneirinha (mesma modalidade da dança só que mais lenta)
  • vaneirão (coreografia e música mais rápidas).

Na dança, os participantes se vestem com roupas inspiradas na Idade Média, ou seja, mulheres de vestido longo e manga comprida, os homens com calças folgadas, camisa e colete. 

Mazurca

Danças típicas de Santa Catarina: Mazurca
Mazurca

A Mazurca é uma dança típica polaca praticada em todos os estados da Região Sul. Caracterizada pelo ritmo rápido de casais distribuídos pelo palco, mistura elementos rancheiros e dança de salão, ao som de violinos e gaitas.

As roupas usadas dos dançarinos se parecem com as usadas na vaneira, mesmo porque os ritmos são também bastante parecidos.


Bom conhecer mais sobre as danças típicas de Santa Catarina, não? Então, continue viajando pelo sul do Brasil e confira mais manifestações populares da região!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais